Gastrite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Gastrite Aguda é uma inflamação repentina ou inchaço no revestimento do estômago. Pode causar dor severa e irritante. No entanto, a dor é temporária e geralmente dura por rajadas curtas por vez.
A Gastrite Aguda vem repentinamente e pode ser causada por lesões, bactérias, vírus, estresse ou ingestão de irritantes como álcool, substância, esteroides ou alimentos picantes. Muitas vezes é apenas temporário. A gastrite crônica, por outro lado, vem mais devagar e dura mais. A gastrite crônica pode causar mais dor consistente e maçante do que a dor mais intensa da Gastrite Aguda.
A Gastrite Aguda é uma condição separada da gastroenterite. A Gastrite Aguda apenas afeta diretamente o estômago e pode incluir náuseas ou vômitos, enquanto a gastroenterite afeta o estômago e os intestinos. Os sintomas de gastroenterite podem incluir diarreia, além de náuseas ou vômitos.
Embora a prevalência de gastrite crônica tenha diminuído nos países em desenvolvimento nos últimos anos, a Gastrite Aguda ainda é comum.
Principais Causas: Ocorre quando a mucosa estomacal está danificada ou fraca, o que faz com que os ácidos digestivos irritem o estômago. Vários fatores podem danificar o revestimento estomacal. O Instituto Nacional de Saúde (National Institute da saúde (NIH) enumera as seguintes causas de Gastrite Aguda: Anti-inflamatórios não esteroides (AINE) e corticosteroides.
Causas Mais Comuns:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Infecções bacterianas como Helicobacter pylori. Entre 20 e 50 por cento dos casos de Gastrite Aguda nos Estados Unidos são causados por H. pylori.
- Consumo excessivo de álcool.
Causas Menos Comuns:
- Infecções virais;
- Estresse extremo;
- Doenças autoimunes, que podem fazer com que o sistema imunológico ataque o revestimento do estômago;
- Doenças e distúrbios digestivos, como a Doença de Crohn;
- Refluxo biliar;
- Uso de cocaína;
- Ingestão de substâncias corrosivas, como veneno;
- Cirurgia;
- Insuficiência renal;
- Estar em respirador (NIH, 2011).
Principais Sintomas: Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma. Outras apresentam sintomas que variam de leves a severos. Sintomas comuns:
- Perda de apetite;
- Indigestão;
- Fezes escuras;
- náusea;
- Vômitos;
- Vômito com sangue com aparência de grânulos de café;
- Dor no abdômen;
- Sensação de plenitude no abdômen superior após as refeições.
Alguns dos sintomas associados com a Gastrite Aguda também são observados em outras condições de saúde. Pode ser difícil confirmar Gastrite Aguda sem consultar com um médico.
Tratamentos: Se o individuo sofre de qualquer tipo de gastrite o primeiro a fazer é tomar algumas medidas para mudar alguns hábitos da alimentação atual e de vícios para um que não prejudique ainda mais o estômago. As medidas iniciais são:
- Cortar o Café.
- Não fumar.
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- Não ingerir bebidas ácidas.
- Não ingerir bebidas gasosas.
- Evitar comer chocolates.
- Não comer comidas gordurosas.
- Se o paciente toma algum tipo de medicação, perguntar ao médico sobre sua suspensão ou mudança de substancias por esse período.
- Manter uma alimentação saudável.
O médico nesse caso irá receitar um medicamento apropriado para o tratamento da Gastrite Aguda. É importante entender que a Gastrite Aguda é perigosa e que um médico deve ser consultado. Nunca se automedique, isso pode agravar mais o estado da Gastrite Aguda.
Como Prevenir? Mudando alguns hábitos diários de alimentação e vícios a Gastrite Aguda pode ser prevenida. Como falamos anteriormente, com apenas algumas medidas no tratamento reduzem os riscos de aumentar a gastrite e nesse caso com as mesmas medidas a Gastrite Aguda pode ser prevenida.