Hematoma Subdural – O que é, Causas e Tratamentos é um aglomerado de sangue na superfície do cérebro. Alem disso, Hematoma Subdural é conhecido como um acúmulo de sangue nos espaços meninges, mais especificamente abaixo da dura-máter, resultado de um trauma cerebral sem fraturas dos ossos do crânio.
Estes hematomas são de tamanhos variados, podem aparecer imediatamente, aos poucos ou depois de vários meses após o traumatismo. Eles são classificados de acordo com o momento que aparecem os seus sintomas.
O que é Hematoma Subdural: O hematoma subdural é a acumulação de sangue entre o encéfalo e o crânio. Geralmente são causados por traumas na cabeça. O sangue irá se acumular entre as camadas de tecido que envolvem o cérebro. O hematoma subdural ocorre entre a camada dura-máter, a mais externa, e a camada seguinte, a aracnoide. O hematoma subdural pode levar a morte.
Causas: O hematoma subdural ocorre quando uma veia se rompe entre o crânio e a superfície do cérebro. As principais causas disso são.
- Acidente de carro.
- Golpe na cabeça.
- Queda.
- Em casos raros, o problema pode ocorrer após uma punção lombar.
Fatores de Risco: Idosos correm maior risco de desenvolver o hematoma subdural crônico porque o encolhimento do cérebro faz com que essas pequenas veias fiquem mais vulneráveis a se romper. Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, abusam de álcool, tem quedas recorrentes e sofreram repetidas lesões craniana correm maior risco de desenvolver o problema.
Sintomas de Hematoma Subdural: Os sintomas do hematoma subdural variam de acordo com a sua extensão, idade da pessoa e outras condições médicas do paciente. Quando o sangramento é repentino e severo a pessoa pode perder a consciência e entrar em coma imediatamente. Em casos menos graves a pessoa pode parecer normal nos dias após a lesão na cabeça, mas lentamente tornar-se confusa e então ficar inconsciente.
Outros Sintomas do Hematoma Subdural são:
- Dor de cabeça.
- Confusão.
- Mudança de comportamento.
- Tonturas.
- Náuseas e vômito.
- Letargia ou sonolência excessiva.
- Fraqueza.
- Apatia.
- Incapacidade de falar.
- Problemas de visão.
Tratamento: O hematoma subdural agudo só pode ser tratado na sala de emergência. O cérebro pode se inchar devido à lesão cefálica, provocando um aumento da pressão na cabeça (pressão intracraniana). Se houver um aumento de pressão no cérebro, o cirurgião aliviará a pressão perfurando pequenos orifícios no crânio. Um procedimento cirúrgico chamado craniotomia poderá ser usado para remover um hematoma subdural grande.
Geralmente, isso é feito para tratar hematomas subdurais agudos. Nesse procedimento cirúrgico, o cirurgião remove parte do crânio para que o coágulo ou o hematoma saiam. O hematoma é removido usando-se sucção e irrigação.
Um orifício de trepanação também pode ser usado para drenar hematomas menores. Primeiramente, o cirurgião cria pequenos orifícios no crânio e coloca tubos de borracha neles. O sangue do hematoma sai através desses orifícios. O médico poderá prescrever medicamentos anticonvulsivos para tratar ou prevenir convulsões que possam ser causadas pelo hematoma subdural. Medicamentos também podem ser usados para tratar a lesão cefálica. Corticosteroides costumam ser prescritos para reduzir a inflamação no cérebro.