Início » Doenças » Gagueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Gagueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Gagueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Gagueira é uma desordem de fala em que sons, sílabas ou palavras são repetidas ou prolongadas, interrompendo o fluxo normal de fala. Essas interrupções da fala podem ser acompanhadas de comportamentos difíceis, como piscar olhos rápidos ou tremores dos lábios. A Gagueira pode dificultar a comunicação com outras pessoas, o que muitas vezes afeta a qualidade de vida de uma pessoa.

Gagueira

Os sintomas da Gagueira podem variar significativamente ao longo do dia de uma pessoa. Em geral, falar antes de um grupo ou falar no telefone pode fazer a Gagueira de uma pessoa mais severa, enquanto canta, lê ou fala em uníssono pode reduzir temporariamente a Gagueira. Então, vamos continuar conferindo a Gagueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:

Causas da Gagueira: Existem diversas causas possíveis para Gagueira. As principais causas incluem:

  • Histórico familiar de Gagueira;
  • Dinâmica familiar;
  • Neurofisiologia;
  • Desenvolvimento durante a infância.

Lesões cerebrais de um acidente vascular cerebral podem causar Gagueira neurogênica. O trauma emocional severo pode causar o que é conhecido como Gagueira psicogênica. A Gagueira pode correr em famílias devido a uma anormalidade hereditária na parte do cérebro que rege a linguagem. Se você ou seus pais gemeu, seus filhos também podem gaguejar.

Sintomas da Gagueira: Os principais sinais e sintomas de Gagueira podem incluir:

  • Dificuldade em começar uma palavra, frase ou frase;
  • Prolongar uma palavra ou sons dentro de uma palavra;
  • Repetição de um som, sílaba ou palavra;
  • Breve silêncio para determinadas sílabas ou palavras, ou pausa em uma palavra (palavra quebrada);
  • Adição de palavras extras como “um” se a expectativa de dificuldade para se mudar para a próxima palavra;
  • Excesso de tensão, aperto ou movimento do rosto ou parte superior do corpo para produzir uma palavra;
  • ansiedade em falar;
  • Capacidade limitada de comunicar efetivamente.

As principais dificuldades de fala da Gagueira podem ser acompanhadas de:

  • Olhos que piscam rápidos;
  • Tremores dos lábios ou da mandíbula;
  • Tiques faciais;
  • Empurrões de cabeça;
  • Apertando punhos.

A Gagueira pode ser pior quando a pessoa está excitada, cansada ou sob estresse, ou quando se sente autoconsciente, apressada ou pressionada. Situações como falar em frente a um grupo ou falar ao telefone podem ser particularmente difíceis para pessoas que gaguejam.

No entanto, a maioria das pessoas que gaguejam pode falar sem gaguejar quando eles falam com eles mesmos e quando eles cantam ou falam em uníssono com outra pessoa.

Diagnóstico da Gagueira: Alguns aspectos da Gagueira são óbvios para todos, enquanto outros não são. Para ter um diagnóstico abrangente e confiável da Gagueira, o paciente deve ser examinado por um fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo anotará os tipos de problema que o indivíduo tem ao falar e a frequência com que ocorrem problemas. A forma como a pessoa lida com a Gagueira também é avaliada.

O fonoaudiólogo pode realizar algumas outras avaliações, como taxa de fala e habilidades de linguagem, isso dependerá da idade e da história do paciente. O fonoaudiólogo analisará todos os dados e determinará se há um transtorno de fluência. Se houver um, o fonoaudiólogo determinará em que medida o transtorno afeta a capacidade do paciente para atuar e participar das atividades diárias.

É vital tentar prever se a Gagueira de uma criança pequena se tornará a longo prazo. Isso pode ser feito com bastante precisão com a ajuda de uma série de testes, observações e entrevistas. As avaliações para crianças e adultos mais velhos visam avaliar a gravidade do transtorno e o impacto que ele tem sobre a capacidade da pessoa de se comunicar e funcionar adequadamente nas atividades diárias.

Gagueira Causas

Tratamentos Para Gagueira: Diversos tratamentos podem ser utilizados para tentar reverter a Gagueira. Um método pode ser eficaz para uma pessoa e não para outros. Os especialistas dariam terapia para conversar lentamente usando o método de fluência controlada. Você pode fazer uso de dispositivos eletrônicos ao falar, o que ajudaria a diminuir o seu discurso para evitar a Gagueira.

Terapia de comportamento cognitivo é útil para mudar a maneira como você pensa e se comporta. Isso é muito útil na resolução de situações de estresse e ansiedade. Os pais podem identificar qual método é adequado para seus filhos e segui-lo efetivamente para melhorar seu discurso.

Incentive seu filho e o elogie, o que ajuda a aumentar sua auto-estima. Não critica seu filho porque ele gagueja enquanto conversa, pois isso afetaria seu desenvolvimento geral. Você tenta aceitar o que é e descobrir maneiras de melhorar seu desempenho.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.