Hepatite A – Causas, Sintomas e Tratamentos dessa doença benigna. Além disso, a Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos.
A Hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, daí que seja mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico, e incida, principalmente, em crianças e adolescentes.
Causas: É causada pelo vírus da Hepatite A. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa infectada pela Hepatite A elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico, as pessoas que tomarem essa água contaminada ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água, podem se infectar com a Hepatite A, assim como ao comer marisco ou frutos do mar crus, de água poluída com esgoto.
Outra forma de transmissão é decorrente da falta de higiene adequada após evacuar, quando alguém infectado com o vírus da Hepatite A manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro.
É muito frequente a contaminação da Hepatite A entre crianças, que muitas vezes não lavam bem as mãos, pegam brinquedos que outras crianças vão pegar, e muitas vezes levam os brinquedos e as mãos à boca, dessa forma ingerindo o vírus.
Sintomas: Os sinais e sintomas geralmente aparecem 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus da Hepatite A, que é o período de incubação do vírus. Entre os principais sintomas da Hepatite A, estão:
- Fadiga;
- Náusea e vômitos;
- Dor ou desconforto abdominal, especialmente na área próxima ao fígado;
- Perda de apetite;
- Febre baixa;
- Urina escura;
- Dor muscular;
- Amarelamento da pele e olhos (icterícia).
Geralmente dura menos de dois meses, mas pode perdurar até seis meses eventualmente. Raramente a Hepatite A pode apresentar uma forma grave, chamada fulminante, que pode levar a óbito rapidamente.
Nem todas as pessoas com Hepatite A desenvolvem sintomas, ou seja, existem casos de infecção assintomática e outras podem ser subclínicas, onde existem poucos sintomas e pode passar despercebida.
Prevenção: A prevenção se faz através da adoção de medidas higiênicas, como:
- Lavar bem as mãos antes de comer ou manipular alimentos;
- Lavar os alimentos antes de comê-los;
- Usar água potável ou fervida para beber e cozinhar;
- Saneamento básico de qualidade, com tratamento de águas e esgotos;
Tratamentos: Não existem medicamentos específicos para tratar a Hepatite A. Trata-se, essencialmente, com repouso, durante a fase aguda, até que os valores das análises hepáticas voltem ao normal e a maioria das pessoas restabelece-se completamente em cinco semanas.
Quando se aconselha repouso isso não significa que a pessoa infectada pela Hepatite A se permaneça na cama mas sim que devem ser evitados grandes esforços físicos.
Obs: Marque uma consulta com seu médico se você tem sintomas similares aos da Hepatite A. Se você foi exposto ao vírus, pode prevenir a infecção da Hepatite A tomando uma vacina contra Hepatite A ou imunoglobulina em até duas semanas após a entrar em contato com o vírus.