O gripe H5N1 também conhecido como gripe das aves, ou simplesmente H5N1, é um subtipo de vírus Influenza A que pode causar doença em humanos e muitas outras espécies animais.
No entanto, raramente esta doença afeta os humanos, porém existem casos em que o vírus pode ser transmitido para os humanos.
A gripe H5N1 infecta em pássaros, principalmente aves, na Ásia, Europa, África e no Oriente Médio, com 650 casos de infecção detectados em 15 países na última década, principalmente em pessoas expostas a aves infectadas.
Os sintomas da gripe incluíam febre, dor de cabeça, tosse e mal-estar.
Origem da gripe H5N1:
O primeiro surto de gripe H5N1 provocada ocorreu em Hong Kong em 1997, porém foi controlado através do abate em massa de 1,5 Milhões de aves domésticas.
No entanto, em 2003 começou um novo surtos de H5N1 que, ao contrário do que aconteceu em 1997 não está a ser eficazmente controlada.
Além disso, o número de aves infectadas com o vírus H5N1 tem vindo a aumentar e a sua dispersão geográfica também, atingindo neste momento vários países asiáticos e, mais recentemente, a Europa.
Contudo, o número de humanos infectados também é bastante superior ao registado em 1997, o que tem gerado a preocupação de organismos internacionais que receiam a transformação desta epizootia (epidemia em animais) numa pandemia.
No entanto, ao constatar a grande dificuldade de controlar as infecções provocadas pelo vírus Influenza entre as aves e estando ciente da sua potencial transmissibilidade a humanos.
Portanto, a organização Mundial de Saúde (OMS) alertou todas as nações para que se preparassem para uma eventual pandemia de gripe provocada pelo gripe H5N1.
Vale ressaltar que, o gripe H5N1 , como os outros vírus de gripe, tem como principal reservatório as aves aquáticas migratórias que são, frequentemente, portadoras assintomáticas do vírus. ((https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/gripe-das-aves/saber-mais-gripe-das-aves.aspx#:~:text=O%20primeiro%20surto%20de%20gripe,5%20Milh%C3%B5es%20de%20aves%20dom%C3%A9sticas.))
Transmissão da gripe H5N1:
A gripe H5N1 é um vírus que pode se espalhar facilmente entre as pessoas e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer.
Além disso, as mutações remanescentes podem evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria, afirmou o líder da pesquisa, Derek Smith, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Atualmente o H5N1 pode ser transmitido de aves para aves, e de aves para humanos, porém não ocorre a transmissão de pessoa para pessoa.
A gripe H5N1 mata?
Este vírus possui duas mutações já são comuns em aves, a gripe H5N1 foi detectado pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves.
As pessoas contaminadas foram 606, das quais 357 morreram e a maior parte dos pacientes infectado teve contato próximo com as aves doentes ou mortas.