A gripe H5N1 também é conhecida como de influenza aviária ou gripe do frango, é um subtipo de vírus Influenza A.
Além disso, esta infecção é um vírus causador da gripe que atinge os seres humanos, podendo até mesmo provocar a morte.
No entanto, a gripe geralmente infecta pessoas que têm contato direto com os animais doentes, como profissionais que trabalham em granjas.
Causas da gripe H5N1:
A gripe H5N1 é causada por uma mutação do vírus Influenza A, no entanto, existem outras variações do vírus, como H7N7, H7N9 e H9N2, também já infectaram humanos. ((https://www.minhavida.com.br/saude/temas/gripe-aviaria))
A Influenza pode ser dividido em três tipos: A, B e C, o tipo A subdivide-se ainda em vários subtipos, sendo os subtipos H1N1, H2N2 e H3N2 eles são responsáveis por grandes epidemias e pandemias.
O que é gripe H5N1:
A gripe H5N1 ou a gripe aviária é um subtipo de vírus Influenza A, esta doença é responsável pela alta mortalidade das aves.
Ela também pode provocar pneumonia, dificuldade de locomoção, edema da crista e barbela, hemorragia nos músculos, e diminuição da postura de ovos. ((https://brasilescola.uol.com.br/doencas/gripedofrango.htm))
A H5N1 raramente afeta os humanos, porém existem casos em que o vírus consegue passar para os humanos, provocando sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza.
Além disso, este tipo de gripe pode ainda provocar complicações mais graves, como dificuldade respiratória, pneumonia e sangramento.
Um outro tipo de vírus que causa gripe aviária recentemente descoberto na China é o H10N3, que foi transmitido a uma pessoa causando sintomas semelhantes aos das outras gripes aviárias.
Vale citar que a H5N1 não passa de uma pessoa para a outra, sendo transmitida principalmente pelo contato com aves contaminadas pelo vírus, assim como o consumo de carne de galinhas, frangos, patos ou perus contaminados. ((https://www.tuasaude.com/gripe-das-aves/))
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da gripe H5N1:
A gripe H5N1 é uma infecção viral altamente contagioso que seja transmitida entre pássaros e, em raras ocasiões, dos pássaros aos seres humanos.
No entanto, as mutações cada vez mais patogénicos estão conduzindo à emergência de umas tensões mais perigosas.
Os sintomas da gripe H5N1 aparecem cerca de 2 a 8 dias depois do contato ou ingestão de carne de algum tipo de ave infectada.
Sendo que os primeiros sinais são semelhantes aos de uma gripe comum como, febre alta acima de 38ºC, espirros e secreção nasal, dor no corpo, fraqueza, tosse seca, mal-estar geral, dor de garganta, calafrios e dor abdominal.
Além disso, também pode haver sangramentos pelo nariz ou na gengiva e o diagnóstico somente é confirmado por um clínico geral através da realização de exames de sangue e nasal.
Pois a coleta de secreções do nariz para confirmar o tipo de vírus que está causando a infecção. ((https://www.news-medical.net/health/Bird-Flu-(H5N1)-Symptoms-(Portuguese).aspx))
Tratamento da gripe H5N1:
O tratamento da H5N1 deve ser indicado por um clínico geral pois consiste em usos de medicamentos analgésicos para diminuir a dor e antitérmicos para controlar a febre.
Além disso, em alguns casos a pessoa apresenta vômitos, também pode ser recomendado remédios para náuseas ou receber soro diretamente na veia para hidratação. ((https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/influenza-avi%C3%A1ria))
Prevenção da gripe H5N1:
A forma mais eficaz de evitar a infecção pelo vírus H5N1 da IAAP é minimizar a exposição evitando o contato direto ou próximo com aves doentes ou mortas.
Uma outra medida de prevenção são como cozinhar bem a carne de aves antes de comer e evitar o contato com qualquer tipo de aves, como pombos.
Além disso, uma outra forma de prevenção são as vacinas contra influenza A (H5N1) que foram consideradas seguras e imunogênicas. ((https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/455/prevention#:~:text=A%20forma%20mais%20eficaz%20de,pelo%20v%C3%ADrus%20H5N1%20da%20IAAP.&text=As%20vacinas%20contra%20influenza%20A,foram%20consideradas%20seguras%20e%20imunog%C3%AAnicas.))