O ibuprofeno é usado para aliviar a dor de várias condições, como dor de cabeça, dor dentária, cólicas menstruais, dores musculares ou artrite. Também é usado para reduzir a febre e aliviar pequenas dores e dores devido ao resfriado ou gripe comum. Além disso, o ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE). Ele funciona bloqueando a produção do seu corpo de certas substâncias naturais que causam inflamação. Esse efeito ajuda a diminuir o inchaço, a dor ou a febre.
Indicações do ibuprofeno:
Além disso, este medicamento costuma ser prescrito para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, tais como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, etc. Entre as principais indicações, podemos citar:
- Artrite reumatoide.
- Osteoartrose.
- Dismenorreia (cólica menstrual).
- Gota.
- Amigdalites.
- Febre.
- Enxaqueca.
- Cálculo renal.
- Inflamações odontológicas.
- Tendinites.
- Lombalgia e outras dores articulares e de coluna.
- O efeito analgésico e antitérmico inicia-se cerca de 30 minutos após a sua administração e a duração é de 4 a 6 horas.
Atenção: esse texto não pretende ser uma bula do ibuprofeno. Além disso, nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este anti-inflamatório.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ibuprofeno serve para que?
Ele ajuda a diminuir a febre. Também ajuda a aliviar pequenas dores de:
- dores de cabeça;
- dores de dente;
- cólicas menstruais;
- dores nas costas;
- dores musculares.
O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) . Esses medicamentos reduzem temporariamente a quantidade de prostaglandinas produzida pelo seu corpo.
Além disso, seu corpo libera prostaglandinas quando você sofre uma lesão. Essas substâncias semelhantes a hormônios contribuem para a inflamação, que inclui inchaço, febre e aumento da sensibilidade à dor.
Ele é amplamente utilizado que pode ser fácil esquecer que este medicamento pode causar efeitos colaterais. Ainda assim, ele é uma droga e apresenta riscos como qualquer outra droga.
Efeitos colaterais do ibuprofeno:
Nem todo mundo tem esses efeitos colaterais. Quando ocorrem, os efeitos são geralmente leves. Muitas pessoas podem prevenir esses efeitos colaterais tomando o medicamento com leite ou comida.dente os efeitos comuns estão:
- Dor de estômago;
- Azia;
- Náusea;
- Vômito;
- Gás;
- Prisão de ventre;
- Diarreia.
Efeitos colaterais do ibuprofeno graves:
Efeitos colaterais graves também podem ocorrer. Além disso, a maioria desses riscos é incomum e geralmente pode ser evitada com ibuprofeno, conforme recomendado. No entanto, a ingestão excessiva ou por muito tempo pode tornar esses efeitos colaterais graves mais prováveis.
- Ataque cardíaco e derrame;
- Diminuição da função renal e aumento da pressão arterial;
- Aumento da pressão arterial;
- Acúmulo de fluido;
- Desidratação;
- Urinar com menos frequência;
- Tontura;
- Úlceras e sangramento no estômago e intestino;
- Reação alérgica;
- Insuficiência hepática;
- Náusea;
- Cansaço;
- Falta de energia;
- Coceira;
- Amarelecimento da sua pele ou do branco dos seus olhos;
- dor na área superior direita do abdome;
- sintomas como os da gripe.
Além disso, amaioria dos efeitos colaterais do ibuprofeno graves resulta do uso de drogas quando você não deveria, de tomar muito ou por muito tempo. Portanto, você pode reduzir o risco de efeitos colaterais usando a menor dose possível pelo menor tempo possível.