Gota – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, Gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações. A Gota também pode ser chamada de Doença dos Reis. Essa doença atinge, principalmente, os pés gera crises incômodas.
Ela é uma doença silenciosa, dolorosa e composta por crises, que podem ter duração entre e 10 dias. Quem sofre de Gota sente um grande incômodo, na maioria das vezes, nas articulações dos pés, área mais afetada pelo distúrbio. “A Gota é uma doença relacionada com o excesso de ácidos úrico no sangue. Tipicamente, a doença começa com uma crise de dor e inflamação intensa acometendo apenas uma articulação (geralmente nos membros inferiores)”.
Tipos de Gota: Há dois tipos diferentes da Gota:
- Gota aguda: é uma doença dolorosa que normalmente afeta uma articulação
- Gota crônica: consiste em episódios repetidos de dor e inflamação que podem envolver mais de uma articulação.
Sintomas e Tratamento da Gota: “Muitos pacientes não se dão conta que têm a doença. A crise aguda pode ser confundida com um trauma ou entorse. Quando a Gota se torna crônica, ela pode ser confundida com outras formas de artrite”. Quando se está tendo uma crise de gota, o primeiro sintoma é o inchaço da região afetada.
Depois, a dor passa a se manifestar de forma aguda e bastante incômoda, bastando apenas um pequeno atrito ou um leve encostar para que a sensibilidade desencadeie fortemente. Infelizmente, a gota não tem cura, por isso, é preciso manter um tratamento constante a fim de evitar novas crises.
Normalmente, as recomendações medicas giram em torno de uma alimentação leve, além de medicamentos específicos para diminuir os níveis de acido úrico no organismo. Se a doença não for tratada devidamente, a saúde do portador corre sérios riscos: um deles é a deformidade das articulações, além da expansão dos sintomas para tendões, cartilagens e até mesmo outras articulações. Em casos extremamente graves e não tratados, corre-se até mesmo risco de amputação do membro afetado.
Desvendando a Gota: Para explicar melhor sobre a Gota, é preciso ressaltar que as dores nas articulações se dão pela presença de cristais de monourato de sódio (formados por conta no organismo) nas articulações, que pode provir de diferentes motivos.
Além disso, a presença excessiva do próprio ácido úrico também pode desencadear a inflamação das articulações, já que ele tende a ser transformado em urato de sódio por meio de uma enzima. “E caracterizada pelo acometimento preferencialmente da articulação do primeiro dedo dos pés, com dor, calor, rubor e edema que ocorre devido ao deposito”.
Influência Que Vem do Prato: Além de pode ser uma consequência do uso abusivo de medicamentos diuréticos (responsáveis por diminuir os líquidos corporais) que podem reduzir a eliminação do acido úrico do organismo, pela falta de enzimas responsáveis por este trabalho nos rins ou até mesmo pela produção em excesso do acido no organismo, não se deve descartar que a alimentação inadequada pode piorar (e muito) a presença do componente na corrente sanguínea.
Por isso, escolher os alimentos certos e manter uma dieta equilibrada, principalmente composta por alimentos leves, é o ideal. Para os portadores da doença o recomendado pelos especialistas é moderar a ingestão de proteínas, eliminar de vez qualquer alimento que contenha gordura em excesso e reduzir a ingestão de carboidratos simples (deve-se apostar nos complexos, aqueles que demoram mais para serem digeridos pelo organismo).
Como Prevenir a Gota: Para evitar as crises da Gota é preciso deixar de ingerir alimentos que contenham altas concentrações de proteínas, tais como:
- Frutos do mar.
- Carnes vermelhas gordas.
- Feijão.
- Lentilha.
- Cogumelo.
- Espinafre.
- Ervilha.
Além disso, quando a doença estiver em seu estagio agudo, bebidas alcoólicas são intoleráveis.
Medicamentos para Tratar Gota: Os medicamentos mais usados para o tratamento de Gota são:
- Alopurinol
- Androcortil
- Beserol
- Betametasona
- Butazona Cálcica
- Bi Profenid
- Cataflam
- Celestone
- Cetoprofeno
- Colchis
- Dexalgen
- Diclofenaco Colestiramina
- Diclofenaco sódico
- Feldene
- Fenaflan D
- Flancox
- Flotac
- Ibupril 300mg
- Ibupril 600mg
- Infralax
- Mioflex A
- Naproxeno
- Nimesulida
- Prednisona
- Profenid
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.