Gastrite Crônica – O que é, Sintomas e Tratamentos que poucos sabem. Além disso, a Gastrite Crônica ocorre quando o forro do estômago se inflama. Bactérias, consumir muito álcool, certos medicamentos, estresse crônico ou outros problemas do sistema imunológico podem levar à inflamação. Quando a inflamação ocorre, o revestimento do estômago muda e perde algumas das suas células protetoras. Também pode causar saciedade precoce. Este é o lugar onde seu estômago se sente cheio depois de comer apenas algumas picadas de comida.
Como a Gastrite Crônica ocorre durante um longo período de tempo, ela desaparece gradualmente no forro do estômago. E pode causar metaplasia ou displasia. Estas são alterações pré-cancerosas em suas células que podem levar ao câncer se não tratadas. A Gastrite Crônica geralmente melhora com o tratamento, mas pode precisar de monitoramento contínuo.
O que é Gastrite Crônica? A Gastrite Crônica é o termo que define um conjunto de situações que se caraterizam por inflamação do revestimento interno (mucosa) do estômago. É uma situação clínica muito frequente, e o seu diagnóstico baseia-se na realização da endoscopia digestiva com observação direta do estômago e colheita de amostras de tecido (biópsias) para exame histológico.
Sintomas da Gastrite Crônica: Os sintomas da Gastrite Crônica são mais sutis que na gastrite comum, e incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;
- Azia;
- Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;
- Pode haver sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;
- Anemia sem causa aparente, devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.
- Estes sintomas nem sempre são percebidos pelo indivíduo,
- Geralmente há suspeita de Gastrite Crônica quando o paciente refere que já teve gastrite e agora apresenta anemia, mesmo alimentando-se corretamente.
Tratamento Para Gastrite Crônica: O tratamento da Gastrite Crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o Ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação. Veja os remédios mais usados: Remédios para Gastrite Crônica. Além disso, é necessário que o paciente cumpra uma dieta alimentar rigorosa onde só é permitido o consumo de alimentos cozidos, com poucos condimentos e água. Ao fazer isso por algum tempo, os sintomas da Gastrite Crônica irão diminuir e então a dieta poderá ser um pouco mais extensa, embora seja necessário evitar todos os alimentos apimentados, gordurosos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.
Quais são os Tratamentos Alternativos Para Gastrite Crônica? Alguns alimentos podem ajudar o estômago a se livrar de H. pylori e aliviar seus sintomas:
- O alho pode ter propriedades antimicrobianas que são especialmente eficazes contra a bactéria H. pylori.
- Cranberries podem matar as bactérias, além de mudar a forma como ela interage com o estômago.
- O gengibre pode bloquear o crescimento das bactérias.
- A cúrcuma pode ajudar a cicatrizar úlceras e bloquear o crescimento da bactéria.
- Tomar probióticos, especialmente aqueles que contêm Lactobacillus ou Bifidobacterium, podem ajudar a melhorar a função do forro do estômago e protegê-lo contra
- Bactérias que causam gastrite. Alimentos como kefir, pão ferroso e iogurte estão cheios de bactérias probióticas saudáveis.