Remédios caseiros para gases intestinais que são bem eficazes no combate deste desconforto, quem nunca sentiu aquele desconforto esquisito no estômago, acompanhado da liberação de um arzinho, que algumas vezes aproveita pra ter um cheiro desagradável? É super normal sentir dores por conta de gases estomacais e intestinais, apesar de desagradável, e às vezes constrangedor, acontece com todo mundo!
São produzidos constantemente em nossos corpos, e por isso, os eliminamos naturalmente, entretanto, existem alguns costumes e consumos que podem levar ao acúmulo dos gases no intestino, deixando a barriga dura e inchada.
Para melhorar essa dor e incômodo, não é preciso fazer grandes esforços, existem coisas básicas e práticas que podem aliviar as dores, uma alimentação especial, certos exercícios, massagens, e claro, muitos chás e sucos.
Principais causas de gases intestinais:
- O consumo de alguns alimentos como, por exemplo, Feijão, Brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, refrigerantes, Cebola, entre outros.
- Uma possível intolerância à lactose.
- Comer muito, o que faz que o alimento ainda não digerido se converta em gás.
- Mastigar incorretamente os alimentos: os pedaços não digeridos começam a fermentar.
- Comer com a boca aberta, consumir muitos chicletes, beber refrigerantes e, inclusive, fumar.
- Alguns medicamentos: laxantes, tranquilizantes ou redutores de colesterol.
- A ansiedade e o estresse.
Um excelente remédios caseiros para gases intestinais é tomar um chá de ervas recentemente preparado, como por exemplo o chá de erva-doce, genciana, folhas de abacateiro ou cardomomo.
Remédios caseiros para gases intestinais:
1. Erva-cidreira e funcho:
Ingredientes:
-1 colher (de chá) de erva-doce
-1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
- Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
- Beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar porque o açúcar favorece a formação dos gases.
2. Menta-pimenta:
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de menta-pimenta
– 1 xícara de água fervente
Modo de Preparo:
- Adicione a menta-pimenta à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
- Beber várias vezes ao dia, sem adição de açúcar porque o açúcar favorece a formação dos gases.
3. Erva doce:
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de erva-doce
– 1 xícara de água fervente
Modo de Preparo:
- Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
- Beber várias vezes ao dia.
4. Genciana:
Ingredientes:
– 1g de raízes secas de genciana;
– 200 ml de água;
Modo de preparo:
- O chá é feito através da infusão, onde a água deve ser primeiramente fervida e só então as folhas de genciana devem ser adicionadas.
- Em seguida, o chá deve ficar em infusão durante 10 minutos.
- Coar e beber uma xícara do chá de genciana várias vezes ao dia, de preferência antes das refeições.
5. Folhas de abacateiro:
Ingredientes:
– 3g de folhas secas do abacateiro
– 200 ml de água
Modo de Preparo:
- As folhas do abacateiro devem ser fervidas por 5 minutos.
- A solução deve ser colocada em um recipiente e tampada, para que descanse por 10 minutos.
- Para diminuição dos gases, uma xícara do chá deve ser bebida de hora em hora.
6. Cardamomo:
Ingredientes:
– 2g das sementes de cardomomo (Elletaria cardamomum L.)
– 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
- Colocar o cardomomo na água fervente e deixar repousar por 10 minutos.
- Em seguida, coar e beber após as refeições.
- Recomendado beber apenas 2x ao dia.
7. Tintura de coentro:
Ingredientes:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
– 1 colher (sopa) de sementes secas de coentro
– 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%.
Modo de preparo:
- Adicione as sementes de coentro na xícara com álcool e deixar de molho por 5 dias.
- Esse processo chama-se maceração.
- Depois dos 5 dias a mistura deve ser coada e com um contador de gotas, deve-se adicionar 20 gotas deste remédio caseiro em um copo com água (200 ml) e tomar 1 vez por dia.
8. Chá de cardomomo:
Um bom remédio caseiro para gases intestinais é o chá de Cardomomo porque ele alivia sintomas como mal-estar, fadiga e inchaços do abdômen.
Ingredientes:
– 2 g das sementes de cardomomo (Elletaria cardamomum L.)
– 1 xícara de água fervente
Modo de Preparo:
- Colocar o cardomomo na água fervente e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber após as refeições.
- Deve-se ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar vômitos.
9. Remédios caseiros para gases intestinais:
Alguns medicamentos são indicados também para alívio imediato da dor e sensação de inchaço, como Dimeticona (Luftal), Almeida Prado 48 e comprimidos de carvão ativado.
10. Remédio para gases intestinais mastigando sementes:
Mas não qualquer semente. O anis ou cominho podem trazer grandes benefícios quando o assunto são gases. Mastigue também as sementes ricas em óleo volátil, o verdadeiro amigo que vai eliminar o inchaço e diminuir as dores, além disso, melhora muito o hálito, são sementes muito utilizadas na Índia.
11. Chá de chapéu de coro:
Ferva 1 litro de água, desligue o fogo, acrescente duas colheres de sopa de chapéu de coro e deixe em infusão até que a temperatura fique morna. Beba o chá ao longo do dia, principalmente após as principais refeições.
12.Suco de mamão e abacaxi:
O consumo dessas frutas logo após as refeições irá fornecer ao organismo enzimas essenciais para uma melhor digestão dos alimentos, amenizando a formação dos gases.
13. Gengibre:
Amplamente conhecido por seus vários benefícios, o gengibre se destaca também como um potente agente na digestão. Um chá leve, feito com uma pequena quantidade de suas raízes ingerido junto com as refeições, ou uma colher de gengibre fresco antes de cada refeição, aliviará contra os sintomas dos gases.
14. Dente de leão:
Fácil de ser encontrado, o dente de leão é uma erva que apresenta incríveis benefícios para saúde em suas pequenas folhas, dentre eles, a redução da produção dos gases estomacais. Pode ser ingerido na forma de chá ou a própria folha nos alimentos, como um tempero.
15. Vinagre de maçã:
Indicado até mesmo por alguns médicos, o vinagre de maçã também trará bons resultados contra os gases intestinais. Além disso, o vinagre de maça é o ácido e alimento mais utilizado para curar diversos problemas de saúde, é bom para pele, cabelos, unhas, doenças, entre outros.
Os gases podem ser efeitos de fermentação dos alimentos que não foram digeridos, o vinagre entra com o ácido para digerir esses alimentos e acabar com os sintomas. É uma fonte de probióticos e enzimas digestivos. Misture uma colher de vinagre em um copo de água e beba.Basta diluir em um copo com água, duas colheres do vinagre e tomar após as refeições.
16. Chá de canela:
Este chá auxiliará a eliminar as bactérias causadoras da putrefação dos alimentos, o que favorece a mobilidade do intestino e auxilia a conter os sintomas dos gases. É indicado ingeri-lo quando estiver com sensação de estômago inchado ou dolorido por causa dos gases.
17. Suco laxante:
Uma boa opção também de remédios caseiros para gases intestinais pois são os sucos laxantes, como por exemplo, o de laranja batido com mamão e aveia. Esses sucos, se ingeridos algumas vezes por dia, irão facilitar a evacuação, liberando as fezes que podem estar causando os gases estomacais.
18. Chá de hortelã:
Um medicamento natural que possui óleo de mentol, portanto, elimina o inchaço e os gases, além de aliviar espasmos musculares. Em um copo de água morna, você só precisa colocar um sachê de chá de hortelã e esperar de cinco a dez minutos, após isso, só tomar.
19. Limão com água:
Consumir água morna com limão, além de ser uma bebida muito recomendada para limpar o organismo para quem almeja desinchar e desintoxicar, contribui com a digestão dos alimentos. É possível tomar antes das refeições ou pela manhã em jejum um copo de água morna com meio limão.
20. Chá de erva-cidreira com funcho:
Com propriedades antiespasmódica, além de contribuir com o combate a prisão de ventre, o chá de erva cidreira com funcho é capaz de amenizar a formação de gases intestinais. Para prepará-lo, é necessária 1 colher de sopa da erva, 1 colher de sopa de funcho e 1 xícara de água fervente.
Em um recipiente, coloque as colheres de erva e funcho, acrescente a água fervente e tampe. Deixe esfriar um pouco e se preferir, coe antes de beber.