Gastroenterite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Gastroenterite é a irritação da trilha digestiva causada por uma infecção viral, bacteriana ou parasitária. Os sintomas incluem diarreia, vômitos e dor abdominal. O tratamento envolve principalmente alívio de sintomas e substituição de fluidos.
A Gastroenterite também é conhecida como um inseto de barriga, gripe estomacal, gripe intestinal, intoxicação alimentar e diarreia do viajante. É uma condição comum, principalmente porque os micróbios que podem causar Gastroenterite são facilmente espalhados através de alimentos contaminados ou água, e através do contato pessoa a pessoa.
A infecção faz com que o aparelho digestivo se torne irritado, o que resulta em diarreia e outros sintomas como vômitos e dor abdominal e cãibras.
Causas de Gastroenterite: A causa mais comum de Gastroenterite é uma infecção viral ou bacteriana, e menos comummente infecção parasitária. As causas mais comuns de Gastroenterite viral são norovírus e rotavírus . Escherichia coli (E. coli), Salmonella e Campylobacter são as causas mais comuns de Gastroenterite bacteriana.
A Gastroenterite parasitária é geralmente causada por Giardia. A Gastroenterite viral é a causa mais freqüente de surtos de Gastroenterite, que ocorrem quando grupos de pessoas são afetados ao mesmo tempo e lugar. As pessoas com maior risco de Gastroenterite são:
- Bebês e crianças pequenas, que têm um sistema imunológico imaturo
- Os idosos, que têm sistemas imunológicos menos eficientes, e especialmente aqueles que vivem em lares de idosos
- Crianças na creche, escolares e estudantes que vivem em dormitórios
- Qualquer pessoa com um sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV / AIDS ou que recebe quimioterapia
- Viajantes
Sinais e Sintomas de Gastroenterite: O principal sintoma de Gastroenterite é a diarreia, que é quando seus movimentos intestinais (fezes ou fezes) se tornam aquosos e você precisa ir ao banheiro com freqüência e urgência. Embora a diarreia seja o principal sintoma de Gastroenterite, há muitas outras causas de diarreia. Sintomas e sinais adicionais de Gastroenterite podem incluir:
- Náusea e vomito
- Dor abdominal e cólicas
- Febre leve e calafrios
- Perda de apetite
- Dor de cabeça e dores musculares
- Cansaço e fraqueza geral do corpo
- Incontinência (perda de controle sobre movimentos intestinais)
- Alimentação pobre em lactentes
Dependendo da causa, os sintomas podem aparecer dentro de um a três dias após a infecção e podem variar de leve a grave. Os sintomas geralmente duram um ou dois dias, mas ocasionalmente podem persistir por até dez dias.
Você deve consultar o seu médico se seus sintomas duram mais de cerca de cinco dias e / ou aumentam a gravidade, seus sintomas desaparecem, mas voltam, suas fezes se tornam sangrentas ou pussy, você tem dor abdominal constante ou se você desenvolver desidratação . A desidratação pode surgir da perda excessiva de líquido do corpo, que pode ocorrer rapidamente com Gastroenterite. Os sinais e sintomas da desidratação incluem:
- Sede extrema
- Não urinou nas últimas oito horas ou passou apenas um pequeno volume de urina
- Urina de cor escura e cheirosa
- Lábios e boca secos e falta de lágrimas
- Mãos e pés frios
- Mordidas ou olhos afundados
- Tonturas, letargia, flexibilidade
- Em bebes, fraldas secas (por mais de 4-6 horas) e / ou uma fonte de água submersa (o ponto fraco no topo da cabeça de um bebê)
- Pele que “se encaixa” quando apertado.
Sinais de desidratação em qualquer pessoa, especialmente crianças e crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, são razões para consultar um médico imediatamente.
Diagnóstico de Gastroenterite: A Gastroenterite geralmente é diagnosticada pelos sintomas que produz, principalmente a diarreia. No entanto, se os sintomas são graves ou persistentes, o seu médico pode tomar uma amostra de fezes (fezes) para identificar a causa da Gastroenterite.
As amostras de fezes podem ser tomadas durante surtos de Gastroenterite, como aquelas que ocorrem em navios de cruzeiro e em hospitais e lares de idosos, para identificar o vírus ou bactérias que causaram o surto. Além disso, identificar pacientes com histórias semelhantes de alimentos ou bebidas que consumiram recentemente geralmente ajuda a determinar a origem do surto.
Tratamentos de Gastroenterite: A maioria das pessoas com Gastroenterite se recupera rapidamente (dentro de vários dias) sem a necessidade de tratamento médico, desde que permaneçam adequadamente hidratados. Para ajudar a manter-se confortável e evitar a desidratação enquanto você se recupera, experimente o seguinte:
- Pare de comer alimentos sólidos para deixar seu estômago se assentar
- Evite produtos lácteos, cafeína, álcool, nicotina
- Evite alimentos açucarados, gordurosos ou altamente temperados
- Beba bastante líquido todos os dias, tomando sorvetes pequenos e freqüentes, incluindo caldos e sopas finas e finas, bebidas esportivas diluídas não-cafeinadas (por exemplo, Powerade ou Gatorade) e fórmulas de reidratação (por exemplo, Gastrolyte) que estão disponíveis sem
- Receita de uma farmácia
- Facilite de volta a comer lentamente com alimentos fáceis de digerir simples, tais como biscoitos, torradas, bananas, arroz e batatas
- Certifique-se de descansar bastante
- Evite tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno e diclofenaco, para alívio da dor, pois podem tornar seu estômago mais chateado
- Paracetamol (por exemplo, Panadol) pode ser tomado para febre e dor abdominal, mas deve ser usado com cautela
Para lactentes com Gastroenterite, deixe o estômago do bebê descansar por 15 a 20 minutos após o vômito ou uma diarreia, então ofereça pequenas quantidades de líquido. Deixe o bebê ficar amamentado. Se você está dando uma mamadeira, ofereça uma pequena quantidade de uma solução de reidratação oral ou fórmula regular.
Medicamentos anti-diarreicos, como Imodium, podem ser tomados para diminuir a diarreia. Na maioria dos casos, no entanto, é melhor para o corpo limpar-se do vírus ou bactérias que causam a Gastroenterite. O uso de antibióticos também é geralmente evitado porque eles não são eficazes contra vírus e seu uso excessivo contribui para o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos.
Prevenção de Gastroenterite: As seguintes ações podem ser tomadas para evitar a propagação e Gastroenterite:
- Lavagem freqüente e minuciosa das mãos, especialmente antes de comer ou preparar alimentos, e depois de ir ao banheiro ou entrar em contato com uma pessoa infectada
- Evite o contato direto com indivíduos infectados, se possível
- Fique longe do trabalho e mantenha as crianças longe da creche ou da escola até os sintomas terem ido
- Lavar roupas, roupa de cama e brinquedos de uma pessoa infectada
- Limpeza e desinfecção das superfícies da cozinha, especialmente depois de trabalhar com carne crua ou frango, ou ovos
- Evite comer alimentos pouco cozidos, especialmente carne, frango e peixe
- Evite beber água não tratada
- Evite comer carne crua, peixe e marisco a menos que tenha certeza de que eles foram preparados recentemente e são de uma fonte confiável
- Lavar completamente todos os produtos frescos, como frutas e vegetais
- Ter seu filho ou criança vacinado com uma vacina contra rotavírus, o que pode prevenir a Gastroenterite causada por rotavírus
- Beba apenas água engarrafada ou fervida e evite cubos de gelo quando viaja, especialmente nos países em desenvolvimento.