H3N2 é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e em alguns causos pode causa problemas respiratórias graves.
Além disso, este vírus tem a tendência de ser transmitido facilmente, podendo também causar pandemias.
Os sinais e sintomas da H3N2 são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
Entretanto, a doença tem início com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.
A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias e os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.
Além disso, em alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. ((https://www.saude.ms.gov.br/h3n2-ses-orienta-populacao-sobre-os-cuidados-contra-a-influenza-em-ms/))
H3N2 causa problemas respiratórias graves:
O vírus H3N2 causa uma ameaça para o pulmão, isso porque, existe o risco de o vírus provocar uma inflamação no órgão, que dificulta seu funcionamento e abre caminho para uma bactéria oportunista, explica Helio Magarinos Torres.
Além disso, esse quadro pode chegar em uma pneumonia ou insuficiência respiratória aguda, condição capaz de levar à morte.
Por outro lado, quando o pulmão tem dificuldade de enviar oxigênio para os órgãos, todo o corpo é afetado, acrescenta Torres Filho.
No entanto, em caso mais leves ela causa uma inflamação simples, como uma otite ou sinusite, porém o tratamento deve ser feito rápido e de forma correta para não causar complicações como pneumonia.((https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-quais-sao-as-complicacoes-mais-perigosas/))
Afinal, a H3N2 pode matar?
A H3N2 é um vírus que pode causar febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, e mal-estar intenso, a gripe é considerada uma doença comum e de risco moderado porém alguns casos graves podem levar à morte.
Além disso, o vírus da influenza A sofre variações isso significa que pode ser tornar mais perigosa.
Portanto, é importante ficar atento aos sintomas e procure sua Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
Um forma de evitar esta doença é tomar alguns cuidados diários para se prevenir, como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, usar máscaras descartáveis, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações. ((https://www.assisbrasil.ac.gov.br/post/cuide-se-gripe-h3n2-pode-matar-procure-a-unidade-de-sa%C3%BAde-mais-pr%C3%B3xima-de-sua-casa))
Complicações da H3N2:
As complicações mais comuns da influenza são a pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite, desidratação.
Além disso, as complicações piora caso tive doenças crônicas como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes, pneumonia primária por Influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares. ((http://www.sopterj.com.br/respirar/perguntas-frequentes/o-que-e-o-gripe-influenza/))