A gripe H5N1 também conhecido como gripe aviária é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo vírus da influenza tipo A, que ocorre principalmente em aves.
No entanto, em raras ocasiões pode infectar a população humana.
Além disso, gripe H5N1 causando síndrome que afeta múltiplos órgãos apresentando mortalidade que pode atingir 100% das aves afetadas, em menos de 48 horas.
As espécies de aves selvagens, principalmente as aquáticas, como patos e marrecos, podem albergar cepas de vírus, tanto de alta como de baixa patogenicidade, sem apresentação obrigatória dos sinais clínicos.
O contato entre aves domésticas e migratórias tem sido a origem de muitos surtos epidêmicos.
Por esta razão, pode ocasionalmente infectar a população humana e outros animais, após contato direto dessas espécies com aves infectadas. ((https://www.adapar.pr.gov.br/sites/adapar/arquivos_restritos/files/migrados/File/GSA/SANIDADE_AVICOLA/Influenza_aviaria_perguntas_e_respostas))
Período de incubação:
O período de incubação da gripe H5N1 de 1 a 4 dias.
Complicações da gripe H5N1:
As complicações da gripe H5N1 são mais comuns em idosos e indivíduos com algumas condições clínicas, como doença crônica pulmonar, insuficiência cardíaca crônica, doença metabólica crônica, imunodeficiência ou imunodepressão, gravidez, doença renal e hemoglobinopatias.
Além disso, as complicações pulmonares mais comuns são as pneumonias bacterianas secundárias, principalmente pelos agentes Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus e Haemophillus Influenzae.
Contudo, pessoas com imunocomprometidos, o quadro clínico e, geralmente, mais é mais grave.
Já as gestantes com quadro de gripe H5N1, no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, estão mais propensas a internação hospitalar.
Dentre as complicações da H5N1 em crianças, destaca-se a síndrome de Reye, também associada aos quadros de Varicela. ((https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1788/influenza.htm))
Tratamento da gripe H5N1:
Não há tratamento para as aves infectadas, porém o tratamento da gripe H5N1 em pessoas deve ser indicado por um clínico geral pois consiste em usos de medicamentos analgésicos para diminuir a dor e antitérmicos para controlar a febre.
Contudo, em alguns casos o paciente apresenta vômitos, portanto, também pode ser recomendado remédios para náuseas ou receber soro diretamente na veia para hidratação do paciente.