Granulomatose de Wegener – O que é, Causas e Tratamentos adequados para esta condição. Além disso, a Granulomatose de Wegener é uma doença incomum que causa inflamação dos vasos sanguíneos no nariz, seios, garganta, pulmões e rins.
A Granulomatose de Wegener, atualmente denominada de Granulomatose com Poliangeíte, faz parte de um grupo de distúrbios dos vasos sanguíneos, ou seja, é uma forma rara de vasculite. Isso retarda o fluxo de sangue para alguns de seus órgãos. Os tecidos afetados podem desenvolver áreas de inflamação chamadas granulomas, que às vezes afetam a forma como esses órgãos funcionam. O diagnóstico precoce e o tratamento da Granulomatose de Wegener podem levar a uma recuperação total. Sem tratamento, a Granulomatose de Wegener pode ser fatal.
Outras áreas também podem ser afetadas em alguns casos. Também pode produzir um tipo de tecido inflamatório conhecido como granuloma que é encontrado em torno dos vasos sanguíneos. Os granulomas podem destruir o tecido normal.
A Granulomatose de Wegener é mais comum em adultos de meia-idade, com idade média de início entre 40 e 65 anos. É raro em crianças, mas já foi visto em crianças de até 3 meses de idade. Os brancos são mais propensos do que os negros a desenvolver a Granulomatose de Wegener.
Causas da Granulomatose de Wegener: Ninguém sabe exatamente o que causa Granulomatose de Wegener. Parece desenvolver após uma infecção ou outro evento causador de inflamação desencadeia uma reação anormal do seu sistema imunológico.
Essa reação pode levar a vasos sanguíneos inflamados e estreitos e massas de tecido inflamatório nocivos (granulomas). Os granulomas podem destruir o tecido normal e os vasos sanguíneos estreitados reduzem a quantidade de sangue e oxigênio que atinge os tecidos e órgãos do seu corpo.
Sintomas da Granulomatose de Wegener: Sinais e sintomas de Granulomatose de Wegener podem ocorrer de repente ou em vários meses. Os primeiros sinais de aviso geralmente envolvem áreas do trato respiratório, como os seus seios, garganta ou pulmões.
A condição das pessoas com esta doença muitas vezes piora rapidamente, afetando os vasos sanguíneos e os órgãos que eles fornecem, como os rins. Sinais e sintomas de Granulomatose de Wegener podem incluir:
- Nariz escorrendo, congestão, infecções sinusais e hemorragias nasais;
- Tosse, às vezes com fleuma sangrento;
- Falta de ar ou sibilância;
- Febre;
- Fadiga e dores gerais;
- Adormecimento em seus membros, dedos das mãos ou dedos dos pés;
- Perda de peso;
- Sangue na urina (hematúria);
- Feridas cutâneas ou hematomas;
- Vermelhidão, queimação ou dor;
- Infecções de ouvido.
Para algumas pessoas, a doença afeta apenas os pulmões. Quando os rins são afetados, você pode não notar sinais de alerta precoce. Mas testes de sangue e urina podem detectar o problema. Sem tratamento, a insuficiência renal e a anemia geralmente ocorrem.
Tratamentos Para Granulomatose de Wegener: O tratamento rápido é essencial para Granulomatose de Wegener porque a doença pode ser mortal. Com o tratamento, no entanto, a perspectiva para a maioria dos pacientes é boa. O tratamento inclui corticosteroides para reduzir rapidamente a inflamação, bem como outros medicamentos para retardar a resposta imune.
Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, você pode se recuperar da Granulomatose de Wegener dentro de alguns meses. Você pode precisar seguir tomando medicamentos de prescrição a longo prazo para prevenir a recaída.
Mesmo que você seja capaz de parar o tratamento, você precisará consultar o seu médico de forma regular para que ele ou ela possa continuar a monitorar sua condição de perto.