Caso já tenha comido kimchi ou bibimbap, há uma boa chance de ter experimentado o gochujang. Esta pasta picante é comum em muitos tipos de comida coreana e por boas razões. Além de trazer um sabor único à mesa, também é repleto de benefícios para saúde. É bom para o coração e a cintura, pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e é rico em antioxidantes.
Além disso, pode ser usado em muitos pratos diferentes, desde legumes assados à carnes marinadas, e pode ser convenientemente comprado ou feito diretamente no conforto de sua própria cozinha.
O que é gochujang?
Gochujang, ou pasta de pimentão vermelho, é um condimento fermentado que é frequentemente usado na culinária coreana. É conhecida pelo seu sabor distinto, que possui gosto doce, salgado e picante.
Ingredientes típicos de pasta de pimentão vermelho incluem gochugaru (pimenta vermelha em pó), arroz glutinoso, sal, mejutgaru (pó de soja fermentado) e yeotgireum (pó de malte de cevada).
Este condimento está disponível em vários níveis de tempero com base em uma medida padronizada chamada Gochujang Hot Taste Unit (GHU). Os produtos de gochujang podem variar de “suave quente” a “extremo quente”. Ele é frequentemente usado para apimentar saladas, ensopados e pratos de carne. Também pode ser encontrado em pratos tradicionais coreanos como bibimbap.
Benefícios do gochujang para saúde:
1. Estimula a perda de gordura:
Além de adicionar um toque de sabor a praticamente qualquer prato, alguns estudos descobriram que o gochujang também pode ser capaz de cortar sua cintura e agir como um queimador de gordura natural.
Um estudo na Coréia tratou as células de gordura com o extrato, que diminuiu o acúmulo de gordura e bloqueou a formação de novas células adiposas. Os benefícios do gochujang para combater a gordura provavelmente se devem, em parte, à presença da capsaicina, um composto encontrado nas pimentas que demonstrou aumentar a quebra de gordura para promover a perda de peso.
2. Ajuda na prevenção das doenças cardíacas:
A doença cardíaca é a principal causa de morte, responsável por cerca de uma em cada três mortes nos Estados Unidos. Pesquisas mostram que o gochujang pode ser capaz de reduzir certos fatores de risco de doença coronariana, ajudando na proteção e preservação da saúde do seu coração e mantê-lo funcionando de maneira eficiente.
Em um estudo, 60 adultos com sobrepeso usaram um suplemento de gochujang ou um placebo durante 12 semanas. No final do estudo, aqueles que tomaram o suplemento não só observaram uma diminuição na gordura visceral, mas seus níveis de triglicérides também caíram significativamente em cerca de 18 mg/dL.
3. Aumenta o metabolismo:
Além de acelerar a perda de gordura, o gochujang e seus componentes também podem acelerar o seu metabolismo e ajuda na perda de peso rapidamente. Um estudo da Universidade de Tsukuba, no Japão, mostrou que adicionar 10 gramas de pimenta vermelha em uma refeição aumentava significativamente o gasto de energia diretamente após a refeição.
Outras pesquisas mostraram que a capsaicina, um componente ativo da pimenta, pode também aumentar o metabolismo e o gasto de energia. Para maximizar a sua perda de peso e aumentar o seu metabolismo, é necessário que siga uma dieta equilibrada e pratique exercício físico regularmente.
4. Diminui o açúcar no sangue:
O gochujang pode ser capaz de ajudá-lo a manter os níveis de açúcar no sangue normais e evitar esses sintomas negativos, graças às propriedades benéficas da capsaicina, um dos compostos ativos da pimenta.
Estudos em animais e em humanos mostraram que a capsaicina pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de insulina, o hormônio responsável pelo transporte de açúcar para fora do sangue e para os tecidos.
Mantenha os níveis de açúcar no sangue ainda mais baixos combinando o seu gochujang com uma dieta rica em fibras, alimentos integrais e muitas frutas com baixo índice glicêmico, vegetais sem amido e alimentos com proteínas saudáveis.
5. Contém antioxidantes:
Antioxidantes são compostos poderosos encontrados em seus alimentos que atuam neutralizando os radicais livres nocivos. Estas são moléculas perigosas que podem se acumular e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas ao longo do tempo. Pimentas são um dos principais ingredientes do gochujang e estão repletas de antioxidantes benéficos.
Os antioxidantes não só têm sido associados a um risco reduzido de doenças cardíacas e câncer, mas podem até mesmo diminuir a inflamação crônica, que está ligada a uma série de outras condições. Frutas, legumes, nozes, cereais integrais e chá são outros alimentos ricos em antioxidantes que devem ser incluso em sua dieta.
Receita rápida e fácil de molho de gochujang:
Ingredientes:
– 1 /4 xícara de açúcar mascavo;
– 1 xícara de água;
– uma xícara de missô;
– 2 dentes de alho picados;
– 1/2 xícara de gochutgaru (pimenta vermelha em pó);
-uma colher de chá;
– 1 colher de chá de vinagre de arroz;
– 1 colher de sopa de sal;
Modo de preparo:
- Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione o açúcar mascavo e a água.
- Mexa até que o açúcar mascavo se dissolva, adicione o miso e o alho picado e continue misturando até ficar bem combinado.
- Em seguida, adicione gochutgaru e deixe a mistura engrossar, geralmente representada pela formação de bolhas.
- Desligue o fogo e deixe esfriando a aproximadamente 100 graus Fahrenheit ou quase à temperatura ambiente.
- Acrescente o vinagre de arroz, saquê e sal para interromper o processo de fermentação.
- Uma vez que a pasta tenha esfriado completamente, transfira para um frasco ou recipiente selável e leve à geladeira.
Usos de gochujang:
Neste ponto, você pode estar se perguntando onde comprar gochujang, caso esteja com pressa e procurando uma maneira mais fácil de adicioná-lo à sua dieta. Além disso, graças à sua crescente popularidade, geralmente não é muito difícil encontrá-lo. Na verdade, muitas vezes está disponível em muitos supermercados, bem como em lojas asiáticas especializadas e varejistas on-line.
O gochujang é incrivelmente versátil e pode ser adicionado em muitos pratos diferentes. Você pode usá-lo como uma marinada para fazer frango fritado, jogá-lo com alguns legumes e frutos do mar para uma sopa, ou até misturá-lo para fazer um delicioso molho de gochujang. Alternativamente, você pode usar este condimento picante para fazer ensopados, legumes assados, molhos para salada ou até mesmo molho para bibimbap.