A gripe H3N2 também chamada de gripe A, é uma doença causada pelo vírus Influenza A, que foi descoberto uma epidemia em Hong Kong em 1968, porém ficou amplamente conhecido após a pandemia de 2005.
Além disso, a gripe H3N2 é transmitido da mesma maneira pela qual se transmite a gripe comum.
Portanto, o vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas.
No entanto, a maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias.
Sintomas da gripe H3N2:
Os sintomas da gripe H3N2 são semelhantes aos de uma gripe comum, pois o paciente pode desenvolver febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.
No entanto, os infectados também podem ter vômito e diarreia. Essas manifestações, são pouco frequentes e mais comuns em crianças.
Além disso, a H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, porém pessoas com sistema imunológico comprometido podem ser infectados pela a gripe.
Como tratar gripe H3N2:
O tratamento para a gripe H3N2 deve ser feito através do repouso, ingestão de bastante líquidos e alimentação adequada para aumentar a imunidade.
É importante lembrar, para não se auto medicar, consulte um médico especialista, procure ajuda, caso tenha sintomas da doença.
Pois, não se trata de uma leve gripe, e sim de um vírus que pode gerar complicações sérias de saúde.
O que fazer para evitar a gripe H3N2:
Para evitar a gripe H3N2 é importante lavar as mãos, principalmente após tossir e espirrar.
Portanto, para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Além disso, ao utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas.
Um outra forma de evitar a gripe H3N2 é utilizar mascara, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa.
Também não deve ser compartilhado objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.
Além disso, a vacina contra H3N2 é um importante agente de prevenção, ela é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos de saúde.