Hipotonia – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Hipotonia é uma diminuição do tônus muscular. Pois os músculos saudáveis nunca estão completamente relaxados. Eles mantêm uma certa tensão e rigidez (tônus muscular) que podem ser sentidos como resistência ao movimento.
Por exemplo, uma pessoa confia no tom em suas costas e Músculos do pescoço para manter sua posição quando de pé ou sentado. O tom muscular diminui durante o sono, então, se você adormecer sentado, você pode acordar com a cabeça jogada para a frente.
A Hipotonia não é o mesmo que a fraqueza muscular, embora possa ser difícil usar os Músculos afetados. Em algumas condições, a fraqueza muscular às vezes se desenvolve em associação com a Hipotonia.
É mais comumente detectado em bebês logo após o nascimento ou em uma idade muito jovem, embora possa também se desenvolver mais tarde na vida. Então, confira agora Hipotonia – O que é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas: É um sintoma e não uma condição. Isso pode ser causado por uma série de diferentes problemas de saúde subjacentes, muitos dos quais são herdados. A Hipotonia também pode ocorrer na paralisia cerebral, onde uma série de problemas neurológicos (relacionados ao cérebro) afetam o movimento e a coordenação de uma criança e após infecções graves, como a meningite.
Em alguns casos, os bebês nascidos prematuramente (antes da 37ª semana de gravidez) têm Hipotonia porque seu tônus muscular não está totalmente desenvolvido no momento em que nasceram. No entanto, desde que não haja outros problemas subjacentes, isso deve melhorar gradualmente à medida que o bebê se desenvolve e envelhece.
Sinais: A Hipotonia presente no nascimento é muitas vezes perceptível no momento em que uma criança tem seis meses de idade, se não antes. Os bebês recém-nascidos e crianças pequenas com Hipotonia grave são frequentemente descritos como sendo “flexíveis”.
Sinais de Hipotonia em uma Criança Incluem:
- Tendo pouco ou nenhum controle sobre os Músculos do pescoço, então sua cabeça tende a falhar:
- Sentindo-se manco quando segurado, como se pudessem facilmente escorregar pelas mãos:
- Sendo incapaz de colocar qualquer peso nos Músculos da perna ou do ombro:
- Seus braços e pernas ficam presos de seus lados, em vez de se curvarem nos cotovelos, quadris e joelhos:
- Achar difícil chupar e engolir:
- Um choro fraco ou voz silenciosa em bebês e crianças pequenas:
Uma criança com Hipotonia geralmente leva mais tempo para atingir os marcos de desenvolvimento motor, como se sentar, rastejar, caminhar, falar e se alimentar.
Tratamento: Dependendo da causa, pode melhorar, ficar igual ou piorar ao longo do tempo. Os bebês com Hipotonia que resultam do nascimento prematuro geralmente melhorarão à medida que envelhecem.
Os bebês com Hipotonia causada por uma infecção ou outra condição geralmente melhorarão se a condição subjacente for tratada com sucesso. Infelizmente, muitas vezes não é possível curar a causa subjacente da Hipotonia.
A Hipotonia hereditária persistirá durante toda a vida de uma pessoa, embora o desenvolvimento motor da criança melhore constantemente ao longo do tempo em casos não progressivos (não pioram). O tratamento da Hipotonia também pode ajudar a melhorar as funções, como mobilidade e fala. Nestes casos, o tratamento da Hipotonia pode envolver fisioterapia , terapia ocupacional e terapia de fala e linguagem.