Gripe – O que é, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber, pois. Além disso, a Gripe é uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus da Gripe. Se algo caracteriza este organismo é a sua capacidade de se espalhar. O vírus passa facilmente de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva que são expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Contacto com as mãos ou objetos contaminados também envolve uma via de infecção.
A cada epidemias de doenças respiratórias ano ocorrem em nosso país causada pela Gripe durante o outono ou inverno cedo. Embora muitos vírus respiratórios podem causar sintomas de Gripe, A e B vírus da Gripe são frequentemente responsáveis por epidemias ao final do outono ou inverno. No hemisfério norte, a Gripe aparece a cada ano entre os meses de novembro e abril, sendo mais agressivo de dezembro a março. Mas no sul, o vírus parece, no período de maio a outubro.
O que é Gripe? Também conhecida como influenza, a Gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A Gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante da Gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da Gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. A Gripe também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.
Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de Gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a Gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.
Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a Gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.
Sintomas da Gripe: Uma das principais características da Gripe, em oposição ao resfriado, é a forma como os sintomas se iniciam. No resfriado, o quadro começa de forma branda e vai se agravando progressivamente nas 48 a 72 horas seguintes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Na Gripe os sintomas surgem de forma súbita e antes do fim do dia o paciente já se encontra claramente doente, abatido na cama. Em alguns casos, o início dos sintomas é tão abrupto que o paciente consegue até dizer que horas eram e o que estava a fazer no momento em que a Gripe surgiu.
A gravidade dos sintomas depende do grau virulência da cepa do influenza e da capacidade do nosso sistema imunológico em lidar com o vírus. A Gripe pode causar desde sintomas brandos, quase imperceptíveis, até um quadro clínico grave, com infecção pulmonar e risco de morte. Mas, na imensa maioria dos casos, mesmo naqueles que desenvolvem sintomas relevantes de Gripe, o quadro costuma ter um curso benigno, com resolução espontânea dentro de 1 semana.
Em geral, quando o paciente contaminado desenvolve sintomas, os mais comuns são:
- Febre alta, geralmente acima dos 38ºC.
- Calafrios.
- Tosse, que pode ser seca ou com expectoração.
- Dor de cabeça.
- Cansaço.
- Dor muscular e/ou nas articulações.
- Coriza.
- Dor de garganta.
Sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, podem ocorrer, principalmente nas crianças, mas não são comuns na Gripe do adulto. Excepcionalmente, algumas cepas podem provocar esses sintomas nos adultos, como ocorreu na epidemia de Influenza A (H1N1) de 2009, quando a frequência de sintomas gastrointestinais foi mais elevada que o habitual dos casos de Gripe.
Tratamento Para Gripe: Até há um antiviral específico para a Gripe, o fosfato de oseltamivir, ou Tamiflu, que acelera a recuperação e previne complicações. Mas como a doença costuma ir embora sozinha depois de uma semana, geralmente o médico prescreve apenas remédios que controlam o mal-estar e outros sintomas da Gripe.
Chás e outras bebidas quentes suavizam o cansaço, a dor de garganta, a tosse e a congestão nasal. Aliás, uma hidratação adequada deixa o corpo mais preparado para combater a infecção, por isso todo profissional recomenda beber bastante água.
A alimentação equilibrada também integra o tratamento. Cenoura, vegetais escuros e a abóbora são fontes de betacaroteno, nutriente que estimula os pulmões a expectorar o muco. Já a canja da vovó fornece anti-inflamatórios naturais e substâncias que reforçam o sistema imunológico.