Hanseníase – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, a Hanseníase é uma infecção bacteriana crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente os nervos das extremidades, o revestimento do nariz e as vias respiratórias superiores. A Hanseníase produz feridas cutâneas, danos nos nervos e fraqueza muscular.
Se não for tratada, pode causar uma desfiguração severa e uma incapacidade significativa. A Hanseníase é uma das doenças mais antigas da história registrada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira referência escrita conhecida sobre Hanseníase é de 600 A.C.
A Hanseníase é comum em muitos países, especialmente aqueles com climas tropicais ou subtropicais. No entanto, não é tão comum nos Estados Unidos. O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas informa que apenas 100 a 200 novos casos são diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano.
Causas da Hanseníase: A Hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que tem uma afinidade especial pelas células da pele e células nervosas. Os pacientes infectados eliminam os bacilos através das secreções nasais, gotículas da fala, da tosse ou do espirro. Os pacientes já tratados e que receberam alta não transmitem mais o bacilo e aqueles em tratamento regular já não o fazem desde as primeiras doses da medicação.
Embora transmissível, a Hanseníase não é uma doença de alta contagiosidade.
Como a Hanseníase se Expande?
A Hanseníase se espalha através do contato com o muco de uma pessoa infectada. Isso geralmente ocorre quando a pessoa infectada espirra ou tossi. A doença não é altamente contagiosa. O contato repetido e fechado com uma pessoa não tratada pode levar a contratar lepra.
As bactérias responsáveis pela Hanseníase se multiplicam muito devagar. A doença tem um período de incubação (o tempo entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas) de até cinco anos. Os sintomas podem não aparecer durante 20 anos.
De acordo com o New England Journal of Medicine , um tatado nativo do sul dos Estados Unidos também pode transportar e transmitir a doença aos humanos.
Sintomas da Hanseníase: Os principais sintomas da Hanseníase incluem:
As lesões cutâneas diminuíram a sensação ao toque, à temperatura ou à dor. Eles não se curam depois de várias semanas e são mais leves do que o tom normal da pele.
Tratamentos da Hanseníase: O WHO desenvolveu uma terapia multidrogas em 1995 para curar todos os tipos de Hanseníase. Está disponível gratuitamente em todo o mundo. Além disso, vários antibióticos tratam a lepra matando a bactéria que a causa. Esses antibióticos incluem:
- Dapsona
- Rifampicina
- Clofazamina
- Minociclina
- Ofloxacin
Seu médico pode prescrever mais de um antibiótico ao mesmo tempo. Eles também podem querer que você tome uma medicação anti-inflamatória, como aspirina, prednisona ou ortoidomida. Você nunca deve tomar talidomida se estiver ou pode engravidar. Pode produzir defeitos de nascimento severos.