Hipertiroidismo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, O Hipertiroidismo (Tireoide hiperativa) é uma condição em que sua glândula Tireoide produz muito hormônio tireoxina. O Hipertiroidismo pode acelerar significativamente o metabolismo do seu corpo, causando perda súbita de peso, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, transpiração e nervosismo ou irritabilidade.
Várias opções de tratamento estão disponíveis se você tiver Hipertiroidismo. Os médicos usam medicamentos anti-Tireoide e iodos radioativos para retardar a produção de hormônios tireoidianos. Às vezes, o tratamento do Hipertiroidismo envolve uma cirurgia para remover toda ou parte da glândula da Tireoide. Embora o Hipertiroidismo possa ser grave se você ignorá-lo, a maioria das pessoas responde bem quando o Hipertiroidismo é diagnosticado e tratado.
Causas do Hipertiroidismo: Uma série de condições, incluindo a doença de Graves, adenoma tóxico, doença de Plumer (bocio multinodular tóxico) e Tireoide, podem causar Hipertiroidismo.
Sua Tireoide é uma glândula em forma de borboleta na base do pescoço, logo abaixo da sua maçã de Adão. Embora pesa menos do que uma onça, a glândula Tireoide tem um enorme impacto na sua saúde. Todos os aspectos do seu metabolismo são regulados por hormônios tireoidianos.
Sua glândula tireoidiana produz dois hormônios principais, tiroxina (T-4) e triiodotironina (T-3), que influenciam cada célula em seu corpo. Eles mantêm a taxa em que seu corpo usa gorduras e carboidratos, ajudam a controlar a temperatura do seu corpo, influenciam a freqüência cardíaca e ajudam a regular a produção de proteínas. Sua Tireoide também produz calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a quantidade de cálcio no sangue.
Como tudo funciona: A taxa em que T-4 e T-3 são liberados é controlada pela glândula pituitária e seu hipotálamo – uma área na base do cérebro que atua como um termostato para todo o sistema. Veja como funciona o processo:
O hipotálamo sinaliza sua glândula pituitária para fazer um hormônio chamado hormônio estimulante da Tireoide (TSH). Sua glândula pituitária então libera TSH – a quantidade depende da quantidade de T-4 e T-3 no sangue. Se você não tem T-4 e T-3 suficientes em seu sangue, seu TSH aumentará; Se você tiver muito, seu nível de TSH cairá.
Finalmente, sua glândula Tireoide regula sua produção de hormônios com base na quantidade de TSH que recebe. Se a glândula Tireoide está doente e está liberando muito hormônio da Tireoide por conta própria, o nível de TSH no sangue permanecerá abaixo do normal; Se a glândula Tireoide doente não pode produzir hormônio da Tireoide suficiente, o nível de TSH no sangue permanecerá alto.
Normalmente, sua Tireoide libera a quantidade certa de hormônios, mas às vezes produz muito T-4. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo:
Doença de Graves: Doença de Graves, uma doença auto-imune em que os anticorpos produzidos por seu sistema imune estimulam sua Tireoide a produzir muito T-4, é a causa mais comum de Hipertiroidismo. Normalmente, seu sistema imunológico usa anticorpos para ajudar a proteger contra vírus, bactérias e outras substâncias estranhas que invadem seu corpo.
Na doença de Graves, os anticorpos atacam erroneamente sua Tireoide e ocasionalmente atacam o tecido por trás dos olhos (oftalmopatia de Graves) e a pele, muitas vezes nas pernas inferiores sobre as canelas (desmopatia de Graves). Os cientistas não tem certeza exatamente o que causa a doença de Graves, embora vários fatores – incluindo uma predisposição genética – provavelmente estejam envolvidos.
Nódulos tireoidianos hiper funcionantes (adenoma tóxico, bocio multinodular tóxico, doença de Plummer): Esta forma de Hipertiroidismo ocorre quando um ou mais adenomas de sua Tireoide produzem muito T-4. Um adenoma é uma parte da glândula que se isolou do resto da glândula, formando pedaços não cancerosos (benignos) que podem causar um alargamento da Tireoide. Nem todos os adenomas produzem excesso de T-4, e os médicos não tem certeza do que faz com que alguns comecem a produzir muito hormônio.
Tiroidite: Às vezes, sua glândula Tireoide pode se inflamar por razões desconhecidas. A inflamação pode causar excesso de hormônio da Tireoide armazenado na glândula para vazamento em sua corrente sanguínea.
Um tipo raro de tireoidite, conhecida como tireoidite granulomatosa subaguda, causa dor na glândula Tireoide. Outros tipos são indolores e às vezes podem ocorrer após a gravidez (tireoidite pós-parto).
Sintomas do Hipertiroidismo: O Hipertiroidismo pode imitar outros problemas de saúde, o que pode dificultar o diagnóstico do seu médico. Também pode causar uma grande variedade de sinais e sintomas, incluindo:
- Perda de peso repentina, mesmo quando seu apetite e a quantidade e tipo de alimento que você come permanecem iguais ou mesmo aumentam
- Batimentos cardíacos rápidos (taquicardia) – geralmente mais de 100 batimentos por minuto – batimentos cardíacos irregulares (arritmia) ou pancadas do coração (palpitações)
- Aumento do apetite
- Nervosidade, ansiedade e irritabilidade
- Tremor – geralmente um bom tremor em suas mãos e dedos
- Sudorese
- Mudanças nos padrões menstruais
- Maior sensibilidade ao calor
- Mudanças nos padrões intestinais, especialmente movimentos intestinais mais frequentes
Uma glândula tiróide alargada (bócio), que pode aparecer como um inchaço na base do pescoço - Fadiga, fraqueza muscular
- Dificuldade em dormir
- Afinamento da pele
- Cabelos finos e quebradiços
Os adultos mais velhos são mais propensos a ter sinais ou sintomas ou sutis, como aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao calor e tendência a se cansar durante atividades normais. Medicamentos chamados bloqueadores beta, que são usados para tratar a pressão arterial elevada e outras condições, podem ocultar muitos dos sinais de Hipertiroidismo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Às vezes, um problema incomum chamado oftalmopatia de Graves pode afetar seus olhos, especialmente se você fuma. Nesta desordem, seus globos oculares sobressaem além das órbitas de proteção normais quando os tecidos e os músculos por trás dos seus olhos incham. Isso empurra os globos oculares para a frente até agora que eles realmente se protuberam para fora de suas órbitas. Isso pode fazer com que a superfície frontal de seus globos oculares se torne muito seca. Problemas oculares geralmente melhoram sem tratamento.
Os sinais e sintomas da oftalmopatia de Graves incluem:
- Olhos globais proeminentes
- Olhos vermelhos ou inchados
- Lágrimas excessivas ou desconforto em um ou em ambos os olhos
- Sensibilidade à luz, visão embaçada ou dupla, inflamação ou movimento reduzido dos olhos
Quando consultar um médico: Se você tiver perda de peso inexplicada, batimentos cardíacos rápidos, sudação incomum, inchaço na base do pescoço ou outros sintomas associados ao Hipertiroidismo, consulte seu médico. É importante descrever completamente as mudanças que você observou, porque muitos sinais e sintomas de Hipertiroidismo podem estar associados a uma série de outras condições.
Se você foi tratado por Hipertiroidismo ou atualmente está sendo tratado, consulte seu médico regularmente conforme recomendado para que ele ou ela possa monitorar sua condição.
Tratamento Para Hipertiroidismo: Existem vários tratamentos para o Hipertiroidismo. A melhor abordagem para você depende da sua idade, condição física, causa subjacente do Hipertiroidismo, preferência pessoal e gravidade da sua doença:
Iodo radioativo: Tomada pela boca, o iodo radioativo é absorvido pela glândula Tireoide, onde faz com que a glândula encolhe e os sintomas do Hipertiroidismo diminuam, geralmente dentro de três a seis meses.
Como este tratamento faz com que a atividade Tireoide diminua consideravelmente, fazendo com que a glândula Tireoide seja subestimada (hipotireoidismo), você pode eventualmente precisar tomar medicação todos os dias para substituir a tiroxina. Usado por mais de 60 anos para tratar o Hipertiroidismo, o iodo radioativo mostrou ser geralmente seguro.
Medicamentos anti-tiróides: Esses medicamentos reduzem gradualmente os sintomas de Hipertiroidismo, impedindo a glândula Tireoide de produzir quantidades excessivas de hormônios. Eles incluem propiltiouracila e metimazol (Tapazole). Os sintomas geralmente começam a melhorar em seis a 12 semanas, mas o tratamento com medicamentos anti-tiróides normalmente continua pelo menos um ano e muitas vezes é mais longo.
Para algumas pessoas, isso limpa o problema permanentemente, mas outras pessoas podem sofrer uma recaída. Ambas as drogas podem causar graves danos ao fígado, às vezes levando à morte. Como o propiltiouracila causou muito mais casos de danos no fígado, geralmente ele deve ser usado somente quando você não pode tolerar o metimazol.
Um pequeno número de pessoas que são alérgicas a estas drogas pode desenvolver erupções cutâneas, urticária, febre ou dor nas articulações. Eles também podem torná-lo mais suscetível a infecção.
Bloqueadores beta: Esses medicamentos são comumente usados para tratar a pressão arterial elevada. Eles não reduzirão seus níveis de Tireoide, mas podem reduzir uma freqüência cardíaca rápida e ajudar a evitar palpitações.
Por esse motivo, seu médico pode prescrevê-los para ajudá-lo a se sentir melhor até que seus níveis de Tireoide estejam mais próximos do normal. Os efeitos colaterais podem incluir fadiga, dor de cabeça, dor de estômago, constipação, diarreia ou tonturas.
Cirurgia (tireoidectomia): Se você está grávida ou não pode tolerar drogas anti-Tireoide e não quer ou não pode ter terapia de iodo radioativo, você pode ser candidato a cirurgia de Tireoide, embora esta seja uma opção em apenas alguns casos.
Em uma tireoidectomia, seu médico remove a maior parte da glândula Tireoide. Os riscos desta cirurgia incluem danos em suas cordas vocais e glândulas paratireoides – quatro pequenas glândulas situadas nas costas da glândula Tireoide que ajudam a controlar o nível de cálcio no sangue.
Além disso, você precisará de tratamento vital com levotiroxina (Levoxyl, Synthroid, outros) para fornecer seu corpo com quantidades normais de hormônio da Tireoide. Se suas glândulas da Tireoide também forem removidas, você precisará de medicação para manter seus níveis de cálcio no sangue normais.
Se a doença de Graves afeta seus olhos (oftalmopatia de Graves), você pode gerenciar sinais e sintomas leves evitando vento e luzes brilhantes e usando lágrimas artificiais e géis lubrificantes. Se os seus sintomas forem mais graves, o seu médico pode recomendar o tratamento com corticosteróides, como a prednisona, para reduzir o inchaço por trás dos seus olhos. Em alguns casos, um procedimento cirúrgico pode ser uma opção:
Cirurgia de descompressão orbital: Nesta cirurgia, seu médico remove o osso entre o soquete do olho e seus seios – os espaços de ar ao lado do soquete do olho. Quando o procedimento é bem sucedido, melhora a visão e proporciona espaço para que seus olhos voltem à sua posição normal. Mas existe um risco de complicações, incluindo visão dupla que persiste ou aparece após a cirurgia.
Cirurgia do músculo ocular: Às vezes, o tecido cicatricial da oftalmopatia de Graves pode fazer com que um ou mais músculos oculares sejam muito curtos. Isso puxa seus olhos para fora do alinhamento, levando a uma visão dupla. A cirurgia do músculo ocular pode ajudar a corrigir a visão dupla cortando o músculo afetado do globo ocular e voltando a ele mais adiante. O objetivo é alcançar uma visão única quando você lê e olha para a frente. Em alguns casos, você pode precisar de mais de uma operação para alcançar esses resultados.