HPV ( Papilomavírus Humano) – O que é, Causas e Prevenção. Nos últimos anos, o vírus do papilomavírus humano, conhecido como HPV afetou milhares de pessoas em todo o mundo. Além disso, quem tiver a infelicidade de sofrer com esta doença têm grandes problemas de saúde, HPV também gera problemas psicológicos, como depressão, ansiedade e baixa auto-estima.
HPV é um problema muito mais grave do que você pensa é muito importante saber que o HPV é transmitido através do contacto com a pele sobre os órgãos genitais (vagina, pénis, ânus) sem a presença de fluidos. Nós vamos mostrar-lhe 10 fatos importantes que você deve saber para proteger seu corpo e seus entes queridos de esta terrível doença. Então, confira HPV (Papilomavírus Humano) – O que é, causas e Prevenção.
O Que é HPV: Esta é uma doença que consiste de um conjunto de vírus que afeta nossa pele acentuadamente. características de HPV são: lesões cutâneas, bolhas, alterações nas células. Existem diferentes tipos de HPV é o genital mais comum e pode afetar homens e mulheres igualmente. Este tipo de HPV é talvez o mais comum porque é transmitida através de relações sexuais. Os efeitos que pode ter sobre as pessoas pode ser devastador. Se o HPV não for tratada a tempo e corretamente pode levar ao câncer.
Causas Do HPV: O HPV é um vírus que se transmite no contato com pele, por isso pode ser considerado uma Doença Sexualmente Transmissível. Até porque 98% das transmissões ocorrem através do contato sexual.
Mas diferente das outras DSTs, não é preciso haver troca de fluídos para que a transmissão ocorra: só o contato dos órgãos sexuais, por exemplo, já ocasiona a transmissão do vírus. Outras formas de transmissão mais mais raras, são pelo contato com verrugas de pele, compartilhamento de roupas íntimas ou toalhas e, por fim, a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto, que pode ocorrer durante o parto.
A transmissão da infecção pelo HPV independe da forma, sendo facilmente transmitidas do homem para a mulher e vice-versa e até mesmo nas relações homossexuais. Entretanto, devido às características genitais diferentes, as manifestações e complicações desta infecção são mais freqüente nas mulheres.
Prevenção do HPV: Os preservativos masculinos ajudam reduzir o risco de contato, preservativos femininos cobrir mais do que a área genital masculino, no entanto, apenas reduzus o risco de contágio. Nenhum dos dois tipos de preservativos elimina completamente o risco de contágio.
A vacinação contra o HPV é a melhor medida preventiva a tomar contra o câncer cervical. Para as mulheres que não receberam a vacinação, exames de Papanicolau são os meios fundamentais para a prevenção do câncer cervical. O exame de Papanicolau ou esfregaço, é um dos testes de despistagem de câncer mais confiáveis disponíveis. Estes testes podem detectar células anormais e alterações pré-cancerosas no colo do útero.
A detecção do HPV precoce permite que estas células anormais e alterações sejam tratada antes que eles se transformar em câncer. O seu médico pode realizar um exame de Papanicolaou durante um exame ginecológico de rotina. Trata-se de raspagem do colo do útero para coletar células para exame sob um microscópio. O médico pode também fazer um teste de HPV ao mesmo tempo, eles fazem um teste de Papanicolaou. Isto envolve a raspagem do colo do útero, em seguida, após exame das células para a evidência do DNA de HPV.
Meio de Transmissão: O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Ele pode infectar qualquer pessoa que tenha tido contato com os órgãos genitais de alguém infectado com o vírus. Além disso, se espalhar através de contacto com a pele, a penetração não é necessária. Esteja alerta para a nossa saúde é a melhor maneira de prevenir o HPV, especialmente se você é sexualmente ativa.
Sintomas do Câncer do Colo do Útero: As pessoas raramente têm sintomas de câncer cervical em seus estágios iniciais. Por isso que é tão importante fazer um teste Pap regular para garantir a detecção e tratamento de lesões pré-cancerosas cedo. Os sintomas do HPV tipicamente só aparecem quando as células cancerosas crescem através da camada superior de tecido do colo do útero para o tecido abaixo dela.
Isto ocorre quando as células pré-cancerosas são deixadas sem tratamento e o progresso de câncer cervical invasivo. Neste ponto, as pessoas às vezes confundem sintomas comuns como sendo benigno, como sangramento vaginal irregular e corrimento vaginal branco, claro, aguado, castanho, mau cheiro, tingido de sangue.