Os gases na gravidez são uma das ocorrências mais frequente para as futuras mamães, o que também significa que é uma preocupação comum. A gestante vai ter gás aproximadamente 18 vezes por dia. A razão para isso é que a pessoa em média produz até 4 litros de gás por dia Para algumas gravidas, os gases na gravidez é a sensação de inchaço que às vezes é chamada de indigestão. No entanto, para a maioria, é a passagem do gás.
Os gases na gravidez é freqüentemente como flatulência. Os gases na gravidez parece escapar do corpo, às vezes, isso ocorre através da flatulência, enquanto outras vezes pode ser através de arrotos.
O que Causa os Gases na Gravidez
Esta acumulação de gases na gravidez é formado, em primeiro lugar, pela influência da hormona progesterona , o que reduz os movimentos intestinais, e, em segundo lugar, devido ao aumento do tamanho do útero, que desloca e comprime as alças intestinais para o lados e para cima.
Os gases na gravidez ficam preso no trato digestivo de duas maneiras: quando você engole ar e quando as bactérias no intestino grosso (cólon) quebram a comida não digerida. A maioria resulta da deglutição do ar e é tipicamente liberada pela arrotos, embora uma pequena quantidade continue até o intestino grosso e seja liberada quando você vomitar. A maior parte do gás que causa flatulência é produzida quando as bactérias do intestino grosso quebram alimentos que não foram digeridos por enzimas no estômago e no intestino delgado.
Certos carboidratos são os principais culpados dos gases na gravidez. Proteínas e gorduras produzem pouco embora as gorduras possam contribuir para uma sensação de inchaço e gases porque retardam a digestão. Algumas pessoas recebem muito gás de alimentos que não incomodam os outros.
Por exemplo, pessoas com intolerância à lactose ficam inchadas e gasosas depois de ter produtos lácteos como leite ou sorvete. Isso porque eles não produzem lactase suficiente a enzima que quebra o açúcar (lactose) em produtos lácteos. O equilíbrio de bactérias no cólon, que varia de pessoa para pessoa, também pode afetar a quantidade dos gases na gravidez que você produz.
Como Evitar Gases na Gravidez:
É praticamente impossível evitar os Gases na Gravidez. No entanto, existem etapas que você pode seguir para gerenciar o gás que você enfrenta. Seu objetivo principal é fazer com que isso aconteça com menos frequência. Certos alimentos podem ser gatilhos para gerar. Se estiver realmente incomodando você, você pode querer começar um diário rastreando a comida que você come diariamente.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O Que Fazer Para Aliviar os Gases na Gravidez:
Além de fazer ajustes em sua dieta, tente as seguintes sugestões para obter uma alimentação saudável:
- Em vez de comer refeições muito grandes, faça várias pequenas refeições ao longo do dia para evitar gases na gravide.
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Não fale enquanto você come, então você não engole muito ar.
- Limite a quantidade de líquido que você ingere durante as refeições. Você pode compensar o resto do dia.
- Beber de um copo ou copo (não da garrafa ou um canudo ou palha) e beber devagar, não beba as bebidas de um só gole.
- Evite bebidas carbonatadas.
- Evite qualquer coisa adoçada com sorbitol, um adoçante artificial.
- Não mastigue chicletes nem coma balas duras para não criar.
- Fique em pé enquanto come ou bebe, mesmo que tenha apenas um pequeno lanche.
- Exercício , mesmo uma caminhada rápida pode ajudar a acelerar a digestão.
- Evite a constipação, pois pode contribuir para a flatulência e a sensação de inchaço abdominal.
- Não fumar, o tabaco, além de contribuir para um grande número de problemas graves de saúde, estimula a azia. O ideal é abandonar o hábito antes de engravidar. Se você ainda fuma, peça ao seu médico para recomendar um programa de cessação do tabagismo.
- Pratique yoga ou uma disciplina semelhante, que ensina técnicas de relaxamento e respiração adequada. Algumas pessoas tendem a engolir mais ar quando ficam ansiosas ou nervosas e isso gera.
Gases na Gravidez é um Sintoma de que Algo está Errado?
Sim. Ligue para o seu médico se em algum momento o desconforto dos Gases na Gravidez for mais parecido com dores abdominais ou cólicas ou se eles forem acompanhados pelos seguintes sintomas:
- Sangue ao evacuar;
- Diarreia intensa;
- Constipação;
- Náusea e vômito.
Pode Tomar Algum Remédio Para os Gases na Gravidez?
A dimeticona é bom para e é inofensivo para mulheres gestantes, e costuma ser receitada pelos obstetras para aliviar dores eventuais, mas fale com o médico antes de tomar qualquer medicamento.
Os Sintomas de Gases na Gravidez Incluem:
Alguns sintomas são específicos bem como:
- Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
- Flatulência;
- Prisão de ventre;
- Cólica intestinal.
Quando além destes sintomas, se a grávida apresentar dor abdominal apenas em um lado, náuseas, vômitos ou diarreia, deve consultar o obstetra que acompanha a gravidez.
Como Tratar os Gases na Gravidez:
Os gases na gravidez podem ser tratados com remédio para gases prescritos pelo obstetra como o Luftal ou Dimeticona, que ajudam a eliminar os gases na gravidez mais facilmente, diminuindo o desconforto e a dor.
Outra opção para tratar é a aplicação de um microclister, como o Microlax, que pode ser comprado em uma farmácia. A grávida deve seguir as instruções de uso vindas na bula ou na própria embalagem.