Gangrena – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Gangrena é uma doença bastante temida por muitas pessoas, é uma complicação séria de uma necrose que causa a falta de circulação de sangue e oxigênio em partes do tecido do corpo humano. Geralmente ocorre em extremidades do corpo, como pé, perna, mãos e braços, sendo seguida de uma infecção bacteriana, resultando em um estado de putrefação.
A bactéria mais comum existente na Gangrena é a Clostridium Perfringens, porém, outras ainda podem fazer da ferida sua morada, aumentando o risco de amputação devido a seriedade dos ferimentos.
Gangrena Seca: Todos os órgãos do seu corpo (como seu fígado, coração, músculos) precisam de oxigênio para funcionar corretamente e sobreviver. O oxigênio é transportado para diferentes partes do seu corpo pelo seu sangue.
A Gangrena é causada quando uma das partes do corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Eventualmente, a parte do corpo começará a se deteriorar e a morrer. Com a Gangrena seca, a pele está fechada e não há provas de infecção.
Gangrena Úmida: A Gangrena úmida ocorre quando os tecidos do seu corpo ficam infectados com algum tipo de bactéria. Os tecidos reagem à presença da bactéria, crescendo úmidamente e quebradiços. Esse processo causa a morte de seus tecidos. Esta é mais perigosa que a Gangrena seca por causa da possibilidade de propagação de infecção para outras partes do corpo.
Gangrena Gasosa: Bactérias chamadas Clostridia causam Gangrena gasosa. Esta bactéria cria uma infecção que faz com que bolhas de gás e toxinas se desenvolvam dentro da área afetada. Os gases resultantes causam a morte do tecido. Este tipo de Gangrena é raro nos Estados Unidos. Este tipo de
Gangrena pode ser fatal.
Causas da Gangrena: A Gangrena pode acontecer por falhas no abastecimento de sangue em certas regiões do corpo, fazendo com que as células não consigam sobreviver e o tecido morra, e/ou por uma infecção bacteriana.
Sintomas da Gangrena: Às vezes, o primeiro sinal da Gangrena é uma linha avermelhada que se desenvolve ao redor do tecido afetado. Esta linha pode tornar-se preta.
Outros Sinais que Podem Indicar que Você Tem Gangrena Incluem:
- Uma ferida vermelha, dolorida ou inchada;
- Uma ferida cheia de pus ou que provoca um mau cheiro;
- Uma área isolada do seu corpo sente frio;
- Falta de sensação de toque em uma área isolada;
- Feridas que continuam voltando no mesmo lugar do seu corpo;
- Parte da sua pele transformou uma cor incomum (preto-esverdeado, vermelho, azul ou bronze).
Também é possível experimentar Gangrena interna, que afeta seus tecidos internos ou órgãos. Neste caso, você pode não ter sintomas em sua pele ou membros. No entanto, você pode ter dor ou uma febre inexplicada que dura muito tempo ou pressão arterial baixa. Você também pode experimentar confusão.
Tratamentos da Gangrena: Os tratamentos da Gangrena são feitos da Seguinte Forma:
- Antibióticos: Seu médico pode prescrever antibióticos se as bactérias estiverem presentes. Estes são tipicamente administrados por via intravenosa, ou através de uma agulha diretamente na corrente sanguínea.
- Cirurgia Vascular: Para pessoas com má circulação que resultam em Gangrena, a cirurgia vascular (cirurgia nas artérias ou veias) pode ser recomendada para melhorar o fluxo de sangue através das veias para os tecidos corporais.
- Câmara de Oxigênio Hiperbárica: Colocar uma pessoa com Gangrena a gás em um ambiente especial rico em oxigênio pode retardar o crescimento de bactérias. Isso permite que a pele comece a curar. Ele também traz oxigênio para o tecido danificado para promover a cura.
- Desbridamento de Tecido: Em casos graves de Gangrena, o tecido morto ou parte do corpo pode precisar ser removido. Esse processo é chamado de desbridamento. O desbridamento pode ser feito com ferramentas cirúrgicas ou com produtos químicos. O objetivo com este tipo de cirurgia é remover as áreas afetadas para que a infecção não possa mais se espalhar e livrar o corpo do tecido morto. Uma forma alternativa de desbridamento, conhecida como desbridamento de larvas, utiliza larvas de mosca para comer bactérias e tecido morto. Embora raro, esta prática ainda pode ser usada por médicos nos Estados Unidos e no exterior.
- Amputação: Para casos graves, a amputação de um membro ou dedo pode ser necessária para salvar sua vida. As pessoas que devem ter parte de um braço ou perna amputadas devido à Gangrena podem ser equipadas com uma prótese, ou membro artificial, para substituir a parte do corpo ausente.