Hepatite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos. Além disso, a hepatite refere-se a uma condição inflamatória do fígado. É comumente causada por uma infecção viral, mas existem outras possíveis causas de hepatite. Estes incluem hepatite auto-imune e hepatite que ocorre como resultado secundário de medicamentos, drogas, toxinas e álcool. A hepatite auto-imune é uma doença que ocorre quando seu corpo faz anticorpos contra o tecido do fígado.
Seu fígado está localizado na parte superior direita do abdômen. Ele desempenha muitas funções críticas que afetam o metabolismo em todo o seu corpo, incluindo:
- Produção biliar, que é essencial para a digestão
- Filtragem de toxinas do seu corpo
- Excreção de bilirrubina (um produto de glóbulos vermelhos quebrados), colesterol, hormônios e drogas
- Degradação de carboidratos, gorduras e proteínas
- Ativação de enzimas, que são proteínas especializadas essenciais para as funções corporais.
- Armazenamento de glicogênio (uma forma de açúcar), minerais e vitaminas (A, D, E e K)
- Síntese de proteínas do sangue, como a albumina
- Síntese de fatores de coagulação
Quando seu fígado deixa de funcionar normalmente, pode ocorrer uma insuficiência hepática. As complicações da insuficiência hepática pode provocar vários distúrbios. Então, confira Hepatite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.
Os 5 Tipos de Hepatite Viral: As infecções virais do fígado que são classificadas como hepatite incluem hepatite A, B, C, D e E. Um vírus diferente é responsável por cada tipo de hepatite transmitida por via viral.
A hepatite A é sempre uma doença aguda e de curto prazo, enquanto a hepatite B, C e D são mais susceptíveis de se tornarem em curso e crônicas. A hepatite E geralmente é aguda, mas pode ser particularmente perigosa em mulheres grávidas.
Hepatite A: A hepatite A é causada por uma infecção pelo vírus da hepatite A (HAV). Este tipo de hepatite é mais comumente transmitido pelo consumo de alimentos ou água contaminada por fezes de uma pessoa infectada com hepatite A.
Hepatite B: A hepatite B é transmitida através do contato com fluidos corporais infecciosos, como sangue, secreções vaginais ou sêmen, contendo o vírus da hepatite B (VHB). O uso de drogas por injeção, ter relações sexuais com um parceiro infectado ou compartilhar máquinas de barbear com uma pessoa infectada aumenta seu risco de contrair hepatite B. Estima-se pelo CDC que 1,2 milhão de pessoas nos Estados Unidos e 350 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com esta doença crônica.
Hepatite C: A hepatite C provém do vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C é transmitida através do contato direto com fluidos corporais infectados, tipicamente através do uso de drogas injetáveis e contato sexual. O HCV está entre as infecções virais do sangue mais comuns nos Estados Unidos. Aproximadamente 2,7 a 3,9 milhões de americanos vivem atualmente com uma forma crônica desta infecção.
Hepatite D: Também chamado de hepatite delta, a hepatite D é uma doença hepática grave causada pelo vírus da hepatite D (HDV). HDV é contraído através do contato direto com sangue infectado. A hepatite D é uma forma rara de hepatite que só ocorre em conjunto com a infecção por hepatite B. O vírus da hepatite D não pode se multiplicar sem a presença de hepatite B. É muito incomum nos Estados Unidos.
Hepatite E: A hepatite E é uma doença transmitida pela água causada pelo vírus da hepatite E (HEV). A hepatite E é encontrada principalmente em áreas com saneamento pobre e geralmente resulta da ingestão de matéria fecal que contamina o abastecimento de água. Esta doença é incomum nos Estados Unidos. No entanto, os casos de hepatite E foram relatados no Oriente Médio, Ásia, América Central e África, de acordo com o CDC .
Causas: Causas de hepatite não infecciosa
Álcool e outras toxinas: O consumo excessivo de álcool pode causar danos ao fígado e inflamação. Isso às vezes é referido como hepatite alcoólica. O álcool prejudica diretamente as células do fígado. Ao longo do tempo, pode causar danos permanentes e causar insuficiência hepática e cirrose , um espessamento e cicatrização do fígado. Outras causas tóxicas da hepatite incluem o uso excessivo ou a sobredosagem de medicamentos e a exposição a venenos.
Resposta do Sistema Autoimune: Em alguns casos, o sistema imunológico congela o fígado como um objeto prejudicial e começa a atacá-lo. Provoca inflamação contínua que pode variar de leve a grave, muitas vezes dificultando a função hepática. É três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas Comuns: Se você tem formas infecciosas de hepatite que são crônicas, como hepatite B e C, você pode não ter sintomas no início. Os sintomas podem não ocorrer até o dano afetar a função hepática. Sinais e sintomas de hepatite aguda aparecem rapidamente. Eles incluem:
- fadiga
- sintomas como os da gripe
- Urina escura
- Fezes pálidas
- dor abdominal
- perda de apetite
- Perda de peso inexplicada
- Pele e olhos amarelos, que podem ser sinais de icterícia
A hepatite crônica se desenvolve lentamente, então esses sinais e sintomas podem ser muito sutis para se notar.
Tratamentos: É tratada terminadas pelo tipo de hepatite que você tem e se a infecção é aguda ou crônica.
Hepatite A: A hepatite A geralmente não requer tratamento porque é uma doença de curto prazo. O descanso na cama pode ser recomendado se os sintomas causarem grande desconforto. Se você tiver vômitos ou diarreia, siga as ordens do seu médico para a hidratação e nutrição.
A vacina contra hepatite A está disponível para prevenir esta infecção. A maioria das crianças inicia a vacinação entre 12 e 18 meses de idade. É uma série de duas vacinas. A vacinação para a hepatite A também está disponível para adultos e pode ser combinada com a vacina contra a hepatite B.
Hepatite B: A hepatite B aguda não requer tratamento específico.
A hepatite B crônica é tratada com medicamentos antivirais. Esta forma de tratamento pode ser dispendiosa porque deve continuar durante vários meses ou anos. O tratamento para hepatite B crônica também requer avaliações médicas regulares e monitoramento para determinar se o vírus está respondendo ao tratamento.
A hepatite B pode ser prevenida com a vacinação. O CDC recomenda a vacinação contra a hepatite B para todos os recém-nascidos. A série de três vacinas é normalmente completada nos primeiros seis meses de infância. A vacina também é recomendada para todos os profissionais de saúde e médicos.
Hepatite C: Os medicamentos antivirais são usados para tratar formas agudas e crônicas de hepatite C. As pessoas que desenvolvem hepatite C crônica são tipicamente tratadas com uma combinação de terapias de drogas antivirais. Eles também podem precisar de testes adicionais para determinar a melhor forma de tratamento.
As pessoas que desenvolvem cirrose (cicatrização do fígado) ou doença hepática como resultado da hepatite C crônica podem ser candidatas a um transplante de fígado. Atualmente, não há vacinação para hepatite C.
Hepatite D: Não existem medicamentos antivirais para o tratamento da hepatite D neste momento. De acordo com um estudo de 2013 , um medicamento chamado interferão alfa pode ser usado para tratar a hepatite D, mas mostra apenas melhora em cerca de 25 a 30 por cento das pessoas. A hepatite D pode ser evitada através da vacinação contra a hepatite B, uma vez que a infecção com hepatite B é necessária para que a hepatite D se desenvolva.
Hepatite E: Atualmente, não há terapias médicas específicas disponíveis para tratar a hepatite E. Por causa da infecção muitas vezes aguda, ela geralmente resolve por conta própria. As pessoas com este tipo de infecção são freqüentemente recomendadas para descansar adequadamente, beber bastante líquido, obter nutrientes suficientes e evitar o álcool. No entanto, as mulheres grávidas que desenvolvem essa infecção precisam de monitoramento e cuidados próximos.
Hepatite Auto-Imune: Os corticosteroides, como prednisona ou budesonida, são extremamente importantes no tratamento precoce da hepatite auto-imune. Eles são efetivos em cerca de 80% das pessoas com essa condição. Azothioprine ( Imuran ), uma droga que suprime o sistema imunológico, é freqüentemente incluída no tratamento. Pode ser usado com ou sem esteróides.
Outras drogas imunossupressoras como micofenolato (CellCept), tacrolimus (Prograf) e ciclosporina (Neoral) também podem ser usadas como alternativas à azatioprina para tratamento.
Dicas Para Prevenir: Praticar uma boa higiene é uma maneira fundamental de evitar a contração de hepatite A e E. Se você estiver viajando para um país em desenvolvimento, você deve evitar:
A hepatite B, C e D contraída através de sangue contaminado podem ser prevenidas por:
- Não compartilhando agulhas de drogas
- Não compartilhando navalhas
- Não usando a escova de dentes de outra pessoa
- Não tocando sangue derramado
A hepatite B e C também podem ser contratadas através de relações sexuais e contato sexual íntimo. Praticar sexo seguro usando preservativos e dentes dentários pode ajudar a diminuir o risco de infecção