A Guabiroba da Mata (Campomanesia xanthocarpa) é o fruto de uma planta de origem brasileira, cujo nome é originado da língua guarani, que quer dizer, árvore da casca amarga. Ela é conhecida popularmente por gabiroba, guabirova, guavirova, gavirova ou araçá-congonha.
Importante
Não se deve mastigar a casca da Guabiroba da Mata ou suas sementes pois, estas contêm compostos que são tóxicos ao nosso organismo. A menos que as use após a infusão.
A Guabiroba da Mata é extremamente rica em carboidratos, proteínas, niacina, sais minerais (ferro, fósforo, cálcio), vitaminas do complexo B. A Guabiroba da Mata pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.
Benefícios da Guabiroba da Mata para saúde
Para a Memória:
Das folhas da Guabiroba da Mata se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.
Para Combater Problemas Urinários:
A infusão da casca da árvore da Guabiroba da Mata se usa para tratar problemas urinários diversos e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um poderoso relaxante muscular.
Para Combater a Dor de Dente:
A Guabiroba da Mata é um das mais simples e mais eficazes maneiras de acabar com a dor de dente de forma natural.
Para Beleza:
As funções antioxidantes da Guabiroba da Mata também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis adequada de vitamina C, prevenindo o aparecimento das rugas.
Para Controlar a Asma:
O vitamina C presente na Guabiroba da Mata, também ajuda a reduzir os sintomas de asma. Pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Feridas e Infecções da Boca:
A medicina indígena aplica a Guabiroba da Mata (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto.
Para Contra o Estresse:
A vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Por isso a Guabiroba da Mata é recomendada para controlar o estresse.
Para Tratar Distúrbios:
Dentre as propriedades desta planta estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, por exemplo, é encontrada principalmente nas folhas e cascas da Guabiroba da Mata e por isso esta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com esta planta são: cistite e uretrite.
Para Reduzir os Níveis de Glicose:
Na medicina popular, a Guabiroba da Mata também é muito usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado.
Para a Dieta:
Os carboidratos são um nutriente importante que não deve ser completamente excluído da dieta, pois parte de sua contribuição é recomendada.
Para a Saúde da Pele:
A vitamina C encontrada na Guabiroba da Mata é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do coração, a proteger de certas doenças degenerativas e além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas, por isso é importantes incorporá-la na nossa dieta de forma adequada.
Para Disenteria:
A infusão da pele dos frutos da Guabiroba da Mata é usada no tratamento de processos catarrais, diarreia e disenteria.
Para Saúde do Coração:
A vitamina C Presente na Guabiroba da Mata é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial.
Portanto, o consumo de vitamina C ajuda a diminuir dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.
Para o Tratamento do Câncer:
Estudos realizados descobriram que um alto consumo de Guabiroba da Mata ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer.
Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina C está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.