A gripe H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A também conhecido como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e resfriados.
Além disso, a transmissão deste vírus é de forma direta e indireta através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
A H3N2 é considerado sazonal e surgiu em 1968 em Hong Kong onde ocorreu uma epidemia.
O vírus da Influenza circula durante todo o ano, principalmente no outono e inverno.
Esta infecção gera sintomas respiratórios, mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, grávidas, crianças e portadores de comorbidades.
Tipos de vírus da gripe:
Além disso, existem quatro tipos de vírus da Influenza: A e B, responsáveis por epidemias sazonais, C causador de infecções mais brandas e D conhecido por não causar doenças em humanos.
Além disso, o tipo A é classificado em subtipos, como o H1N1 e H3N2, os nomes das cepas dos vírus são definidos pelas proteínas essenciais para a capacidade de infecção, a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N), que são divididas em pelo menos 18 subtipos.
Porém por mais que haja diferenças genéticas entre os vírus Influenza, todos os tipos podem provocar os mesmos sintomas.
Como por exemplo a febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.
Portanto, ao ser diagnosticado com a gripe, o paciente deve passar por um isolamento de sete dias para evitar contaminar outras pessoas.
Tratamentos da gripe H3N2:
Tratamentos da gripe H3N2 em casos leves inclui repouso, boa alimentação e hidratação, além do uso de medicamentos para o controle dos sintomas.
Além disso, é importante estar atento à evolução do quadro e procurar ajuda médica caso haja falta de ar ou febre persistente.
A atenção deve ser redobrada em pacientes que fazem parte do grupo de risco como as gestantes, crianças, pessoas com comorbidades e idosos.
O que fazer em caso de suspeita da gripe H3N2:
Além disso, em caso de suspeita de infecção pelo H3N2, é importante seguir as recomendações de prevenção.
Como ficar em isolamento por cerca de 7 dias para prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas.
Também é indicado ficar em repouso, beber bastante líquidos durante o dia e ter uma alimentação leve e de fácil digestão.
Além disso, também indicado fazer uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.
No entanto, para prevenir a infecção pelo H3N2 e a sua transmissão, é também recomendado que seja feito o uso de máscaras faciais, que as mãos sejam lavadas regularmente.
Também é importante manter o distanciamento social e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoa.
Como identificar e quais são sintomas da gripe H3N2:
Os sintomas da gripe H3N2 incluem febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.
Além disso, o vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças, idosos, mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo.
O vírus também poder infectar mais facilmente pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.
Prevenção da gripe H3N2:
A prevenção da gripe H3N2 deve ser feita com a utilização de máscara, evite aglomerações, higienize as mãos com frequência, mantenha os ambientes ventilados.
No entanto, caso apresente sintomas, procure a unidade hospitalar mais próximo da sua residência.