A Hortelã-pimenta é uma planta que pertence à família Labiatae, surge a partir da mistura da menta negra e da menta branca.
Apesar da sua origem na Europa, África e Ásia, seu cultivo se espalhou pelo mundo.
É amplamente utilizada em alimentos, cosméticos, perfumes e até mesmo na indústria farmacêutica e em balas e chicletes pelo o seu aroma intenso, agradável e fresco.
O Hortelã Pimenta possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
Além disso, a Hortelã Pimenta, uma erva popular conhecida por seu aroma distinto e valor medicinal, tem folhas avermelhadas roxas e um sabor refrescante.
Devido ao seu aroma refrescante, o afiado cheiro de mentol e a sensação de arrefecimento, é, muitas vezes, usado em produtos de casa, como preparações de banho, creme dental e pomadas.
Benefícios da Hortelã- Pimenta
- Melhora a Função Hepática;
- Ajuda Combater a Gripe;
- Combate a Asma;
- Acaba com o Mau Hálito;
- Ajuda a Prevenir o Câncer;
- Reduz a Febre;
- Contém Agente Antibacteriano;
- Melhora a Memória;
- Ajuda a Acabar com as Náuseas;
- Alivia Dores de Cabeça;
Além de todas essas propriedades, a hortelã-pimenta é altamente recomendada para dietas, além desta planta ser uma grande aliada para a nossa saúde.]
Para Melhorar a Função Hepática:
As folhas de Hortelã Pimenta melhoram a função hepática, melhorando o fluxo da bile do fígado para a vesícula biliar.
As folhas de Hortelã Pimenta frescas ou secas aumentam o fluxo de bile e ajudam a digestão, quebrando gorduras e reduzindo o colesterol ruim.
A diminuição do colesterol cura o fígado lento, diminuindo a tensão sobre o fígado.
A Hortelã Pimenta acalma o sistema digestivo, aliviando os sintomas da síndrome do intestino irritável, incluindo indigestão, dispepsia e espasmos musculares coloniais.
Para Combater a Gripe:
O mentol nestas folhas dilui o muco e elimina a fleuma, proporcionando alívio para tosse e congestão.
Além disso, o mentol é usado frequentemente como um ingrediente comum nos esfregantes usados no peito para aliviar o peito durante o frio e a gripe. Menta tem um efeito calmante e entorpecente.
Para Combater Asma:
As folhas de Hortelã Pimenta contêm ácido rosmarino, que é benéfico na asma devido às suas propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e bloqueiam a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como leucotrienos.
Além disso, facilita a fabricação de substâncias chamadas prostaciclinas, que mantêm as vias aéreas abertas para facilitar a respiração.
O extrato de folhas de Hortelã Pimenta inibe a liberação de histamina, aliviando os sintomas nasais da rinite alérgica (febre do feno).
Para Acabar com o mau Hálito:
Devido ao seu refrescante aroma fresco, o extrato de folha de Hortelã Pimenta pode ser um substituto superior para o enxaguátorio para se livrar do mau hálito.
As folhas de Hortelã Pimenta foram frequentemente utilizadas na Idade Média para tratar a halitose e branquear os dentes.
Simplesmente mastigue as folhas de Hortelã Pimenta para um efeito purificador de boca.
Outros Benefícios da Hortelã-Pimenta
A Hortelã – Pimenta possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, a Hortelã – Pimenta possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Para Prevenir o Câncer:
Segundo uma pesquisa, as folhas de Hortelã Pimenta contêm um fitonutriente que interrompe o crescimento de tumores cancerígenos no pâncreas, fígado e glândulas mamárias, protegendo contra o câncer de pulmão, cólon e pele.
Além disso, Hortelã Pimenta também contêm um composto chamado mentol, que inibe o crescimento do câncer de próstata.
Para Reduzindo a Febre:
As folhas de Hortelã Pimenta são conhecidas, principalmente, para ajudar a induzir os histamínicos no corpo, reduzindo a febre sazonal e alergias.
Para Agente Antibacteriano:
As folhas de Hortelã Pimenta têm o potencial de interromper o crescimento de diferentes bactérias, como Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
Hortelã Pimenta também são eficazes na inibição do crescimento de certos tipos de fungos. São úteis no tratamento de cólicas infantis.
Para Melhorar a Memória:
O forte aroma de folhas de Hortelã Pimenta aumenta a memória e aumenta o estado de alerta mental ao acalmar o sistema nervoso.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Acabar com as Náuseas:
O efeito de resfriamento induzido pelas folhas acalma o estômago ardente, e o sabor forte alivia o desejo de vomitar, tornando o dia melhor.
Para Aliviar Dores de Cabeça:
O efeito calmante da Hortelã Pimenta proporciona um alívio rápido contra uma dor de cabeça.
Além disso, o bálsamo alivia a inflamação, impedindo ataques de outras condições como enxaquecas e gripe.
Tratamento Para Micose de Unha
Os cremes e pomadas sem receita médica raramente funcionam para Tratar esta condição.
O tratamento médico geralmente consiste na combinação de um antifúngico tópico e o uso de um medicamento antimicótico oral.
O medicamento oral deve ser tomado por pelo menos 2 a 3 meses para as Unhas dos pés e um tempo mais curto para as Unhas das mãos, de acordo com a orientação do seu médico.
No entanto, o tratamento tópico pode durar de 8 a 12 meses para as Unhas dos pés e de 6 a 8 meses para as Unhas das mãos.
Este é o tempo que uma Unha precisa para regenerar-se totalmente, quando a infecção tiver colonizado todo o leito ungueal.
Tenha em mente que a paciência é fundamental para a cura da Onicomicose.
É importante salientar que, quando a Unha é removida por completo, é pouco provável que nasça novamente, a não ser que a matriz tenha sido preservada.
Mesmo nestes casos, a Unha voltará a crescer em um lento processo de evolução que pode levar vários meses.
Por outro lado, também existe a possibilidade de eliminar a Micose de Unha com laser, mas sempre de acordo com a orientação do dermatologista.
A seguir mostraremos uma receita que é um ótimo exemplo de remédio caseiro para acabar de vez com a Micose de Unha.
O que é a Micose de Unha?
Como já explicado a Onicomicose é uma infecção da Unha dos pés ou das mãos causada por fungos.
As infecções fúngicas das Unhas são geralmente causadas por um fungo que pertence a um grupo denominado dermatófitos, que também pode causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como no caso da frieira (pé de atleta).
Outro grupo de fungos que também pode causar Micose de Unha são as leveduras.
Em geral, as leveduras causam Onicomicose nas mãos e os dermatófitos provocam Onicomicose nas Unhas dos pés.
Sintomas da Micose de Unha
Os seus sintomas podem variar bastante, veja:
- Podemos dizer que um dos sinais de Micose de Unha pode ser a variação da cor da Unha, pois esta pode ter uma parte opaca ou branca, ou outras cores como o amarelo, o verde, etc.
- A Unha pode também estar levemente descolada, falamos então de onicólise.
- Em determinados casos, podem ocorrer variações da espessura da Unha ou de sua textura (aspecto friável).
- É possível observar também diferentes estágios na Micose de Unha, desde uma pequena mancha até uma Unha completamente estragada. O médico irá escolher o melhor tratamento em função do estágio da Micose de Unha.
Formas de Contágio:
- Contato com animais de estimação;
- Em chuveiros públicos;
- Lava-pés de piscinas, praias e saunas;
- Andar descalço em pisos úmidos ou públicos;
- Uso de toalhas compartilhadas ou mal-lavadas;
- Peças de uso comum (botas, luvas);
- Uso de roupas e calçados de outras pessoas;
- Uso de alicates de cutículas, tesouras e lixas não-esterilizadas;
- Usar roupas úmidas por tempo prolongado;
Como fazer Folhas de Hortelã-Pimenta Para Tratar Micose de Unha
INGREDIENTES:
- 30g de folhas de Hortelã-Pimenta;
- 500 ml de água fervente;
Como fazer:
- Colocar a água fervente em uma bacia e adicionar as folhas de Hortelã-Pimenta.
- A seguir com a água morna, mergulhar os pés por cerca de 20 minutos e secar muito bem depois.
Usos da Hortelã-Pimenta
A Hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, pode ser usada no tratamento de problemas de estomago, dores e inflamações nos músculos, dores de cabeça e enjoo na gravidez, por exemplo, e não deve ser usada para emagrecer.
A Hortelã-pimenta pode ser usada na forma de chá usando folhas frescas, secas ou trituradas da planta ou na forma de tinturas, de cápsulas com óleo ou extrato seco da hortelã pimenta ou na forma de óleos essenciais para a pele.
Malefícios da Hortelã – Pimenta
Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta podem incluir reações de alergia na pele, como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária na pele, ou ocorrer a irritação das mucosas do estômago, com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.
A Hortelã-pimenta na forma de óleo ou cápsulas está contraindicada na gravidez e na amamentação, pois pode passar para o leite materno, podendo alterar o cheiro e o sabor do leite, prejudicando a amamentação.
Óleo ou tintura de Hortelã-pimenta não deve ser usado em bebes e crianças com menos de 5 anos de idade, especialmente no pescoço ou nuca, pois pode ser muito forte muito forte para a criança.