O que é Hipoglicemia: A Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que funciona como fonte de energia para a entrada da glicose nas células.
Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue, ou diminui a quantidade dos hormônios de contra regulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios são produzidos quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue, e ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado.
Diabéticos tipo 2 estão particularmente em risco para hipoglicemia. É importante aprender como identificar os sintomas da hipoglicemia e o que fazer para lidar com isso rapidamente e de forma eficaz.
Além disso, Quando se tem diabetes e são tomados determinados medicamentos, a preocupação nem sempre é que o açúcar no sangue esteja muito alto; o açúcar no sangue pode também cair bastante, uma condição conhecida como hipoglicemia.
Tipos e Causas da Hipoglicemia?: Quando a pessoa tem Diabetes, observar o açúcar no sangue é um equilíbrio constante da dieta, exercício e medicamentos, especialmente se estiver sobre medicamentos que aumentem a quantidade de insulina no corpo.
Além disso, Existem dois tipos principais de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial, ou reativa, que ocorre depois das refeições.
A hipoglicemia pós-prandial ou reativa ocorre por volta de três a cinco horas depois das refeições, como resultado do desequilíbrio entre os níveis de glicose e de insulina no sangue. Em geral, ela se manifesta em pessoas predispostas depois da ingestão de alimentos ricos em açúcar e nos pacientes submetidos à cirurgia do estômago, ou em fase inicial da resistência à insulina. já a hipoglicemia de jejum, as causas incluem:
- Tumores pancreáticos.
- Produção exagerada de insulina pelo pâncreas.
- Deficiência dos hormônios que ajudam a liberar glicogênio.
- Medicamentos utilizados no tratamento de diabetes.
- Consumo de álcool.
- Insuficiência hepática, cardíaca ou renal.
Os Sintomas da Hipoglicemia: Os Sintomas da Hipoglicemia são alguns sinais que todos devem ficar atentos. A hipoglicemia afeta pessoas de modo diferente. No entanto, estar ciente dos próprios sintomas únicos pode ajudar a tratar hipoglicemia tão rapidamente quanto possível. Os Sintomas da Hipoglicemia incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Confusão.
- Tonturas.
- Sensação como se pudesse desmaiar.
- Palpitações cardíacas.
- Irritabilidade.
- Perda da consciência.
- Batimentos rápidos do coração.
- Convulsões.
- Tremor.
- Mudanças repentinas de humor.
- Sudorese ou calafrios.
Tratamento Para Hipoglicemia: Tratar hipoglicemia depende da gravidade dos sintomas. Se a pessoa tiver sintomas leves a moderados, é possível se auto tratar em relação à hipoglicemia. Os passos iniciais incluem comer um lanche que apresente em torno de 15 g de glicose ou carboidratos de rápida digestão. Exemplos de tais lanches incluem:
- Um copo de leite.
- 3 a 4 pedaços de doce sólido.
- Meia xícara de suco de frutas, como suco de Laranja.
- Meia xícara de refrigerante normal.
- 3 a 4 pastilhas de glicose.
- Uma colher de sopa de açúcar ou Mel.
Após consumir esta porção de 15 g, aguardar em torno de 15 minutos e verificar novamente os níveis de açúcar no sangue. Se o açúcar estiver em 70 mg/dl ou acima, a pessoa tratou o episódio hipoglicêmico. Se isso permanecer mais baixo do que 70 mg/dl, consumar outras 15 g de carboidratos para elevar o açúcar no sangue. Aguardar outros 15 minutos e verifique o açúcar novamente para garantir que tenha subido.
Tratamento Para Quando Ocorre Perda da Consciência: Os colapsos graves de açúcar no sangue podem causar desmaios. Isto é mais provável em pessoas com diabetes tipo I, segundo National Diabetes Information Clearinghouse.
Esta pode ser uma ocorrência ameaçadora à vida. É importante educar a própria família, amigos, e até colegas de trabalho sobre como administrar uma injeção de glicagina se ocorrer a perda da consciência durante um episódio hipoglicêmico.
Como Prevenir a Hipoglicemia?: A melhor forma de evitar a hipoglicemia é por seguir o próprio plano de tratamento. Um plano de controle de diabetes para prevenir hipoglicemia e episódios hiperglicêmicos inclui observar a dieta, atividade física, e medicação. Se um dos 3 está fora do equilíbrio, a hipoglicemia pode acontecer.
A única forma de verificar os níveis de açúcar no sangue é testar o próprio açúcar. Se usar insulina para controlar o açúcar no sangue, dever verificar os níveis de açúcar 4 ou mais vezes por dia. Além disso, existe algumas Recomendações gerais para o tratamento e prevenção da hipoglicemia, tais como:
- Diminuir o consumo do açúcar branco, café, álcool e de alimentos preparados com farinha de trigo.
- Fazer ao menos 4 refeições diárias contendo frutas e verduras em pelo menos 2 delas.
- Seguir uma dieta orientada por um nutricionista que tenha quantidades ideais de carboidratos.
- Evitar as bebidas alcoólicas.
- Fazer exercícios físicos de forma regular e moderada.
- Diminuir o estresse diário.