Hipoglicemia – O que é, Causas e Tratamentos que muitos devem saber. Alem disso, a Hipoglicemia é uma condição que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue são muito baixos. Muitas pessoas pensam em Hipoglicemia como algo que só ocorre em pessoas com diabetes. No entanto, também pode ocorrer em pessoas que não têm diabetes.
A Hipoglicemia é diferente da hiperglicemia, que ocorre quando você tem muito açúcar na corrente sanguínea. A Hipoglicemia pode ocorrer em pessoas com diabetes se o corpo produz muita insulina. A insulina é um hormônio que quebra o açúcar de modo que você possa usá-lo para obter energia. Você também pode obter Hipoglicemia se tiver diabetes e tomar muita insulina.
Se você não tem diabetes, pode ocorrer Hipoglicemia se seu corpo não conseguir estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Também pode acontecer após as refeições se seu corpo produz muita insulina. A Hipoglicemia em pessoas que não têm diabetes é menos comum do que a hipoglicemia que ocorre em pessoas com diabetes ou condições relacionadas.
O que é a Hipoglicemia? Níveis normais de glicemia de jejum estão entre 70 e 110 mg de glicose por decilitro (que equivale a 100ml) de sangue. Níveis acima de 110 podem caracterizar um estado de diabetes, resistência à insulina, entre outros distúrbios, e um quadro abaixo de 70 (alguns especialistas assumem esse valor como 70 mg/dl) caracteriza a Hipoglicemia.
Outros casos ainda podem ser considerados Hipoglicemia mesmo acima de 70 mg/dl, principalmente quando os níveis de açúcar estão muito altos e começam a decair muito rapidamente. Portanto, a Hipoglicemia nada mais é que a queda da concentração sanguínea a níveis abaixo dos considerados normais para o ser humano.
Esse valor e as concentrações em que começam a se manifestar os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, porém não demasiadamente em relação a esses valores padrão.
Principais Causas da Hipoglicemia São:
- Ficar mais de 3 horas sem comer nada;
- Aumento da atividade física;
- Consumo de bebidas alcoólicas com estômago vazio;
- Uso de medicamentos hipoglicemiantes como a Aspirina, Biguanidine e Metformina, por exemplo;
- Não tomar a insulina na dose ou no horário correto;
- Mudança no local da dose de insulina;
- Devido a insuficiência de hormônios que provoca Hipoglicemia sem sintomas.
- Diabéticos que precisam tomar insulina ou outros Hipoglicemiantes orais antes do jantar podem sofre com a Hipoglicemia noturna, que é silenciosa e que afeta cerca de 70% dos pacientes com diabetes tipo 1.
Plantas Medicinais que Podem Causar Hipoglicemia, Algumas Delas São:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Melão de São Caetano.
- Guisante negro.
- Jambolão.
- Babosa (Aloé vera).
- Malva branca (Sida cordifolia L.)
- Canela.
- Eucalipto.
- Ginseng.
- Artemísia.
O consumo de alguma destas plantas durante o tratamento da diabetes tipo 1 pode causar um descontrole da glicemia e por isso, sempre que desejar um tratamento natural contra diabetes ou sempre que precisar tomar um chá deve conversar com seu médico para evitar que os níveis de açúcar no sangue baixem demais.
Tratamento Hipoglicemia – A Hipoglicemia tem Cura? A doença não tem cura, mas há tratamento, que o paciente pode iniciar assim que os sintomas também iniciarem ou durante uma crise de Hipoglicemia, que consiste em:
- Consumir de 15 a 20 gramas de carboidratos, como 1 colher de sopa de açúcar dissolvida em água ou 1 colher de sopa de mel (exceto para crianças menores de 1 ano), refrigerante comum, não diet (um copo de 200 ml), 1 copo de suco de laranja integral, etc.
- Verificar a sua glicose depois de 15 minutos. Os pacientes devem adquirir o hábito de fazer a medição de glicose.
- Tomar sucos de frutas, comer bombons, balas ou 2 colheres de açúcar diluídas em meio copo d’água pode ajudar na recuperação (geralmente é usado esse método para uma recuperação mais rápida durante uma crise).
Prevenção: Quando a Hipoglicemia é desencadeada por muitas horas sem se alimentar, a pessoa deverá ingerir, alimentos que aumentem a glicose, como um copo de suco, um pedaço de chocolate ou mesmo um copo de água com açúcar. Para quem tem tendência à Hipoglicemia em jejum o correto é não deixar de se alimentar de 3 em 3 horas.
No caso da Hipoglicemia pós-prandial ou reativa, trocar alimentos com altas doses glicêmicas, como açúcares, massas e bolos, por carboidratos de baixa carga glicêmica e ricos em fibras, que diminuem a velocidade de liberação da insulina no organismo, como legumes e verduras, cereais integrais e leguminosas (feijões, ervilha, soja, lentilha), são a melhor saída.
É bom também cortar os sucos e os doces, diminuir os intervalos entre as refeições para que coma de três em três horas e alimentar-se bem antes de realizar exercícios físicos.
Atenção Diabéticos: Não mantenha níveis altos de glicemia para evitar as crises de Hipoglicemia, pois podem haver complicações a longo prazo. Se a glicose continuar baixa, repita os processos, assim que a taxa voltar ao normal, faça um pequeno lanche, caso a próxima refeição estiver planejada para 1 ou 2 duas horas depois.