HIIT são siglas para Highly Intensive Interval Training, em português, Treinos Altamente Intensos em Intervalos. O nome em si, já diz sobre o que se trata a prática. Basicamente, o hiit são pequenos intervalos de exercício físico anaeróbico e intenso, intercalados com treino moderado para recuperação.
HIITs é considerado por muitos o melhor exercício para emagrecer, e por emagrecer eu quero dizer, perder gordura, não ocorrendo perda de massa magra, como acontece nos treinos aeróbicos comuns, em geral HIIT traz diversos benefícios e vantagens sobre outros exercícios, incluindo, melhora de saúde para quem o pratica.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
HIIT proporciona benefícios como condicionamento físico e redução do peso corporal e, como pode ser praticado tanto na esteira quanto ao ar livre, facilita a vida de quem trabalha muito e tem pouco tempo pra ginastica. Outra característica é o aceleramento do metabolismo, que faz cm que você gaste calorias mesmo quando Não estão se exercitando. Em cada treino, o aluno precisa dar o máximo de si para ter um melhor aproveitamento da atividade. Por isso, os resultados aparecem em aproximadamente oito semanas ou menos. Abaixo, confira alguns exemplo de como são os treinos HIITs.
PRIMEIRO MÊS:
1. fazer 5 minutos de aquecimento em velocidade 4,5;
2. correr 20 segundos na velocidade 6,5;
3. descanse 2 minutos par recuperar;
4. repetir mais quatro vezes a sequencia em dias intercalados;
5. caminhar 5 minutos para desaquecer no fina de cada treino;
6. alongar no final.
SEGUNDO MÊS:
1. fazer 5 minutos de aquecimento em velocidade 5,2;
2. correr 30 segundos na velocidade 7,0;
3. descanso ativo de 2 minutos caminhando na velocidade 5,3;
4. caminhar 5 minutos para desaquecer;
5. repetir mais seis vezes a sequência e manter no segundo mês;
6. alongar no final.
TERCEIRO MÊS:
1. fazer 5 minutos de aquecimento em velocidade 5,8;
2. correr 40 segundos na velocidade 7,8;
3. descanso ativo de 2 minutos caminhando na velocidade 6,3;
4. caminhar 5 minutos para desaquecer;
5. repetir mais oito vezes e manter a sequencia no terceiro mês em dias intercalados;
6. alongar no final.
Restrições e cuidados: A personal explica que o treino “é proibido para quem tem alguma restrição cardiovascular, ortopédica, ou dores articulares, pois requer muito do corpo”. Além de que, no inicio, é importante interromper os exercícios se sentir dores, falta de ar e tonturas, e não fazer a atividade sem o acompanhamento de um professor durante o primeiro mês.