Saiba tudo sobre a gravidez semana a semana pois este é momento mágico para uma mulher que quer ser mãe é quando o seu corpo começa a criar vida, quando a natureza lhe dá o poder de criar um novo ser em sua barriga. A gravidez dura aproximadamente 40 semanas e, embora cada uma seja diferente de uma mulher para outra, é importante saber o que acontece em cada trimestre e acompanhar a gravidez semana a semana para descobrir não apenas como o corpo da mulher muda, mas também qual é o desenvolvimento do embrião, depois feto e finalmente bebê, que cresce no útero materno.
As mudanças físicas da mãe e o desenvolvimento do feto é muito importante, também é importante ter outros aspectos em conta, tais como alterações emocionais que ocorrem por causa da turbulência de hormônios que sofre uma mulher durante os nove meses da Gravidez.
Então você será capaz de saber quais são as mudanças no corpo da mulher, na evolução do futuro bebê, bem como as mudanças emocionais que devem ser levadas em conta.
Como saber se estou grávida? Os primeiros sintomas da gravidez são muito importantes para lhe dar pistas sobre se está grávida , quando tem a suspeita e se o teste de gravidez ainda não o confirmou. Se você quiser descobrir o mais rapidamente possível se você ficou grávida , atente para esses primeiros sintomas da gravidez.
Sintomas frequentes da gravidez:
1. Menstruação atrasada:
Se o seu ciclo menstrual é regular e, de repente, está atrasado, você deve ser cuidadoso. Pode ser um simples atraso sem importância, mas também pode ser o primeiro sintoma da gravidez.
2. Alterações hormonais:
Podem ocorrer das mais diversas formas, desde mudanças de humor até manchas nas axilas.
3. Pequena perda de sangue:
Algumas mulheres recebem um pouco de sangue na vagina cerca de doze dias depois de engravidar. É uma quantia muito pequena e não dura mais do que alguns dias. A razão para esta pequena perda de sangue não é conhecida, mas pode ser devido à implantação do óvulo fertilizado dentro do útero. Se isso acontecer com você, você deve consultar o ginecologista.
4. Você quer urinar com frequência:
Depois de seis semanas de gravidez, você pode começar a sentir vontade de urinar mais vezes. É também um dos sintomas mais frequentes da gravidez. A principal razão é que, durante a gravidez, a quantidade de sangue e fluidos circulantes no corpo aumenta e os rins trabalham mais.
5. Inchaço abdominal:
Outro dos sintomas da gravidez são as alterações hormonais que ocorrem no início da gravidez, que podem fazer você se sentir inchado, de forma semelhante aos dias anteriores à chegada do período.
6. Tensão e dor nos seios:
Os seios podem inchar, aumentar de tamanho e mostrar uma sensibilidade especial, devido ao aumento de progesterona e estrogênio. Este sintoma da gravidez se manifesta alguns dias após a concepção. No entanto, o inchaço dos seios pode ser um sintoma de menstruação, prestes a chegar, em vez de um sinal de gravidez .
7. Náusea e vômito:
Na maioria dos casos, a náusea da gravidez não começa até um mês depois de você engravidar, embora você possa sentir isso antes. Náuseas e vômitos típicos da gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia e são um claro sintoma de gravidez.
8. Aversão a alguns cheiros e sabores:
Quando você engravida, certos odores podem deixá-lo enjoado e até causar náusea. Pode ser devido ao rápido aumento dos níveis de estrogênio no organismo. O mesmo pode acontecer com a comida: coisas que você costumava amar e que agora rejeitam você. Também pode produzir uma alteração da percepção dos sabores e uma salivação abundante. Esses sintomas da gravidez se manifestarão entre a segunda e a oitava semana da concepção.
9. Cansaço e sonolência:
No início da gravidez, a fadiga geralmente ocorre, possivelmente devido a um aumento nos níveis do hormônio progesterona. Durante o segundo trimestre da gravidez, a energia é recuperada e, no final do período de gestação, a fadiga reaparece.
10. Aumento da temperatura corporal:
Embora, esta mudança pode ser devido a um resfriado ou outros distúrbios deste tipo.
11. Constipação:
A alta concentração de progesterona, responsável pelo relaxamento do tônus muscular, também provoca um abrandamento da atividade do intestino. E, então, constipação aparece, outros sintomas da gravidez mais freqüentes. Para combater isso, é aconselhável beber muito, comer uma boa quantidade de frutas e vegetais e fazer alguns movimentos: até mesmo caminhadas simples e regulares são suficientes para estimular a atividade intestinal.
Gravidez semana a semana:
A duração aproximada da gravidez é de 280 dias de gestação, ou 38 semanas a partir do momento da fertilização do óvulo e 40 semanas a partir da data da última menstruação (FUM).
Em seguida, faremos uma fascinante jornada através da gravidez semana a semana, desde o momento da concepção até o dia do nascimento. Você pode saber como seu bebê cresce e as mudanças que acontecem no corpo da mãe durante a gravidez.
1 ª Semana de gravidez:
Semana 1 de gravidez você não está realmente grávida ainda, desde que durante aquela semana você terá o período.
O sangramento vaginal ocorre devido à descamação da camada funcional do endométrio que foi preparada para acomodar o óvulo fertilizado. Porque não há ovo fertilizado, ocorre a menstruação.
É o estágio pré-ovulatório, variável de uma mulher para outra, que começa no primeiro dia do período.
2 ª Semana de gravidez:
Na segunda semana de gravidez, o corpo se prepara para a ovulação que ocorrerá, dependendo de cada mulher, nesta semana ou mais tarde. Ele liberará o óvulo que será fertilizado por um espermatozoide que dará origem a uma nova vida.
Os dias férteis são os dias quando você tem uma chance maior de engravidar. Os ciclos da mulher geralmente cobrem 28 ou 30 dias, então os dias centrais do ciclo são os mais favoráveis para engravidar: 14 ou 15 dias após o primeiro dia da menstruação.
3 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 3 ª semana o momento mágico da fertilização realiza-se. É realmente quando você está grávida.
O primeiro espermatozóide que atinge o óvulo penetra a barreira externa até entrar no seu núcleo e atingir a fertilização que dá origem a um novo ser.
No momento em que ambos os gametas são fundidos, cada um contribuindo com seus 23 cromossomos, existe uma combinação genética única que determina o DNA do bebê e, claro, o seu sexo.
4 ª Semana de gravidez:
Na quarta semana da gravidez, quatro a sete dias após a fertilização, implantação do embrião ocorre nas paredes do útero, onde continuará a desenvolver até o dia de seu nascimento.
Às vezes, quando o embrião é implantado no útero, o tecido endometrial é erodido, produzindo um leve sangramento que, coincidindo com o momento em que a menstruação deve cair, pode ser confundido com a menstruação. Esse sangramento é conhecido como sangramento de implantação.
5 ª Semana de gravidez:
Se você ainda não sentiu os primeiros sintomas da gravidez , é provável que você comece a notar agora na semana 5 da gravidez, juntamente com a ausência do período. Inchaço e hipersensibilidade das mamas, náuseas, desejo de urinar com frequência, fadiga e sonolência … são alguns dos sinais de que você está grávida.
Menstruação não chegou, com uma semana de atraso (em ciclos regulares) é a hora de realizar o teste de gravidez, se você não tiver feito isso antes.
Esta semana o embrião tem apenas três semanas de idade (corresponde à semana 5 da gravidez) e tem cerca de um milímetro de largura e quatro a cinco milímetros de comprimento. Já começa a ter partes mais diferenciadas em sua forma característica de “C”: diferencia a parte superior e inferior, a esquerda e a direita, a frente e as costas.
6 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 6 da gravidez, o coração do embrião começa a bater regularmente, embora seja provável que não seja detectado na ultrassonografia.
Faça movimentos espontâneos, mas ainda há muitas semanas para começar a notá-los, porque neste momento falamos de um pequeno embrião de poucos milímetros: mede cerca de um centímetro de comprimento.
7 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 7 da gravidez, o embrião tem cerca de um centímetro de comprimento e pesa menos de um grama. Os botões ou brotos de braços, a placa da mão e a extremidade inferior na forma de uma pá são tornados visíveis. O cérebro é transformado em cinco áreas e alguns nervos cranianos são visíveis.
Estamos no período de organogênese, porque os órgãos do corpo estão sendo formados a partir das diferentes camadas do embrião. Exposição do embrião para teratógenos (agentes que podem induzir ou aumentar o potencial de malformações congênitas) durante estas semanas (4-8), é o período mais crítico de desenvolvimento.
8 ª Semana de gravidez:
O embrião na semana 8 da gravidez tem uma idade de 6 semanas desde que a fertilização ocorreu. O comprimento da coroa até as nádegas é de cerca de 15 a 20 milímetros e o peso é de cerca de três gramas. E embora seja tão pequeno, já é extremamente complexo.
A aparência externa do embrião foi modificada pela formação do cérebro, fígado, somitos, membros, orelhas e olhos. Neste momento podemos dizer que já possui características que lhe conferem um aspecto humano.
9 ª Semana de gravidez:
O embrião na semana 9 da gravidez continua a se desenvolver, mudando e crescendo. Já é do tamanho de uma uva, cerca de dois centímetros e meio . Muito pouco ainda para notarmos, mas para ele, o crescimento é vertiginoso. A cauda no final das costas desaparece: nosso filho está cada vez mais parecendo um ser humano.
O embrião já pode se mover, embora o faça involuntariamente. O desenvolvimento do seu sistema nervoso aumenta e, às vezes, como eu disse, o embrião não é desejado, mas pode ser detectado que ele treme. Seu cérebro não controla esses movimentos, mas são espasmos que indicam que você está formando conexões corretamente.
10 ª Semana da gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 10 da gravidez, há uma mudança na forma como o bebê é chamado. Quando a décima semana de gravidez termina, paramos de usar a palavra embrião para chamar de feto.
Agora todos os seus órgãos foram formados e coração, cérebro, fígado, rins e intestinos estão funcionando. Eles crescerão e se desenvolverão continuamente até o nascimento, mas já é possível reconhecê-los perfeitamente definidos.
11 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 11 semanas de gravidez, o bebê pesa aproximadamente 8 gramas e mede entre 4 e 6 centímetros.
Seus dedos já estão separados, as membranas que se juntaram a eles desapareceram. Embora sua cabeça ainda seja metade do seu corpo, é completamente normal neste momento. As orelhas estão migrando para a posição final e o pequeno pode abrir e fechar as mãos.
12 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 12ª semana de gestação, o primeiro ultrassom deve ser programado idealmente, embora um primeiro tenha sido feito para confirmar a gravidez.
Nosso bebê, na semana 12 da gravidez , já tem o tamanho de um kiwi. Vai medir 6 centímetros e pesar cerca de 14 gramas, poderíamos fazer um berço na palma da sua mão.
Ele não para de se mover, chutando e sacudindo os braços e a cabeça, já perfeitamente formado, parece até mesmo que ele estava se impulsionando ao tocar as paredes do útero com os pés.
13 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 13ª semana de gravidez, sua cabeça ainda é desproporcional, mas a cada vez veremos como o tamanho relativo é mais equilibrado em relação ao resto do corpo.
Os dedos do bebê já estão perfeitamente separados, ele tem flexibilidade nos joelhos e cotovelos e até consegue chupar o dedinho perfeitamente.
Os intestinos já estão na parte interna do corpo, dentro do abdome do feto e não dentro do cordão umbilical.
14 ª Semana de gravidez:
Com 14 semanas de gravidez, pesa cerca de 30 gramas e medi cerca de 10 centímetros. Parece um bebê em miniatura.
Suas características faciais estão se tornando cada vez mais evidentes e poderíamos até ver como ele faz gestos com os músculos do rosto, ele chupa o dedo e a mãozinha.
Ele bebe líquido amniótico e faz xixi dentro de sua barriga, agita os braços e as pernas e parece se sentir feliz em sua vida intra-uterina.
15 ª Semana de gravidez:
A partir desta semana, a pele, o que é praticamente transparente, começa a cobrir a lanugem, uma camada de cabelo muito fino que vemos no nascimento e, como você pode ter ouvido ou eu já disse, é normal e, em seguida, cai sozinho.
Os olhos estão se aproximando da posição que finalmente terão e, embora ainda estejam fechados, começam a ficar sensíveis às mudanças de luz que passam pela barriga. As orelhas começam a ter algumas de suas dobras características.
16 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 16ª semana, já mede entre 10 e 11cm. As pernas são mais longas que os braços e algumas articulações começam a se diferenciar, como joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos.
Ele começa a abrir os dedos das mãos e também começa a fechá-las no que parece ser o começo do reflexo de pegada. Graças a ele, ele começa a levantar os pés, o cordão umbilical ou as mãos, um com o outro. As unhas também aparecem nas mãos e nos pés.
17 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a 17ª semana de gestação, quando o bebê se forma há 15 semanas, mede 11-13 cm e pesa cerca de 100 gramas.
Continua a crescer e acima de tudo as suas pernas, já que a cabeça agora cresce menos. Sob sua pele começa a formar a camada de tecido adiposo que servirá para proteger do frio. Sua audição é mais desenvolvida e pode se mover abruptamente se houver sons altos do lado de fora.
18 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 18 da gravidez, mede cerca de 13-15 cm e pesa cerca de 150 gramas. Seu fêmur tem cerca de 2,7 cm e a circunferência de sua cabeça é de cerca de 15,4 cm.
O coração amadurece, sendo dividido pelos dois átrios e pelos dois ventrículos. Os átrios ainda se comunicam entre si, passando o sangue da direita para a esquerda através do chamado forame oval, como medida para impedir a passagem do sangue para os pulmões. No momento em que o bebê nasce, quando ele tem que começar a usá-los e começa a respirar, esse buraco se fecha.
19 ª Semana de gravidez:
Sua cabeça, braços e pernas já estão proporcionados com o resto do corpo e o cabelo começou a crescer em sua cabeça. As orelhas e os olhos estão quase na sua posição final.
É incrível, mas se você está esperando uma menina, seus pequenos ovários que não serão maiores que um botão já contêm ovos primitivos que darão à luz os ovos.
20 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 20 da gravidez, o bebê mede 16 centímetros e cerca de 350 gramas.
Seus pulmões começam a praticar o exercício da respiração e seu sistema digestivo faz o mesmo engolindo o líquido amniótico. Seu cérebro rapidamente desenvolve áreas destinadas aos sentidos e já tem 30 bilhões de neurônios.
Por volta da 20ª semana de gestação, é realizado um ultrassom de alta resolução chamado ultrassom morfológico, que é de grande importância no pré-natal. O médico especialista realiza uma análise minuciosa dos órgãos do bebê para detectar possíveis malformações, embora não com 100% de confiabilidade.
21 ª Semana de gravidez:
Já se move com vigor dentro do seu intestino fazendo-o notar com chutes, alongamentos e giros que fazem dentro do útero, onde você ainda tem espaço para se movimentar confortavelmente.
Ele se move cerca de 50 vezes por hora, mas no momento em que você mais percebe seus movimentos é quando você se deita para descansar, especialmente se você já comeu antes, o bebê é ativado. Durante o dia, quando você também está se movendo, não consegue sentir muito.
22 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 22 da gravidez (20 semanas desde a concepção), o seu bebe mede 27 centímetros e pesa quase 500 gramas.
Você pode ver suas pálpebras, unhas e sobrancelhas, embora os últimos ainda não tenham cor, são fluffs brancos que são vistos acima dos olhos.
Olhando para isso, parece quase como um bebê a termo, mas ainda precisa ganhar peso. Sua gordura corporal representa 1% do seu corpo, mas a partir de agora você estará ganhando camadas de gordura, o que ajudará a regular a temperatura do corpo.
23 ª Semana de gravidez:
Você pode notar que sua pele é uma camada fina que cobre seu corpo, mas não é mais translúcida, mas começa a parecer vermelha e enrugada. As camadas de gordura serão depositadas sob a pele.
Seus olhos estão completando seu desenvolvimento, embora sua cor ainda não seja a cor que nascerá, porque sua íris não é pigmentada. Não será nem mesmo a cor definitiva, pois até aproximadamente seis meses e até o primeiro ano de vida não pode ser definida.
24 ª Semana de gravidez:
Seu bebê tem agora cerca de 30 cm no total (cerca de 21-21 cm da cabeça até o peito) e pesa cerca de 600-700 gramas aproximadamente. É cada vez mais provável que sobreviva no caso de parto prematuro, à medida que os pulmões começam a produzir o surfactante pulmonar que permitiria que ele respirasse fora do útero.
Seu bebê ainda tem muito espaço no útero e pode se mover livremente e mudar de posição com frequência. Embora ele ainda durma cerca de vinte horas por dia, ele tem frequentes breves períodos de atividade em que ele fará mais e mais flips articulados.
25 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 25 o bebê já tem cerca de 34 cm no total, cerca de 22 cm da cabeça até o fundo, e pesa entre 700 e 800 gramas. Seu cabelo começa a ser definido e tem uma certa cor e textura, embora estas ainda possam mudar quando ele nasce.
Embora a cor dos seus olhos não esteja completamente definida, já que você precisa de luz para que os pigmentos acabem se formando, seu bebê já tem cílios e pode abrir e fechar os olhos. Sua audição continua a se desenvolver rapidamente e você pode perceber sons tanto do lado de fora quanto daqueles que ele produz quando se move em seu útero.
26 ª Semana de gravidez:
Como ela continua a ter espaço no útero para flutuar e se mover, ela é bastante ativa e coordena seus movimentos melhor. Em ultra-sons, você pode vê-lo “pedalar” com as pernas e pressionar a parede uterina com os pés. Os punhos também têm mais força e podem pegar o cordão.
Embora não seja muito comum, talvez os chutes cheguem a doer nas costelas, nesse caso é melhor trocar de posição, deitado de lado.
27 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 27 o bebê ainda é muito magro, embora a partir de agora ele acumule mais gordura e ganhe peso considerável. O comprimento da coroa até as nádegas seria de cerca de 24 centímetros (cerca de 36 centímetros no total), e o peso está próximo de atingir um quilo.
A partir desta semana, há mais chances de o bebê sobreviver se ele nascer prematuro. Mas faltam 13 semanas para o final da gravidez, por isso continua a se desenvolver.
28 ª Semana de gravidez:
O feto já mede cerca de 26 centímetros da coroa até as nádegas (cerca de 36 centímetros no total) e pesa cerca de 1100 gramas . Ele já teria uma chance de sobreviver em caso de parto prematuro, embora seus pulmões que começam a funcionar ainda não estejam prontos para respirar ar e a regulação de sua temperatura corporal seja deficiente.
O crescimento do cérebro durante este mês é espetacular, o feto sente cada vez mais estímulos do interior e aqueles que vêm atenuados do exterior.
29 ª Semana de gravidez:
O acúmulo de gorduras continua e o bebê é grande o suficiente para determinar sua apresentação, isto é, sua orientação no útero (culatra ou cefálica). No entanto, você ainda terá tempo para mudar essa posição durante o próximo mês.
As glândulas supra-renais do feto produzem substâncias sangue circulante androgênica e atingir a placenta se tornar estrogênio (estriol), para estimular a produção de prolactina no corpo da mãe (e os seios estão preparados para dar mama para o bebê).
30 ª Semana de gravidez:
Os ossos já estão desenvolvidos, mas ainda são macios e flexíveis. Para dotá-los com firmeza, o bebê começa a armazenar Ferro, Cálcio e Fósforo.
Agora você pode diferenciar sabores doces e salgados. Seu sistema respiratório continua a amadurecer, e de fato, seu bebê testa movimentos respiratórios e soluços a cada dia. Mas acima de tudo a maior mudança que vai encontrar na maturação do bebê é o sistema nervoso.
31 ª Semana de gravidez:
Os pulmões estão praticamente formados, embora não possam sequer respirar fora da mãe. Seu esqueleto está em pleno crescimento e seus ossos continuam armazenando Ferro, Cálcio e Fósforo..
Você pode virar a cabeça e “ver”, não só distinguir a luz da escuridão e seus rins são totalmente funcionais e já eliminam mais de meio litro de urina por dia.
32 ª Semana de gravidez:
O cérebro de seu bebê está praticamente formado e isso se prolonga na gravidez semana a semana, tanto que muitos médicos não veem diferença entre o cérebro de um recém-nascido e o de uma criança de 32 semanas. Seu peso é de cerca de 1.900 gramas e sua altura é de cerca de 42 centímetros e, se nascidos neste momento, teriam 85% de chance de sobrevivência, mas seus pulmões ainda não estão maduros.
33 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada esta semana é possível que, se você ainda não se virou para se colocar em posição cefálica, faça isso ou comece a “pensar” em fazê-lo. Agora ele ainda pode, mas em algumas semanas seu tamanho tornará a curva mais difícil.
Foi visto que fetos dessa idade fazem movimentos rápidos dos olhos (REM) que são como aqueles que fazemos quando sonhamos. Por esta razão, acredita-se que os fetos de 33 semanas já sonham quando dormem. A questão que temos certeza que todos nós perguntamos é: o que eles sonham? E não há resposta, obviamente, porque é impossível saber.
34 ª Semana de gravidez:
O bebê mede aproximadamente 46 centímetros e pesa cerca de 2.200 gramas. Seus pulmões estão quase completamente formados e seus ossos se endureceram, mas ainda são muito flexíveis, incluindo os da cabeça.
Seu crânio ainda não está completamente fechado, o que permite que ele se adapte mais facilmente ao canal do parto no momento do nascimento. Portanto, alguns bebês nascem com uma cabeça em forma de cone ou esmagada, mas isso é revertido em poucos dias após o nascimento.
35 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 35 seu bebe já mede cerca de 46 cm da cabeça aos pés e o peso é de cerca de 2.500 gramas. A pele começa a alisar, começa a depositar gordura e o lanugo começa a desaparecer.
Seus rins estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. A maior parte de seu desenvolvimento físico básico já está completo. Nas próximas semanas será dedicado a ganhar peso.
36 ª Semana de gravidez:
A pele do seu bebê está ficando mais rosada devido ao acúmulo de gordura e na maioria dos casos já estará de cabeça para baixo e embutida. Ele também está perdendo o pelo que o cobria e a vernix caseosa, que é uma substância cremosa e esbranquiçada que cobriu sua pele o tempo todo que esteve dentro de você. Tudo isso vai engolir e é o que formará o mecônio, que será o primeiro banquinho do bebê (é uma pasta preta bem pegajosa).
37 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 37 da gravidez seu bebe mede aproximadamente 46-48 cm e pesa aproximadamente 2.900 gramas. Seu fêmur tem agora cerca de 7,2 cm e a circunferência de sua cabeça é de cerca de 33 cm.
Se tudo tiver saído conforme o planejado, nesse ponto você estará em uma posição cefálica, isto é, virado para baixo, pronto para nascer. Como o bebê já está formado, o que acontece dentro da barriga é um aumento na altura e no peso para obter melhores condições, além de continuar recebendo as células imunológicas da mãe. Estima-se que, além disso, aumenta cerca de 15 gramas de gordura por dia, o que servirá para regular melhor a temperatura exterior.
38 ª Semana de gravidez:
Seu bebê tem cerca de 50 centímetros de altura e pesa cerca de 3.200 quilos. Suas mãozinhas já podem apertar, na verdade ele já faz com o cordão umbilical que tem sido seu brinquedo dentro do útero.
Sua cabeça está coberta de pêlos e tem a aparência de que nascerá. Alguns bebês nascem com muito cabelo enquanto outros nascem quase nus, mas é algo que pode mais tarde ser revertido. Os cabelos com os quais nascem tendem a cair durante os primeiros meses de vida.
39 ª Semana de gravidez:
No acompanhamento da gravidez semana a semana, chegada a semana 39 da gravidez, o comprimento do bebê é de aproximadamente 36 centímetros da coroa até as nádegas (cerca de 52 centímetros no total) e o peso está em torno de 3250-3300 gramas.
Continua a receber muitos nutrientes da mãe, através do cordão umbilical, que tem uma espessura de cerca de 1,3 centímetros. Anticorpos também atravessam a barreira placentária e reforçam o sistema imunológico do bebê quando ele nasce, e continuam a acumular gordura.
40 ª Semana de gravidez:
Você finalmente conhecerá seu bebê! Como vai ser? Quando o bebê nasce, tem uma cor púrpura, talvez rosada ou amarela. A pele parece coberta com verniz ceroso, restos de sangue e lanugo … Os altos níveis de hormônios fazem seus genitais parecerem inchados.
Talvez a cabeça tenha algo deformado por ter passado pelo canal do parto, mas é normal e pouco a pouco a cabeça do bebê tomará sua forma final.