O subtipo H3N2 do vírus da Influenza causa problemas respiratórios clássicos, mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, grávidas, crianças e portadores de comorbidades. ((https://novadiagnostico.com.br/influenza-h3n2-o-que-e-o-virus-sintomas-da-gripe-e-como-se-prevenir/))
Além disso, este vírus é uma doença que provoca febre, dores de garganta e outros sintomas mais graves que pode ate mesmo causar a morte. ((https://www.pref.aichi.jp/global/pt/living/medical/influenza.html))
Transmissão da H3N2:
O vírus da H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, por exemplo quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala isso faz com que pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas.
Dessa forma o vírus entra no nosso organismo pelo nariz, onde se multiplica, disseminando-se para a garganta e para o restante das vias respiratórias, incluindo os pulmões.
No entanto, depois são necessários entre 1 a 4 dias até ao aparecimento dos sintomas é o chamado período de incubação.
Além disso, ao detectar o vírus, o nosso sistema imunitário inicia um processo de defesa que vai sendo apurado enquanto atua.
Contudo, o processo de defesa está associado aos sintomas da doença e, de um modo geral, resulta na eliminação do vírus em cerca de uma semana.
Diagnóstico da H3N2:
O diagnóstico da H3N2 baseia-se no isolamento do vírus e na identificação do genoma viral.
Além disso, estes exames são apenas usados em situações especiais como em casos que levaram a hospitalização, e em grávidas e crianças com sintomas severos.
Contudo, o diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente, os testes de diagnóstico de gripe podem ser realizados através da análise de secreções respiratórias da garganta ou nariz, ou do sangue.
Entretanto, as amostras devem ser recolhidas nos primeiros 4-5 dias da doença após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Além disso, os seus resultados são conhecidos entre 2 horas a 2 semanas, dependendo do tipo de procedimento laboratorial utilizado.
Os testes de diagnóstico rápido podem confirmar a doença em pouco mais de 30 minutos, porém a sua capacidade para detectar a gripe varia significativamente.
Duração da gripe H3N2:
A duração da H3N2 em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é até 07 dias.
Cuidados e prevenção da H3N2:
Além disso, para prevenir a contaminação pelo Influenza A é necessário adotar alguns cuidados e protocolos utilizados na prevenção da Covid-19.
Portanto, é recomendado que pacientes com sintomas respiratórios realizem os testes de detecção do coronavírus e da influenza.
Os cuidados preventivos incluem:
- Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Proteger o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Usar máscara;
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Deixe o ambiente ventilado;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Não fique em locais com aglomerações e ambientes fechados;
- Faça hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
No entanto, em caso de gripe H3N2, procure um médico ou a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento da doença.