O hibisco é um arbusto lenhoso que produz folhas e flores exuberantes de diversas cores, no Brasil, é muito comum e encontramos enfeitando praças e jardins. ele possui muitos benefícios para saúde, pois é rico em vários nutrientes. Além disso, devido a sua baixa quantidade de calorias, gerou-se algumas dúvidas se o hibisco emagrece ou engorda.
Além disso, ele possui fibras muito fortes, e entre outras utilidades, é usada para fazer saias de capim na Polinésia, e até perucas. Trata-se de uma das fibras naturais mais procuradas na indústria. É a flor, nacional da Coreia do Sul, e em países latino americanos e na Europa, que é mais usadas no corante de alimentos.
O hibisco pode ser consumido para tratar doenças nervosas, câncer, doenças cardíacas, podendo ser usado como laxante suave e excelente diurético. Além disso, ele é um antioxidante natural muito rico em vitamina C, o ácido ascórbico. E funciona no organismo como laxante e diurético
Valor nutricional:
O hibisco é rico em vários nutrientes, vitaminas e minerais, como vitamina C, ácido ascórbico, antioxidantes, proteína, fibra e sódio, por exemplo. 30 gramas contém aproximadamente 0,9 g de proteína, 0,6 g de Fibra e 0,1 g de Sódio. E sim, o hibisco emagrece ou engorda? Calma, vamos chegar lá já.
Benefícios do hibisco para saúde:
- Combater gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;
- Combater as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque ele impulsiona o funcionamento deste órgão;
- Reduzir as taxas de colesterol, a pressão e a glicose no sangue porque possui propriedades anti-hipertensivas;
- Ajudar a emagrecer porque é um ótimo diurético e também ajuda na queima de gordura;
- Aliviar a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;
- Combater a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;
- Retardar o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes.
- Aliviar as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;
- Melhorar a prisão de ventre porque tem ação laxante;
Agora que conhecemos todos os benefícios deste legume, afinal o hibisco emagrece ou engorda?
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Hibisco engorda ou não?
Hoje então, vamos descobrir se consumir o hibisco engorda mesmo, começando pelas calorias. Além disso, ele possui poucas calorias, mas o problema que muita gente começa a comer e não para mais. Enfim, consumir o hibisco não engorda desde que seja consumida com consciência, ou seja, em quantidades e horários certos.
Então, o hibisco emagrece ou engorda?
Não só é um equívoco dizer que o hibisco engorda como também podemos afirmar que ele é um ótimo aliado à perda de peso. Além disso, os estudos científicos comprovaram que o chá tem propriedades emagrecedoras.
Além disso, é rico flavonoides, um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres, as doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce. Ou seja, o chá é maravilhoso para o nosso organismo, contudo não faz milagres e para emagrecer efetivamente é preciso controlar a alimentação. Para o emagrecimento, é pouco calórico ou seja, hibisco emagrece “SIM”!
Chá de hibisco com hortelã:
Cada copo de 200 ml de suco tem apenas 105 calorias, e pode ser tomado no lanche da tarde, juntamento com algumas bolachas tipo cracker ou Maria.
Ingredientes:
– 500 ml de chá concentrado de hibisco frio;
– 500 ml de suco de uva tinto sem açúcar;
– 2 limões;
– 3 ramos de hortelã;
Modo de preparo:
- Fazer o chá de hibisco com 5 colheres de sopa da planta para 500 ml de água.
- Colocar o suco de uva em uma jarra, o suco de um limão, os ramos de hortelã e o segundo limão em rodelas.
- Deixar na geladeira para resfriar e acrescentar mais gelo na hora de servir.
Cuidados com hibisco:
Atenção na escolha do hibisco, o chá é feito somente com a espécie sabdariffa, que é diferente da flor ornamental comum encontrada nos jardins. O ideal é comprar desidratado nas casas de produtos naturais e procurar aquelas que tenham o selo de aprovação da ANVISA. Assim, você poderá ter certeza que estará contribuindo para seu emagrecimento e sua saúde.
Efeitos colaterais do hibisco:
Apesar não acontecer em todas as pessoas, e pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.
Além disso, o hibisco está contraindicado para pessoas com pressão baixa, durante a gravidez ou amamentação, períodos de TPM e mulheres que estejam tentando engravidar, pois altera os hormônios e pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade.