Hemocromatose – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, a Hemocromatose é uma doença que resulta do depósito de Ferro nos tecidos orgânicos, em razão do seu excesso, principalmente no fígado, pâncreas, coração e hipófise, órgãos que podem progressivamente ter suas funções prejudicadas. A Hemocromatose hereditária é uma predisposição para a absorção excessiva do Ferro contido na alimentação, sendo que as alterações genéticas ainda não são totalmente conhecidas.
Nesta doença pode chegar a ser absorvido até 4 mg/dia de Ferro, contra uma absorção normal da ordem de 1 mg/dia. O Ferro ingerido é absorvido nas vilosidades intestinais (duodeno e jejuno proximal) ou liberado no sangue pela destruição das hemácias. O organismo não dispõe de nenhum mecanismo para eliminar o excesso dele.
Em quantidades fisiológicas, o Ferro é um elemento essencial ao organismo, mas em excesso ele pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências diferentes em cada um deles.
A Hemocromatose adquirida deve-se principalmente ao acúmulo de Ferro causado pelas hemoglobinopatias, em que a destruição das hemácias libera uma grande quantidade de Ferro no sangue. Outra causa da Hemocromatose adquirida é a administração excessiva de Ferro, seja por múltiplas transfusões sanguíneas, seja pelo tratamento equivocado de uma anemia ou por automedicação.
Causas da Hemocromatose: A doença pode ser de dois tipos: hereditária ou secundária. A causa mais comum é aquela determinada por condições genéticas. A Hemocromatose hereditária, exemplo clássico de desordem genética (que pode acometer em torno de 0,5% da população geral), altera o controle de absorção de Ferro pelo intestino que, além de inapropriada, resulta em acúmulo e toxicidade de diferentes tecidos.
É necessário não se esquecer de anemias hereditárias também relacionadas a sobrecarga de Ferro, como por exemplo a Beta-talassemia. Embora menos comuns, são extremamente preocupantes em termos de saúde pública: transfusão crônica de sangue e tratamento oral ou venoso feito inadvertidamente com derivados de Ferro.
Sintomas da Hemocromatose: Muitas pessoas com Hemocromatose não apresentam sintomas visíveis. Quando os sintomas existem, eles podem variar de pessoa para pessoa.
Alguns Sintomas Comuns Incluem:
- fadiga
- Um pequeno desejo sexual
- impotência
- dor abdominal
- energia baixa
- Dor nas articulações
Tratamentos da Hemocromatose: Os tratamentos da Hemocromatose consistem na diminuição da quantidade de Ferro no organismo através da retirada de sangue.
Os Medicamentos Mais Usados Para o Tratamento da Hemocromatose São:
- Durateston
- Epocler
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.