Se a graviola emagrece ou engorda poucos sabem, mas é cada vez mais consumida pelos brasileiros. Isso se deve ao sabor agradável que ela possui.
Além do mais, ela está presente na culinária brasileira na forma de sucos e sorvetes. Mas como ela trás inúmeros benefícios a saúde humana e, para poder utilizar ao máximo as propriedades ali presentes. A melhor opção é consumir essa fruta fresca.
Valor nutricional
Composta por fibras, Potássio, proteínas, Cálcio, Ferro, magnésio, Vitamina A, vitamina B6 e vitamina C. Além disso, a graviola emagrece e é dona de um sabor agridoce e originária das Antilhas. A fruta também é fonte de antioxidante.
O que a coloca como um alimento que contribui com o combate do envelhecimento precoce. Mas a dúvida continua, a graviola emagrece ou engorda?
Graviola para tratamentos de beleza
A graviola emagrece e pode fazer milagres também para a saúde da pele. Rica em vitamina C e com propriedades anti-inflamatórias, a fruta pode ser aliada no combate de acne.
Na inibição de danos promovidos pelos radicais livres, ou seja, minimiza os sinais de envelhecimento, rugas e pigmentação. Ao compor cremes e loções, ela ainda pode aliviar a coceira de pele ressecada e combater eczema e sintomas de psoríase.
Afinal, graviola emagrece ou engorda?
A graviola emagrece sim. Cada 100 g da fruta possui 62 calorias, conforme informações da Tabela Brasileira de Composição de alimentos.
O valor não é alto e se supormos que a fruta entre no lugar de lanchinos mais calóricos como um bolo de chocolate que traz 411 calorias a cada 100 g.
Ou salgadinho Fandangos de queijo que vem com 456 calorias a cada 100 g, teremos uma bela redução na taxa de consumo calórico, o que poderá ajudar bastante na redução do peso.
Mas não é só por isso, dizem que a graviola emagrece. É fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo humano.
E uma vez que a pessoa se encontra com o corpo satisfeito, fica bem mais fácil controlar o apetite e reduzir o tamanho das porções das refeições e a quantia de calorias consumidas, fatores importantes para o emagrecimento.5
Obviamente, simplesmente integrar esta fruta à alimentação não resultará magicamente na redução do peso. A fruta somente ajuda no processo, entretanto, o que irá garantir o emagrecimento é a mudança geral da dieta, que deve ser composta por refeições equilibradas e saudáveis, aliado à prática regular de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico.
Benefícios da graviola para saúde
- A graviola emagrece e pode ajudar a combater o envelhecimento precoce. Mas ela pode proporcionar muitos outros benefícios;
- A fruta tem propriedades anti-inflamatórias, sendo capaz de reduzir inchaços, artrite e combater infecções urinárias;
- Por possuir triptofano,ela ajuda a combater a ansiedade e depressão;
- Além disso, ela também ajuda a manter os ossos fortes, combate tosse, ajuda a manter a pressão arterial sob controle;
- Previne o diabetes já que possui acetogeninas, substâncias capazes de regular a quantidade de açúcar presente no corpo;
- Por ser rica em vitamina C, e por ter ação anti-inflamatória. Essa fruta pode te ajudar a ficar com a sua pele cada vez mais bonita;
- Combate a acne, e ajuda a reduzir rugas e outros efeitos provocados pelos radicais livres.
Confira agora através do vídeo abaixo, outros benefícios da graviola para saúde:
Receita suco de graviola
Ingredientes:
– 1 Litro de água;
– 1 graviola sem casca;
– Adoçante ou açúcar (opcional).
Modo de preparo:
- Leve todos os ingredientes (exceto o açúcar) até o liquidificador e espere até obter uma mistura homogênea;
- Em seguida coe a bebida e adiciona o adoçante, açúcar ou gelo;
- Você também pode acrescentar limão ou algum outro ingrediente que mantenha a receita saudável e que apenas aumente o seu sabor.