Gravidez Ectópica – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Gravidez Ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado implora em algum lugar além da cavidade principal do útero. A gravidez começa com um ovo fertilizado. Normalmente, o ovo fertilizado se prende ao revestimento do útero.
Uma Gravidez Ectópica geralmente ocorre em um dos tubos que transportam ovos dos ovários para o útero (trompas de Falópio). Este tipo de Gravidez Ectópica é conhecida como uma gravidez tubária. Em alguns casos, no entanto, ocorre uma Gravidez Ectópica na cavidade abdominal, no ovário ou no pescoço do útero (colo do útero).
Uma Gravidez Ectópica não pode continuar normalmente. O ovo fertilizado não pode sobreviver, e o tecido crescente pode destruir várias estruturas maternas. A perda de sangue não tratada e potencialmente fatal é possível. O tratamento precoce de uma Gravidez Ectópica pode ajudar a preservar a chance de futuras gravidezes saudáveis.
Causas de Gravidez Ectópica: Danos nas trompas de Falópio é uma causa comum de Gravidez Ectópica. Um óvulo fertilizado pode ficar estacionado em uma área danificada de uma tuba e começar a crescer lá. As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio que pode levar a uma Gravidez Ectópica incluem:
- Tabagismo
- Doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia
- Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior
- Gravidez Ectópica anterior em uma trompa de Falópio
As causas de uma Gravidez Ectópica não são claras em todos os casos. No entanto, as condições seguintes podem ter ligação com uma gravidez anormal:
- Fatores hormonais
- Anormalidades genéticas
- Defeitos congênitos
- Condições médicas que afetam a forma e condição das trompas de falópio e órgãos reprodutivos.
Sintomas de Gravidez Ectópica: No início, uma Gravidez Ectópica pode não causar sinais ou sintomas. Em outros casos, os primeiros sinais e sintomas de uma Gravidez Ectópica podem ser iguais aos de qualquer gravidez – um período perdido, ternura mamária e náuseas. Se você fizer um teste de gravidez, o resultado será positivo. Ainda assim, uma Gravidez Ectópica não pode continuar como normal.
O sangramento vaginal leve com dor abdominal ou pélvica é frequentemente o primeiro sinal de alerta de uma Gravidez Ectópica. Se o sangue escorrer da trompa de Falópio, também é possível sentir uma dor no ombro ou um desejo de ter um movimento intestinal – dependendo de onde as piscinas de sangue ou quais nervos estão irritados.
Se a trompa de Falópio se rompe, é provável um sangramento intenso dentro do abdômen – seguido de vertigem, desmaie e choque. No início, uma Gravidez Ectópica muitas vezes é sentida como uma gravidez normal, com sintomas tais como:
- Atraso na menstruação
- Seios sensíveis e inchados
- Fadiga
- Náusea
- Aumento da micção.
Os primeiros sinais de uma Gravidez Ectópica podem incluir:
- Hemorragia vaginal, que pode ser leve
- Dor abdominal ou dor pélvica, geralmente seis a oito semanas após a ausência de menstruação.
Conforme a Gravidez Ectópica progride, outros sintomas podem se desenvolver, incluindo:
- Dor de barriga ou dor pélvica, que pode piorar com o movimento ou esforço. Pode começar bruscamente de um lado e depois se espalhar por toda a região pélvica
- Sangramento vaginal moderado ou intenso
- Dor no coito ou durante um exame pélvico
- Tonturas, vertigens ou desmaio, causada por hemorragia interna
- Sinais de choque hipovolâmico
- Dor no ombro causada por hemorragia no abdômen sob o diafragma. O sangramento irrita o diafragma e é sentido como dor no ombro.
- Os sintomas do aborto espontâneo muitas vezes são semelhantes aos sintomas precoces experimentados durante a Gravidez Ectópica. Para mais informações, consulte o tópico aborto espontâneo.
Quando Consultar um Médico: Procure ajuda médica de emergência se detectar sinais ou sintomas de uma Gravidez Ectópica, incluindo:
- Dores graves abdominais ou pélvicas acompanhadas de sangramento vaginal
- Irritação extrema ou desmaio
- Dor no ombro
Fatores de Risco de Gravidez Ectópica: Até cerca de 20 em cada 1.000 gravidezes são ectópicas. Vários fatores estão associados à Gravidez Ectópica, incluindo:
- Gravidez ectópica Anterior. Se você teve uma Gravidez Ectópica, é mais provável que tenha outra.
- Inflamação ou Infecção. A inflamação da trompa de Falópio (salpingite) ou uma infecção do útero, trompas de falópio ou ovários (doença inflamatória pélvica) aumenta o risco de Gravidez Ectópica. Muitas vezes, essas infecções são causadas por gonorreia ou clamídia.
- Problemas de Fertilidade. Algumas pesquisas sugerem uma associação entre dificuldades com fertilidade – bem como uso de drogas de fertilidade – e Gravidez Ectópica.
- Preocupações Estruturais. Uma Gravidez Ectópica é mais provável se você tiver uma trompa de Falópio de forma incomum ou a trompa de Falópio foi danificada, possivelmente durante a cirurgia. Mesmo a cirurgia para reconstruir a trompa de Falópio pode aumentar o risco de Gravidez Ectópica.
- Anticoncepcional. A gravidez ao usar um dispositivo intrauterino (DIU) é rara. Se a gravidez ocorrer, no entanto, é mais provável que seja ectópico. O mesmo vale para a gravidez após a ligação tubária – um método permanente de controle de natalidade comumente conhecido como “ter seus tubos amarrados”. Embora a gravidez após a ligação tubária seja rara, se acontecer, é mais provável que seja ectopica.
- Fumar. O cigarro antes de engravidar pode aumentar o risco de uma Gravidez Ectópica. E quanto mais você fuma, maior será o risco.
Complicações de Gravidez Ectópica: Quando você tem uma Gravidez Ectópica, as apostas são altas. Sem tratamento, uma ruptura de trompa de Falópio pode levar a sangramento que ameaça a vida.
Testes e Diagnóstico de Gravidez Ectópica: Se o seu médico suspeita de uma Gravidez Ectópica, ele ou ela pode fazer um exame pélvico para verificar a dor, a ternura ou uma massa na trompa de Falópio ou no ovário. Um exame físico sozinho, geralmente, não é suficiente para diagnosticar uma Gravidez Ectópica, no entanto. O diagnóstico normalmente é confirmado com exames de sangue e estudos de imagem, como um ultra-som.
Com um ultra-som padrão, as ondas sonoras de alta freqüência são direcionadas aos tecidos na área abdominal. No início da gravidez, no entanto, o útero e as trompas de Falópio estão mais próximos da vagina do que da superfície abdominal. O ultra-som provavelmente será feito usando um dispositivo de varinha em sua vagina (ultra-sonografia transvaginal).
Às vezes, é muito cedo para detectar uma gravidez através de ultra-som. Se o diagnóstico estiver em questão, seu médico pode monitorar sua condição com exames de sangue até que a Gravidez Ectópica possa ser confirmada ou descartada através de ultra-som – geralmente de quatro a cinco semanas após a concepção. Em uma situação de emergência – se você está sangrando fortemente, por exemplo – uma Gravidez Ectópica pode ser diagnosticada e tratada cirurgicamente.
Tratamentos de Gravidez Ectópica: Na maioria dos casos, uma Gravidez Ectópica é tratada imediatamente para evitar uma ruptura dos tecidos e hemorragias. A decisão sobre qual o tratamento depende de quão cedo a gravidez é detectada e seu estado geral. Para uma Gravidez Ectópica detectada precocemente que não está causando sangramento, você pode ter uma escolha entre o uso de medicamentos ou cirurgia para interromper a gravidez.
Medicamentos: O uso de metotrexato para tratar uma Gravidez Ectópica pode poupá-la de uma incisão e anestesia geral. Mas pode causar efeitos colaterais e demandar uma série de exames de sangue para verificar os níveis de hormônios, afim de certificar que o tratamento esteja funcionando. O metotrexato provavelmente será usado:
- Quando os níveis de hCG são baixos (menos de 5.000)
- Quando o embrião não tem atividade cardíaca
- Se os níveis de hCG não caem ou o sangramento não parar após tomar metotrexato, o próximo passo pode ser a cirurgia.
Cirurgia: Se você tiver uma Gravidez Ectópica que está causando sintomas graves, sangramento ou altos níveis de hCG, a cirurgia é normalmente necessária. Isso ocorre porque os medicamentos geralmente não funcionam nesses casos e uma ruptura torna-se mais provável conforme o tempo passa. Quando possível, a cirurgia laparoscópica é feita. Para uma Gravidez Ectópica, é necessária uma cirurgia de emergência.
Conduta Expectante: Para uma Gravidez Ectópica que parece estar abortando por conta própria, você pode não precisar de tratamento. O médico irá testar regularmente o seu sangue para se certificar de que os níveis de hormônio da gravidez (hCG) estão caindo. Isso é chamado de conduta expectante. Se você fizer a cirurgia, pode precisar tomar o metotrexato depois.
Exames após Tratar Gravidez Ectópica: Durante a semana após o tratamento para uma Gravidez Ectópica, os níveis de hCG no sangue são testados várias vezes. O médico irá procurar por uma queda nos níveis de hCG, que é um sinal de que a gravidez está terminando (os níveis de hCG por vezes sobem durante os primeiros dias de tratamento, para em seguida cair).
Em alguns casos, o teste de hCG continua positivo por semanas, até que os níveis de hCG caiam completamente. Seu médico irá monitorar seus níveis de HCG após a cirurgia para ter certeza de que todo o tecido ectópico foi removido. Se os níveis de HCG não caírem rapidamente, pode ser necessária uma injeção de metotrexato.
Prevenção de Gravidez Ectópica: Você não pode evitar uma Gravidez Ectópica, mas você pode diminuir certos fatores de risco. Por exemplo, limite seu número de parceiros sexuais e use um preservativo quando faz sexo para ajudar a prevenir infecções sexualmente transmissíveis e reduzir o risco de doença inflamatória pélvica. Parar de fumar antes de tentar engravidar também pode reduzir seu risco.