Uma gordura insaturada é uma gordura ou ácido graxo em que há pelo menos uma ligação dupla no interior da gordura, embora muitos de nós se preocupem em comer muita gordura, uma dieta equilibrada requer uma certa quantidade de gordura – as gorduras fornecem energia e nutrientes valiosos que o corpo precisa para desempenhar suas funções vitais.
No entanto, vale a pena pensar sobre o tipo de gordura que comemos, por exemplo, se queremos manter nosso colesterol em um nível adequado. As insaturadas, em particular, são consideradas gorduras “boas” e oferecem certas vantagens quando usadas para substituir gorduras saturadas “ruins”.
O que é gordura insaturada?
As gorduras insaturadas (ou insaturado) são gorduras na qual existe uma ou mais ligações duplas na cadeia do ácido gordo. Exemplos elas são ácido palmitoleico, ácido oleico, ácido linoleico e ácido araquidônico.
Os alimentos que contêm esta substancia incluem abacates, nozes e óleos vegetais, como soja, canola e azeite. Os produtos à base de carne contêm gorduras saturadas e insaturadas.
Benefícios da gordura insaturada para saúde:
Apesar do que você pode ter ouvido, as chamadas ‘gorduras boas’ ou ‘insaturada’ fornecem energia aos ácidos do corpo e ácidos graxos essenciais, torna fácil de assimilar as vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K; Também favorecem a saúde do coração, reduzem os níveis de colesterol no sangue, o que diminui as chances de sofrer doenças cardíacas, por isso são consideradas aliadas do coração.
São ácidos graxos que possuem uma ou mais ligações duplas de sua cadeia de carbono. Aliás, é por isso que elas podem ser monoinsaturados ou polinsaturados. À temperatura ambiente, eles geralmente estão em estado líquido. E eles também contribuem com 9 kcl para cada grama.
Estas são as chamadas “boas gorduras” porque:
- Ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL já aumenta o colesterol HDL;
- Protegem o coração e as artérias;
- Reduzem o desconforto em pessoas que sofrem de artrite;
- Ajudam o funcionamento ideal do sistema nervoso central.
Tipos de gorduras insaturadas:
Existem dois principais tipos de insaturadas:
gorduras poli-insaturadas e ômega-3 gorduras que são encontrados no peixe, peixe especialmente oleoso. gorduras ômega-6 que são encontradas em alguns óleos, como açafrão e óleo de soja, juntamente com algumas nozes.
Alimentos ricos em gorduras insaturadas:
- Óleos vegetais e margarinas e pastas à base de óleos vegetais são boas.
- Nozes e sementes, além de conter gorduras “boas”, também fornecem fibras, outro componente importante de uma dieta saudável e equilibrada.
- Salmão, cavala, sardinha, arenque e truta são exemplos de peixe azul.
Precauções:
Como mencionamos anteriormente, o maior problema com esse tipo de ácido é que eles se oxidam facilmente. Mas, se uma dieta equilibrada é seguida, certamente é possível controlar o consumo destes, sem afetar nossa saúde.
Isso não significa que não haja compostos prejudiciais à saúde. De fato, os ácidos gordos trans vulgarmente conhecidos como gorduras trans são ácidos gordos insaturados cuja estrutura contém pelo menos uma insaturação na configuração trans.
Afinal, este tipo de gordura se origina através de ligações duplas de hidrogenação, causando o endurecimento das gorduras.
O efeito mais prejudicial que podem ter é que isso irá aumentar a concentração de níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de densidade alta diminui o HDL responsável pelo transporte do colesterol bom. E enfim, como dissemos, que influencia diretamente o risco de doença cardiovascular.