A hidroxicloroquina faz parte de uma classe de medicamentos chamados antimaláricos, é utilizado para prevenir e tratar ataques agudos da malária. Também é utilizado no tratamento do lúpus eritematoso discóide ou sistêmico e da artrite reumatóide em pacientes cujos sintomas não melhoraram com outros tratamentos.
Como tomar hidroxicloroquina ?
Tome hidroxicloroquina exatamente como indicado. Não tome mais ou menos ou com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Esta substância ativa é vendida comercialmente com os nomes Plaquinol ou Reuquinol, e pode ser comprada em farmácias por um preço de cerca de 65 a 85 reais, mediante apresentação de receita médica.
Não existe melhor horário para fazer uso do hidroxicloroquina. Pode ser tomado durante as refeições (café, almoço, jantar) ou após, com água ou com leite. Caso a pessoa faça uso de algum medicamento para acidez gástrica (omeprazol, pantoprazol, ranitidina, etc), é recomendável que tome o reuquinol com um intervalo de 4 horas após o uso dessas medicações.
Como hidroxicloroquina deve ser usado?
A hidroxicloroquina é um comprimido para tomar por via oral. Para a prevenção da malária em adultos, dois comprimidos são geralmente tomados uma vez por semana, exatamente no mesmo dia de cada semana.
A primeira dose é tomada 1 a 2 semanas antes de viajar para uma área onde a malária é comum e, em seguida, as doses são continuadas por 8 semanas após a exposição. Para o tratamento de ataques agudos da malária em adultos, geralmente são tomados quatro comprimidos imediatamente, seguidos por dois comprimidos 6 a 8 horas depois e depois dois comprimidos em cada um dos próximos 2 dias.
Para prevenção ou tratamento da malária em bebês e crianças, a quantidade de hidroxicloroquina é baseada no peso da criança. Além disso, o seu médico calculará essa quantidade e informará quanto hidroxicloroquina seu filho deve receber.
Para o lúpus eritematoso, um ou dois comprimidos são geralmente tomados uma ou duas vezes ao dia. Além disso, para a artrite reumatóide, geralmente são tomados um a três comprimidos uma vez ao dia.
Se estiver a tomar hidroxicloroquina para sintomas de artrite reumatóide, os seus sintomas deverão melhorar dentro de 6 meses. Além disso, se os sintomas da artrite reumatóide não melhorarem, ou se piorarem, pare de tomar o medicamento e chame seu médico.
Depois que você e seu médico tiverem certeza de que o medicamento funciona para você, não pare de tomar hidroxicloroquina sem conversar com seu médico. Além disso, os sintomas da artrite reumatóide retornam se você parar de tomar hidroxicloroquina.
Quais efeitos colaterais Hidroxicloroquina pode causar?
A hidroxicloroquina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum destes sintomas for grave ou não desaparecer:
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Perda de apetite;
- Náusea;
- Diarreia;
- Dor de estômago;
- Vômito;
- Erupção cutânea.
- pele seca
Se você tiver algum dos seguintes sintomas, ligue para seu médico imediatamente:
- lendo ou vendo dificuldades (falta de palavras, letras ou partes de objetos)
- sensibilidade à luz
- visão a distância turva
- vendo flashes ou riscos de luz
- dificuldade em ouvir
- zumbido nos ouvidos
- fraqueza muscular
- sangramento ou hematomas na pele
- branqueamento ou perda de cabelo
- alterações de humor ou mentais
- arritmia cardíaca
- sonolência
- convulsões