A gripe H3N2 ou influenza A é um vírus que afeta o sistema respiratório, o período de incubação do vírus é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. https://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_subtipo_H3N2
Entretanto, é possível também que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. https://pirassununga.sp.gov.br/gripe-h3n2-saiba-o-que-e-e-como-se-prevenir/
Sintomas da gripe H3N2:
Os sintomas de infecção pelo H3N2 costumam surgir entre 3 e 5 dias após o contato com o vírus, que corresponde ao período de incubação, podendo a pessoa transmitir o vírus ainda durante esse período ou após o início dos sintomas.
Os sintomas da gripe H3N2 normalmente são mais intensos nas primeiras 48 horas, sendo os principais:
– Febre alta acima de 38ºC;
– Dor de garganta;
– Tosse;
– Dor de cabeça;
– Dor no corpo, principalmente nas articulações;
– Espirros, coriza e nariz entupido, em alguns casos;
– Calafrios;
– Perda de apetite;
– Náuseas e vômitos;
– Mal-estar geral;
– Irritação nos olhos;
– Diarreia, principalmente em crianças.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, na suspeita de H3N2, é importante ficar em isolamento, repousar e beber bastantes líquidos durante o dia para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas e favorecer a recuperação.
Prevenção da gripe H3N2:
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe H3N2 e suas complicações.
Porém ela chegara ao Brasil no entre fevereiro a março, além disso, a vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
Entretanto, devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por esta razão, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Além disso, este imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.
Uma outra forma de prevenção é evitar aglomeração, utilizar a máscara corretamente, manter os ambientes ventilados e o isolamento das pessoas que estão com algum sintoma respiratório. ((https://www.saude.ce.gov.br/2021/12/29/h3n2-e-covid-19-infectologista-detalha-formas-de-prevencao-e-tratamento/))
Tratamento da gripe H3N2:
O tratamento da gripe H3N2 é feito com medicamentos antivirais prescrito por um medico. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.
O tratamento da gripe também consiste em repouso, hidratação e consumir frutas e alimentos leves.
Além disso, é importante também evitar contato com outras pessoas, por conta da transmissão.