Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » Hibisco – o que é, para que serve e como usar!

Hibisco – o que é, para que serve e como usar!

O hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e problemas no fígado.

Também é conhecido popularmente como Rosa-da-china, Mimo-de-vênus, Flor-de-graxa, Graxa-de-estudante e Goela-de-leão, mas seu nome científico é Hibiscus rosa-sinensis. Essa planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais e alguns mercados com o preço médio de 12 reais.

Hibisco
Hibisco

Suas flores podem ser usadas em chás ou saladas, e outras partes da planta podem ser usadas ​​para fazer geleias, sopas e molhos, sendo, por isso, uma forma muito versátil de melhorar a saúde.

O que é Hibisco:

O Hibisco é uma planta originária da China, sudeste da Ásia e Ilhas Polinésias. Da família Malvaceae, de clima tropical, ela floresce o ano inteiro em regiões quentes. É conhecida popularmente como cardado, ibisco, vinagreira, caruaru-azedo e outros nomes.

Essa flor é o símbolo do Havaí e é uma planta muito cultivada no Brasil. Possui vários usos, tanto medicinais quanto na área de cosméticos. Na África do Norte é usado como refrescante natural para o corpo.

O Hibisco é muito conhecida e utilizada em nosso país, seu principal uso é no tratamento da depressão e também na redução das taxas de colesterol. Alguns tipos de Hibiscos podem ainda ser utilizados na área de cosmética para os cabelos. Veja agora mais benefícios e usos que está planta pode nos trazer.

Para que Serve o Hibisco:

O Hibisco tem vários benefícios e, por isso, ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. Esta planta é bom para:

1. Controla a Pressão Sanguínea:

De acordo com um relatório da Associação Americana do Coração, publicado em 2008, o chá de Hibisco ajuda a diminuir a pressão em indivíduos que quadros leves de hipertensão. Como essa bebida possui propriedades anti-inflamatórias, ela reduz a pressão em até 10 pontos. Para isso, é necessária a ingestão diária de ao menos 3 xícaras do chá.

2. Reduz o Colesterol e os Triglicerídeos:

O chá desta planta puro, sem adição de adoçantes, é capaz de reduzir o colesterol LDL (o chamado “ruim”) e os triglicerídeos, sendo indicado para pessoas que possuem transtornos ligados ao excesso de açúcar, como o diabetes. Por isso, ele é ótimo para proteger contra doenças cardíacas e vasculares.

3. Protege o Fígado:

Se você tem problemas hepáticos, o chá de Hibisco poder ser um grande aliado, de acordo com um estudo publicado em 2000. Ele tem propriedades antioxidantes, que neutralizam radicais livres presentes em tecidos e células, podendo, inclusive, aumentar a vida útil de alguns órgãos como o fígado.

4. Propriedades Anticâncer:

O chá desta planta contém um ácido protocatecuico, que naturalmente tem uma função antitumoral. Uma pesquisa da Universidade Chung Shan, de Taiwan, mostrou que a bebida retarda o crescimento de células cancerosas, fazendo com que elas enfrentem a apoptose, isto é, que se programem automaticamente para “morrer”.

5. Alivia a Dor Menstrual:

Esta dica vai para as mulheres: o chá de Hibisco promete um equilíbrio hormonal capaz de reduzir os sintomas ruins da menstruação, como as mudanças de humor, a depressão e, principalmente, as dores desse momento. Vale a pena o teste, não acham?

6. Antidepressivo Natural:

Outra vantagem excelente do chá desta planta é a sua propriedade antidepressiva, resultante de vitaminas e minerais flavonoides. Assim, ele é capaz de acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade e a depressão.

7. Melhora a Digestão e Ajuda a Perder Peso:

O chá de Hibisco é um excelente diurético natural e regula a micção e os movimentos intestinais. Por isso, ele é ótimo para quem sofre de constipação e até ajuda a perder peso, já que ele faz seu corpo absorver menos a glicose e o amido.

Como Usar o Hibisco:

A parte utilizada desta planta é a flor, e o chá dessa planta é muito utilizado para ajudar no emagrecimento.

Para fazer chá de hibisco: adicionar 2 colheres de sopa cheias de flores Hibisco seco, 2 sachês ou 1 colher de chá do pó em 1 litro de água em início de fervura. Desligar o fogo e abafar o recipiente por dez minutos, coar e beber.

Para emagrecer, deve-se tomar 3-4 xícaras de chá de Hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Existem ainda as cápsulas que contêm Hibisco em pó no seu interior. Estas cápsulas normalmente são vendidas para quem está tentando emagrecer e seu uso deve ser feito de acordo com as indicações da caixa, uma vez que variam de acordo com a marca.

Efeitos Colaterais do Hibisco:

Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir esta planta em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.

Contraindicação do Hibisco:

O Hibisco está contraindicado para pessoas com pressão baixa, durante a gravidez ou amamentação, períodos de TPM e mulheres que estejam tentando engravidar, pois altera os hormônios e pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.