Início » As 8 funções da serotonina no organismo!

As 8 funções da serotonina no organismo!

funçoes da serotonina no organismo

A Serotonina tem muitas funções no cérebro e no corpo. A Serotonina produzida principalmente no intestino desempenha um papel significativo na comunicação entre o seu intestino e o cérebro. Além disso, ajuda no bom funcionamento do seu intestino. Do cérebro, os neurônios de Serotonina se estendem a quase todas as partes do sistema nervoso central (SNC), permitindo que a ramificação da rede de (5-HT) seja o sistema neuroquímico mais extenso do cérebro. Além disso, transmite sinais cerebrais de uma área do cérebro para outra.

serotonina
serotonina

Alguns receptores nervosos são responsáveis ​​por enviar mensagens para o cérebro que sinalizam inchaço, náusea e dor, enquanto outros mudam sua sensibilidade. Como neurotransmissor, a Serotonina transmite mensagens que envolvem as células nervosas e, portanto, regulam sua intensidade.

1. Tem um efeito profundo no humor:

Por vezes referida como a molécula da felicidade, a Serotonina tem um efeito profundo no humor. Altos níveis de Serotonina levam a uma disposição alegre e a capacidade de suportar o estresse diário. A depressão pode resultar de níveis cronicamente baixos de (5-HT). Outros transtornos mentais ligados à baixa (5-HT) incluem ansiedade social, transtorno obsessivo-compulsivo, anorexia, bulimia, fobias, transtorno bipolar e transtorno dismórfico corporal.

2. Atua na regulação gastrointestinal:

De acordo com a Universidade de Bristol, 90% da Serotonina viaja para o sistema gastrointestinal do corpo para afetar os órgãos de lá. Realizada nas células de enterocromafins que revestem os intestinos e estômago, a (5-HT) é liberada em resposta à ingestão de alimentos e trabalha para controlar as contrações que empurram os alimentos através do trato digestivo. Alterações nos níveis de Serotonina podem contribuir para a síndrome do intestino irritável, ou IBS. Altos níveis de Serotonina no trato gastrointestinal podem causar diarreia, enquanto a constipação está ligada a baixos níveis de (5-HT).

3. É Importante na regulação do ciclo do sono:

A Serotonina é importante na regulação do ciclo do sono e os níveis do composto aumentam e diminuem à medida que o corpo se desloca entre o sono e a vigília. Juntamente com a melatonina, a Serotonina controla os ritmos circadianos e é afetada pela luz solar. A (5-HT) está em seus níveis mais baixos durante o sono profundo e mais alta quando completamente acordada durante o dia. Também está ligado ao sonho e à capacidade de voltar a dormir ao acordar durante a noite. Esta regulação do sono e da vigília pela Serotonina tem sido implicada como um fator potencial na síndrome da morte súbita infantil, ou SIDIS, que tipicamente ocorre em bebês com baixos níveis do neurotransmissor.

4. Contribuem para função sexual:

A dopamina e a Serotonina influenciam o comportamento sexual em humanos. Este neurotransmissor monoamina controla os reflexos genitais, a configuração sexual e especificamente a libido. É evidente que os baixos níveis de (5-HT) no estado intoxicado contribuem para o aumento associado da libido.

5. Aumenta a densidade Óssea:

Um osso é um tecido muito dinâmico, que sempre quebra e se reconstrói com o tempo. O crescimento ósseo aumenta durante a infância e adolescência e é controlado no intestino através da Serotonina . Fontes sugerem que um nível persistentemente alto de (5-HT)nos ossos idealmente pode levar a um aumento na osteoporose. Essa nova abordagem pode alterar a forma como a osteoporose é tratada no futuro, dando aos médicos uma forma de aumentar a massa óssea.

6. Serotonina no sangue causa náusea e vômito:

Náusea é o sentimento que precede a êmese. Mais (5-HT)é formada no intestino se você consumir algo que é tóxico, aumenta o tempo de trânsito e expele o irritante na diarreia. Substancialmente, esse aumento nos níveis de Serotonina no sangue causa náusea ao estimular o vômito no cérebro.

7. Ajuda na criação de coágulos sanguíneos:

Esta é a terceira maior função na criação de coágulos sanguíneos. A escalabilidade do corpo para controlar o fluxo de sangue após a lesão vascular é fundamental para a sobrevivência contínua. Este neurotransmissor monoaminérgico é liberado pelas plaquetas quando um indivíduo tem uma ferida, e a vasoconstrição resultante reduz o fluxo sanguíneo, além de auxiliar na configuração dos coágulos sanguíneos. O coágulo é dissolvido para que o fluxo sanguíneo normal seja retomado após a reparação do tecido.

8. Atua na restauração do humor:

A Serotonina é um regulador do humor. Este neurotransmissor monoamina é reconhecido pelo seu papel no cérebro, onde desempenha um papel vital na restauração do humor, felicidade e ansiedade. Ajuda a regular naturalmente o seu humor e, quando os níveis de Serotonina são normais, você se sente mais estável emocionalmente, menos ansioso, mais focado, mais feliz e mais calmo. A ativação de um dos receptores de (5-HT)no cérebro tem mostrado prevenir a agressão.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.