Hipertensão Arterial Pulmonar – O que é, Causas e Tratamentos mais adequados para tratar esta condição. Além disso, a Hipertensão Pulmonar é uma doença rara, progressiva e potencialmente fatal, caracterizada pelo aumento na Pressão Arterial Pulmonar (PAP) e aumento na Resistência Vascular Pulmonar (RVP).
Quando se fala em hipertensão, é comum pensar logo no exagero do sal e em prejuízos como infarto ou derrame. Mas há um tipo de hipertensão que pouca gente conhece e que afeta bastante a qualidade de vida de seus portadores: a pulmonar. Nela, as artérias responsáveis por levar o sangue até os pulmões sofrem um estreitamento. Com isso, ocorre uma elevação na pressão arterial dos pulmões e uma dilatação do coração que, com o tempo, fica sobrecarregado e acaba parando. Sem falar que o paciente pode ter falta de ar durante atividades do dia a dia, cansaço e tontura, entre outros sintomas.
A Hipertensão Pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares. Esse processo pode sobrecarregar o coração e causar cansaço e desmaios. Em casos muito graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar. Então, confira mais sobre a Hipertensão Arterial Pulmonar – O que é, Causas e Tratamentos:
Causas da Hipertensão Pulmonar: O lado direito do coração bombeia sangue por meio dos pulmões, local onde recebe oxigênio. Depois, o sangue retorna para o lado esquerdo do coração, onde é bombeado para todo o restante do corpo.
Quando as artérias do pulmão ficam muito estreitas, o transporte de sangue fica prejudicado, levando, assim, ao aumento da pressão arterial. Além disso, quando os vasos sanguíneos estão muito estreitos, o coração precisa trabalhar mais para forçar a passagem do sangue, o que acaba sobrecarregando-o.
Fora tudo isso, o estreitamento das artérias ainda impede que o fluxo de sangue seja suficiente. Por isso, se a circulação não acontece normalmente, ou seja, se o sangue não chega aos pulmões em quantidade suficiente para receber oxigênio, a circulação do corpo inteiro fica prejudicada. A Hipertensão Pulmonar pode ser causada por:
- Distúrbios autoimunes que prejudiquem os pulmões, como esclerodermia e artrite reumatoide;
- Cardiopatia congênita;
- Coágulos de sangue no pulmão (embolia pulmonar);
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Doença da válvula cardíaca;
- Níveis baixos de oxigênio no sangue por um longo tempo (crônico);
- Doença pulmonar, como DPOC ou fibrose pulmonar;
- Apneia obstrutiva do sono.
Em muitos casos, a causa da Hipertensão Pulmonar é desconhecida.
Sintomas da Hipertensão Pulmonar: A sobrecarga causada nos pulmões e coração, devido ao aumento da pressão dos vasos sanguíneos, provoca sintomas, como:
- Falta de ar;
- Desmaio durante esforços;
- Cansaço;
- Tontura;
- Dor e aperto no peito.
A falta de ar acontece, inicialmente, durante os esforços, mas, à medida que a doença piora e fica mais grave, pode passar a acontecer mesmo em repouso. Além disto, como a Hipertensão Pulmonar está muito relacionada a alterações cardíacas, podem, também, aparecer sintomas relacionados ao coração, como inchaço nas pernas e palpitações.
Tratamento da Hipertensão Pulmonar: Em geral, não há cura para a Hipertensão Pulmonar de longa duração, mas algumas vezes a sua causa pode ser removida como, por exemplo, na Apneia obstrutiva do sono, em certas condições pulmonares e nos distúrbios de válvulas cardíacas.
O primeiro objetivo do tratamento é prevenir danos aos pulmões. Algumas situações exigem anticoagulantes, diuréticos, vasodilatadores e medicamentos que ajudam o coração a trabalhar melhor. Em casos extremos, um transplante de pulmão pode ser necessário.