Hipotiroidismo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Hipotiroidismo ocorre quando seu corpo produz pouco hormônio tireoidiano. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta que fica na frente do pescoço. Ele libera hormônios para ajudar seu corpo a regular e usar energia.
A sua tireoide é responsável por fornecer energia para quase todos os órgãos do seu corpo. Ela controla funções como a forma em que seu coração bate e como seu sistema digestivo funciona. Sem a quantidade certa de hormônios tireoidianos, as funções naturais do seu corpo começam a diminuir a velocidade resultando em Hipotiroidismo.
Também chamado de tireoide inferior, o Hipotiroidismo afeta as mulheres com mais freqüência do que os homens. Ele geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos, mas pode começar em qualquer idade. Pode ser descoberto através de um exame de sangue de rotina ou após o início dos sintomas.
Se você foi recentemente diagnosticado com Hipotiroidismo, é importante saber que o tratamento é considerado simples, seguro e eficaz. A maioria dos tratamentos depende da suplementação de níveis baixos de hormônio com variedades artificiais. Esses hormônios substituirão o que seu corpo não está produzindo por conta própria e ajudam a retornar as funções do seu corpo ao normal.
Causas do Hipotiroidismo: Seu sistema imunológico é projetado para proteger as células do seu corpo contra bactérias e vírus invasores. Quando bactérias ou vírus desconhecidos entram em seu corpo, seu sistema imunológico responde enviando células de combate para destruir as células estrangeiras.
Às vezes, seu corpo confunde células normais e saudáveis para invadir células. Isso é chamado de resposta auto-imune. Se a resposta auto-imune não for regulada ou tratada, seu sistema imunológico pode atacar tecidos saudáveis. Isso pode causar sérios problemas médicos, incluindo condições como o Hipotiroidismo.
Sintomas do Hipotiroidismo: Os sinais e sintomas do Hipotiroidismo variam de pessoa para pessoa. A gravidade da condição também afeta quais sinais e sintomas aparecem e quando. Os sintomas também são às vezes difíceis de identificar.
Os primeiros sintomas podem incluir ganho de peso e fadiga. Ambos tornam-se mais comuns à medida que você envelhece, independentemente da saúde da tireoide. Você pode não perceber que essas mudanças estão relacionadas à sua tireoide até aparecerem mais sintomas.
Os sinais e Sintomas Mais comuns de Hipotiroidismo Incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Fadiga;
- Depressão;
- Prisão de ventre;
- Sentindo frio;
- Pele seca;
- Ganho de peso;
- Fraqueza muscular;
- Diminuição do suor;
- Ritmo cardíaco retardado;
- Colesterol elevado no sangue;
- Dor e rigidez nas articulações;
- Cabelo seco e desbaste;
- Memória prejudicada;
- Dificuldades de fertilidade ou mudanças menstrual;
- Rigidez muscular, dores e ternura;
- Rouquidão;
- Rosto inchado e sensível.
Diagnósticos do Hipotiroidismo: Há duas ferramentas primárias utilizadas para o tratamento do Hipotiroidismo:
Avaliação Médica: Seu médico irá completar um exame físico completo e histórico médico. Ele verificará os sinais físicos de Hipotiroidismo, incluindo:
- Pele seca;
- Reflexos retardados;
- Inchaço;
- Uma frequência cardíaca mais lenta.
Além disso, o seu médico irá pedir-lhe para relatar quaisquer sintomas que você tenha experimentado, como fadiga, depressão, constipação ou sensação de frio constante.
Se você tem uma história familiar familiar de condições da tireoideia, é importante que diga ao seu médico durante este exame.
Exames de Sangue: Os exames de sangue são o único meio de confirmar de forma confiável o diagnóstico de Hipotiroidismo.
- Um teste de hormônio estimulante da tireoide (TSH) mede a quantidade de TSH que sua glândula pituitária.
- Se sua tireoide não produz hormônios suficientes, a glândula pituitária estimulará o TSH a aumentar a produção de hormônio da tireoide.
- Se você tem Hipotiroidismo, seus níveis de TSH são altos, pois seu corpo está tentando estimular mais atividade do hormônio da tireoide.
- Se você tem hipertireoidismo, seus níveis de TSH são baixos, pois seu corpo está tentando parar a produção excessiva de hormônio da tireoide.
Um teste de nível de tiroxina também é útil no diagnóstico de Hipotiroidismo. T4 é um dos hormônios produzidos diretamente pela tireoide. Usados juntos, T4 e testes de TSH ajudam a avaliar a função da tireoide.
Tratamentos do Hipotiroidismo: Se sua glândula tireoide produz muito hormônio da tireoideia, você tem uma condição conhecida como hipertireoidismo . O tratamento para esta condição visa reduzir e normalizar a produção de hormônio da tireoide. Às vezes, o tratamento pode fazer com que os níveis de seu hormônio da tireoide permaneçam baixos permanentemente. Isso ocorre frequentemente após o tratamento com iodo radioativo.
Remoção Cirúrgica da Tireoide: Se a glândula tireoide inteira for removida devido a problemas de tireoide, você desenvolverá Hipotiroidismo. Usar o medicamento na tireoide para o resto da vida é o principal tratamento.
Se apenas uma porção da glândula for removida, sua tireoide ainda pode produzir hormônios suficientes por conta própria. Testes de sangue ajudarão a determinar a quantidade de medicação tireóidea que você precisará.
Terapia de Radiação: Se você foi diagnosticado com câncer de cabeça ou pescoço, linfoma ou leucemia , você pode ter sofrido terapia de radiação. A radiação utilizada para o tratamento dessas condições pode retardar ou interromper a produção de hormônio da tireoideia. Isso quase sempre levará ao Hipotiroidismo.
Medicamentos: Vários medicamentos podem reduzir a produção de hormônio da tireoide. Estes incluem os usados para tratar condições psicológicas, bem como câncer e doenças cardíacas. Isso pode levar ao Hipotiroidismo.