Hiperacusia – O que é, Causa e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Hiperacusia é o nome da intolerância aos sons do dia-a-dia que causa grande desconforto e afeta as atividades diárias de uma pessoa.
A condição pode variar bastante. Por exemplo, algumas pessoas acham ruídos altos extremamente desconfortáveis, alguns acham certos ruídos particularmente irritantes, alguns desenvolvem medo de certos ruídos, enquanto outros experimentam dor ao ouvir sons comuns.
A Hiperacusia afeta pessoas de todas as idades e é bastante comum em crianças. A condição pode ser apenas um pequeno incômodo para alguns, mas para muitos isso pode ter um grande impacto em sua vida. Então, confira agora Hiperacusia – O que é, Causa e Tratamentos:
Causas da Hiperacusia: A causa da Hiperacusia não é clara. Ele tem sido associado a várias outras condições, embora muitas pessoas com Hiperacusia não tenham outros problemas óbvios. A Hiperacusia tem sido associada a:
- Tinnitus – ouvindo sons que vêm de dentro do seu corpo, e não de uma fonte externa.
- Perda de audição – o cérebro às vezes pode compensar a audição reduzida pela amplificação de sinais provenientes das orelhas.
- Danos na orelha ou no cérebro – incluindo de uma lesão na cabeça , cirurgia da orelha, exposição ao ruído alto, remoção do cera , cola na orelha e infecções persistentes da orelha
Enxaquecas. - Paralisia de Bell – um tipo de paralisia facial.
- Doença de Ménière – um transtorno do ouvido interno que causa sensação de giro (vertigem) , zumbido e perda auditiva.
- Depressão e transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).
- Doença de Addison – um transtorno raro das glândulas supra-renais, que se senta perto dos rins e produz hormônios importantes.
- Distúrbios que afetam o cérebro – como síndrome de Williams ou distúrbio do espectro autista.
A Hiperacusia também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos. Se você está tomando algum medicamento, verifique o folheto com o qual ele vem para ver se a Hiperacusia está listada como um possível efeito colateral.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Hiperacusia: A Hiperacusia pode começar de repente ou se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Quando alguém com a condição ouvir ruído, eles podem:
- Sentir-se desconfortável.
- Cobre seus ouvidos ou tente se afastar do barulho.
- Sinta-se irritado, tenso, angustiado ou ansioso.
- Dor de experiência – a Hiperacusia pode ser muito dolorosa para algumas pessoas.
Algumas pessoas têm medo de som e evitam situações ruidosas, fazendo com que elas se tornem socialmente isoladas. A vida escolar e profissional também pode sofrer, pois pode ser muito difícil de se concentrar.
Quando Obter Ajuda Médica: Visite seu médico de família se você tiver uma intolerância ao som grave. Eles podem examinar seus ouvidos e encaminhá-lo para um consultor de ouvido, nariz e garganta (ENT) ou um especialista em audição (audiologista) para testes, se necessário.
Não há testes que possam diagnosticar definitivamente a Hiperacusia, mas você pode ser solicitado a preencher um questionário sobre seus sintomas e a ter um teste auditivo para determinar o nível de som que causa uma reação.
Tratamentos Para Hiperacusia: Não há medicamentos ou operações específicas que possam tratar a Hiperacusia, embora tratar qualquer causa subjacente possa ajudar a resolver o problema. Se não houver uma causa clara, podem ser recomendadas técnicas especializadas para ajudar a reduzir sua sensibilidade ao ruído.
Essas terapias estão amplamente disponíveis em particular e podem estar disponíveis no NHS para pessoas com Hiperacusia grave ou persistente. Eles só devem ser realizados por alguém especialmente treinado nas técnicas corretas.
O Tratamento Pode Envolver: Terapia comportamental cognitiva (CBT) – isso visa ajudá-lo a explorar e mudar a forma como você pensa sobre os ruídos incômodos para reduzir a angústia, mudar o seu comportamento de evasão e ajudá-lo a se recuperar dos sintomas da Hiperacusia. Aconselhamento e educação – para apoiá-lo e ajudá-lo a aprender mais sobre sua Hiperacusia.
Terapia de som (de-sensibilização) – isso visa ajudar a de-sensibilizar sua audiência durante vários meses, usando geradores de ruído especiais colocados na sala ou nos ouvidos (semelhante aos aparelhos auditivos). Mudanças de estilo de vida – incluindo aprender técnicas de relaxamento, ouvir música ou sons calmantes, não evitar situações ruidosas e não usar tampões ou tampões (estes podem tornar seus ouvidos mais sensíveis).