O ibuprofeno é um anti-inflamatório muito usado contra a febre ou dores diversas, como dor de cabeça, dor nas costas e cólicas menstruais. Neste artigo nós vamos falar sobre as características do ibuprofeno de uma forma mais simples para quem está fazendo uso dele com indicação médica, e não substitui a bula e as orientações médicas, esse artigo também não é um incentivo a automedicação.
Quando tomar ibuprofeno?
O ibuprofeno é um analgésico todos os dias para uma série de dores e dores, incluindo dor nas costas, dor menstrual , dor de dente. Também trata a inflamação, como distensões e entorses , e a dor da artrite .
Está disponível como comprimidos e cápsulas e como um xarope que você engole. Ele também vem como um gel, mousse e spray que você esfrega na pele. Ele é combinado com outros analgésicos em alguns produtos.
É um ingrediente em alguns remédios para gripes e resfriados, como o Nurofen Resfriado e Gripe.Você pode comprar a maioria dos tipos de ibuprofeno em farmácias e supermercados.
Para que o ibuprofeno é indicado?
Este remédio tem ação analgésica e atua contra dores leves e moderadas. Por ser um anti-inflamatório do tipo não esteroide, a ação dele se deve à inibição da síntese de prostaglandinas, substâncias envolvidas nos processos inflamatórios do corpo, e a sua eficácia está em cerca de 60%.
A indicação do ibuprofeno é para o tratamento de dores e inflamações, e pode ser usado para:
- Amigdalite;
- Artrite gotosa (Gota);
- Artrite reumatoide;
- Cálculo renal;
- Cólica menstrual (Dismenorreia);
- Dor de cabeça (Cefaleia);
- Dor muscular;
- Dor pós-cirúrgica;
- Enxaqueca;
- Febre;
- Dor de dente;
- Inflamações odontológicas;
- Lombalgia;
- Artrite;
- Osteoartrose;
- Tendinite.
Quanto tempo demora para fazer o efeito do ibuprofeno?
O ibuprofeno leva de 20 a 30 minutos para funcionar, se você o tomar por via oral. Demora 1 a 2 dias para funcionar, se você o colocar na pele. Ele atua reduzindo os hormônios que causam dor e inchaço no corpo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para estirpes e entorses, alguns médicos e farmacêuticos recomendam esperar 48 horas antes de tomar, pois isso pode retardar a cicatrização. Se não tiver certeza, fale com um farmacêutico.
O ibuprofeno é normalmente usado para dores menstruais ou dor de dente. Algumas pessoas acham o ibuprofeno melhor que o paracetamol para dores nas costas.
Tome sempre comprimidos e cápsulas com alimentos ou um copo de leite para reduzir a chance de dores de estômago..
Posologia:
Existe a versão do ibuprofeno oral, em comprimidos (de 200 mg, 400 mg e 600 mg) e gotas para tratamento pediátrico, e a versão intravenosa. A versão de 600 mg é mais indicado para situações graves, no alivio da dor e inflamação em casos de artrite reumatoide, reumatismo articular, osteoartrite, alívio de dores após cirurgias e para reduzir a febre alta.
- Crianças a partir dos 6 meses: Geralmente, a dose recomendada varia de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 3 a 4 vezes por dia, em intervalos de 6 a 8 horas. Para crianças com mais de 30 Kg, a dose máxima recomendada é de 200 mg, o que é equivalente a 40 gotas de Ibuprofeno 50 mg/ml ou 20 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml.
- Adultos: Geralmente, a dose recomendada varia de 200 mg a 800 mg por dose, o que equivale a 20 a 80 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml, administradas 3 a 4 vezes por dia. Não devem exceder a dose máxima recomendada de 3.200 mg por dia.
Após administração oral, o ibuprofeno começa a agir em cerca de 15 a 30 minutos reduzindo a febre e aliviando a dor e sua ação permanece durante 4 a 6 horas. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, de preferência acompanhado de água ou outra bebida não alcoólica.
Efeitos colaterais do ibuprofeno:
Alguns dos efeitos colaterais do ibuprofeno podem incluir náusea, vômito, diarreia, perda de apetite, prisão de ventre, dor de estômago, gases, má digestão, retenção de líquidos, inchaços, tontura, insônia, dor de cabeça, irritabilidade ou zumbido no ouvido.
Quem não pode tomar ibuprofeno?
O ibuprofeno está contraindicado para pacientes com historial de hemorragia ou perfuração no estômago ou intestino, pacientes com colite ulcerativa ativa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal, pacientes com histórico de alergia a outros anti-inflamatórios ou antitérmicos e para pacientes com alergia a este medicamento ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, se estiver grávida ou amamentando deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com o remédio.