Hipertireoidismo – O que é, Causas e Sintomas que muitos ainda desconhecem. Além disso, o Hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide é hiperativa e produz excesso de hormônios tireoidianos. Se não tratado, o Hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde.
Ela é o contrário do Hipertireoidismo, em que a tireoide não produz hormônios suficientes para regulação do organismo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2010), 15% da população sofre de problemas na tireoide, entre eles o Hipertireoidismo.
O Hipertireoidismo produz hormônios que controlam o metabolismo . O metabolismo é a taxa de processos do corpo e inclui factores como a frequência cardíaca e quão rapidamente você queima calorias.
O Hipertireoidismo pode afetar o seu metabolismo, o Hipertireoidismo também pode causar nervosismo, aumento da transpiração (suor), taquicardia, tremores, dificuldade para dormir e perda de peso.
Causas do Hipertireoidismo: A principal causa do Hipertireoidismo é a doença de Graves (ou bócio difuso, como também é conhecida), um tipo de doença autoimune. Nela, os anticorpos do próprio corpo estimulam a tireoide a secretar mais tiroxina. Pessoas que tenham alguém na família com a doença têm maior probabilidade de vir a sofrer com a condição.
Outras causas do Hipertireoidismo incluem:
- Inflamação da tireoide (tireoidite), que pode ser resultante de infecções virais ou ter outras causas, como o pós- parto;
- Tumor nos ovários ou testículos;
- Consumo excessivo de iodo (causa bastante rara);
- Ingestão excessiva (através do uso de suplementos ou medicamentos) de tiroxina;
- Tumor benigno na tireoide.
Sintomas Do Hipertireoidismo: O Hipertireoidismo apresenta diversos sinais e sintomas, independente da causa. No entanto, aqueles que tem o Hipertireoidismo leve, geralmente não apresentam sintomas. Em doentes com idade superior a 70 anos, os sinais e sintomas típicos do Hipertireoidismo também podem estar ausentes.
No geral, os sintomas do Hipertireoidismo se tornam mais evidentes à medida que o nível de Hipertireoidismo aumenta. Eles estão geralmente ligados com o aumento da taxa metabólica no corpo, são eles:
- Calor;
- Aumento da transpiração;
- Fraqueza muscular;
- Mãos trêmulas;
- Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), arritmia e palpitações;
- Cansaço / fadiga;
- Perda de peso repentina, mesmo comendo da mesma forma;
- Aumento do apetite;
- Tremor nas mãos e dedos;
- Diarreia ou evacuações frequentes;
- Irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
- Problemas dos olhos, tais como irritação ou desconforto, olhos saltados;
- Irregularidade menstrual;
- Infertilidade;
- Bócio (glândula tireoide visivelmente aumentada) ou nódulos na tireoide;
- Dificuldade para dormir;
- Afilamento da pele;
- Cabelo quebradiço (perda de cabelo);
- Inquietação;
- Desenvolvimento da mama em homens;
- Pele fria e úmida;
- Pressão alta;
- Coceira geral;
- Náusea e vômitos;
- Pulso rápido e irregular;
- Ruborização da pele.
Obs: Para diagnosticar o Hipertireoidismo, o seu médico irá realizar um exame físico e também pedir exames de sangue para medir os seus níveis hormonais.