A heterocromia geralmente é benigna, não é uma doença ocular e não afeta a acuidade visual, a pessoa pode nascer com a doença ou pode se tornar aparente na infância. Já que a íris atinge sua quantidade total de melanina.
O que é heterocromia?
A heterocromia é quando as íris de uma pessoa são de cores diferentes. Existem alguns tipos. Heterocromia completa é quando uma íris é uma cor diferente da outra. Quando parte de uma íris é uma cor diferente do resto, isso é chamado de parcial. A central é quando há um anel interno com uma cor diferente da área externa da íris.
Mas o que causa e as pessoas com a doença devem estar preocupadas?
Causas da heterocromia:
Existem muitos tipos e causas de heterocromia. Um bebê pode nascer com ele ou desenvolvê-lo logo após o nascimento. Nestes casos, é chamada congênita.
Na maioria dos casos, as crianças nascidas com não terão outros sintomas. Eles não têm nenhum outro problema com os olhos ou com a saúde geral. No entanto, em alguns casos, pode ser um sintoma de outra condição.
Causas de heterocromia em crianças podem incluir:
- Síndrome de Horner (paralisia óculo-simpática);
- De Sturge-Weber (angiomatose encefalotrigeminal);
- Síndrome de Waardenburg;
- Piebaldismo;
- Doença de Hirschsprung;
- Síndrome de Bloch-Sulzberger (Síndrome de
- Incontinentia Pigmenti);
- Neurofibromatose;
- Esclerose Tuberosa;
- Síndrome de Parry-Romberg;
- Além disso, melanose ocular.
Quando uma pessoa recebe mais tarde na vida, isso é chamado de adquirida.
Causas da heterocromia adquirida incluem:
- Lesão ocular;
- Sangramento no olho;
- Cirurgia ocular;
- Além disso, síndrome de Horner adquirida;
- Glaucoma e alguns medicamentos usados para tratar;
- Latisse (medicamento para Glaucoma);
- Melanose ocular;
- Além disso, síndrome de Posner-Schlossman.
Diagnóstico e tratamento da heterocromia:
Se o seu filho tiver, ele ou ela deve ser examinado por um oftalmologista. Além disso, o oftalmologista confirmará a aparência da heterocromia e procurará por quaisquer causas subjacentes. Na maioria dos casos, não haverá doença ou condição relativa que cause a variação da cor dos olhos. No entanto, é importante descartar essas condições.
Se você tiver quando adulto ou se mudar de aparência, consulte seu oftalmologista. Além disso, ele pode realizar um exame oftalmológico detalhado para descartar as causas subjacentes e elaborar um plano de tratamento, se necessário.
O tratamento para a heterocromia concentra-se no tratamento de quaisquer causas subjacentes para a condição. Além disso, se não houver outros problemas com os olhos, nenhum tratamento poderá ser necessário para pele.