Início » Ibuprofeno – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Ibuprofeno – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE), ele age reduzindo hormônios que causam inflamação e dor no corpo.

Ibuprofeno

O Ibuprofeno é usado para reduzir a febre e tratar a dor ou a inflamação causada por muitas condições, tais como dores de cabeça, dores de dentes, dores nas costas, artrite, cãibras menstruais ou ferimentos ligeiros. É utilizado em adultos e crianças com pelo menos 6 meses de idade.

Pode aumentar o risco de ataque cardíaco fatal ou acidente vascular cerebral, especialmente se você usá-lo a longo prazo ou tomar altas doses, ou se você tiver uma doença cardíaca. Não use este medicamento antes ou após a cirurgia cardíaca (revascularização miocárdica ou cirurgia de revascularização miocárdica).

Precauções Antes de Tomar este Medicamento:

O Ibuprofeno pode aumentar o risco de ataque cardíaco fatal ou acidente vascular cerebral, especialmente se você usá-lo a longo prazo ou tomar altas doses, ou se você tiver uma doença cardíaca. Mesmo pessoas sem doença cardíaca ou fatores de risco podem ter um derrame ou ataque cardíaco enquanto estiverem tomando este medicamento.

Não use este medicamento antes ou após a cirurgia cardíaca (revascularização miocárdica ou cirurgia de revascularização miocárdica). O Ibuprofeno também pode causar sangramento no estômago ou no intestino, o que pode ser fatal. Estas condições podem ocorrer sem aviso enquanto você estiver usando Ibuprofeno, especialmente em adultos mais velhos.

Você não deve usar Ibuprofeno se você é alérgico a ela, ou se você já teve um ataque de asma ou reação alérgica grave depois de tomar aspirina ou um AINE. Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar este medicamento se você tem:

  • Doença cardíaca, pressão alta, colesterol alto, diabetes ou se você fuma;
  • Histórico de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou coágulo sanguíneo;
  • Histórico de úlceras estomacais ou sangramento;
  • Asma;

Como Tomar o Ibuprofeno:

Use Ibuprofeno exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou por mais tempo do que o recomendado. Use a dose mais baixa que é eficaz no tratamento da sua condição.

Não tome mais do que sua dose recomendada. Uma overdose de Ibuprofeno pode danificar seu estômago ou intestinos. A quantidade máxima de Ibuprofeno para adultos é de 800 miligramas por dose ou 3200 mg por dia (4 doses máximas). Use apenas a menor quantidade necessária para obter alívio de sua dor, inchaço ou febre.

A dose de Ibuprofeno de uma criança é baseada na idade e no peso da criança. Siga cuidadosamente as instruções de dosagem fornecidas com o medicamento do seu filho para a idade e o peso do seu filho. Pergunte a um médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Tome Ibuprofeno com alimentos ou leite para diminuir a dor de estômago.

O que Acontece se eu Perder uma Dose?

Como o Ibuprofeno é usado quando necessário, você pode não estar em um esquema de dosagem. Se você estiver em um horário, use a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não use remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que Devo Evitar Quando Tomar Ibuprofeno?

Evite beber álcool. Pode aumentar o risco de hemorragia no estômago. Evite tomar aspirina enquanto estiver tomando Ibuprofeno. Evite tomar Ibuprofeno se estiver a tomar aspirina para prevenir acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

O Ibuprofeno pode tornar a aspirina menos eficaz na proteção do coração e dos vasos sanguíneos. Se você deve usar ambos os medicamentos, tome o Ibuprofeno pelo menos 8 horas antes ou 30 minutos depois de tomar a aspirina (forma não-com revestimento entérico).

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer medicamento para resfriado, alergia ou dor. Muitos medicamentos disponíveis sem prescrição contêm aspirina ou outros medicamentos semelhantes ao Ibuprofeno. Levar certos produtos juntos pode fazer com que você consiga muito desse tipo de medicação. Verifique o rótulo para ver se um medicamento contém aspirina, Ibuprofeno, cetoprofeno ou naproxeno.

Efeitos Colaterais de Ibuprofeno:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Ibuprofeno: espirros, coriza ou nariz entupido; chiado ou dificuldade para respirar; urticária; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral: dor no tórax espalhando-se no maxilar ou no ombro, dormência repentina ou fraqueza em um lado do corpo, fala arrastada, inchaço nas pernas, falta de ar. Pare de usar Ibuprofeno e chame seu médico imediatamente se você tiver:

  • Mudanças em sua visão;
  • Falta de ar (mesmo com esforço leve);
  • Inchaço ou ganho de peso rápido;
  • O primeiro sinal de qualquer erupção cutânea, não importa quão leve;
  • Sinais de sangramento no estômago – fezes com sangue ou com alcatrão, tossindo sangue ou vômito que se assemelha a grãos de café;
  • Problemas no fígadonáuseas, dor no estômago, comichão, sensação de cansaço, sintomas semelhantes aos da gripe, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Dose adulta usual para dor:

  • Oral: dor leve a moderada: 200 a 400 mg por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário. Doses superiores a 400 mg não provaram maior eficácia.
  • IV: (Os pacientes devem estar bem hidratados antes da administração do Ibuprofeno IV):
  • Dor: 400 a 800 mg por via intravenosa durante 30 minutos a cada 6 horas, conforme necessário.

Dose adulta usual para a febre:

  • Oral: 200 a 400 mg por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário.
  • IV: (Os pacientes devem estar bem hidratados antes da administração intravenosa de Ibuprofeno):
  • Febre: Inicial: 400 mg por via intravenosa durante 30 minutos.
  • Manutenção: 400 mg a cada 4 a 6 horas ou 100 a 200 mg a cada 4 horas, conforme necessário.

Dose pediátrica usual para a febre:

Maior que 6 meses a 12 anos: 

  • 5 mg / kg / dose para temperatura inferior a 102,5 graus F (39,2 graus C) por via oral a cada 6 a 8 horas conforme necessário.
  • 10 mg / kg / dose para temperatura maior ou igual a 102,5 graus F (39,2 graus C) por via oral a cada 6 a 8 horas conforme necessário.
  • A dose diária máxima recomendada é de 40 mg / kg.

Rotulagem pediátrica OTC (analgésico, antipirético): 6 meses a 11 anos: 7,5 mg / kg / dose a cada 6 a 8 horas; Dose máxima diária: 30 mg / kg

Dose pediátrica usual para dor:

  • Bebês e Crianças: 4 a 10 mg / kg por via oral a cada 6 a 8 horas, conforme necessário.
  • A dose diária máxima recomendada é de 40 mg / kg.

Rotulagem pediátrica OTC (analgésico, antipirético): 6 meses a 11 anos: 7,5 mg / kg / dose a cada 6 a 8 horas; Dose máxima diária: 30 mg / kg.

Que Outros Medicamentos Afetarão o Ibuprofeno?

Pergunte ao seu médico antes de usar o Ibuprofeno se você tomar um antidepressivo como citalopram, escitalopram, fluoxetina (Prozac), fluvoxamina, paroxetina, sertralina (Zoloft), trazodona ou vilazodona. Tomar qualquer um destes medicamentos com um AINE pode causar ferimentos ou sangramento.

Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro usar o Ibuprofeno se também estiver usando algum dos seguintes medicamentos:

  • Lítio;
  • Metotrexato;
  • Um sangue mais fino (varfarina, Coumadin, Jantoven);
  • Medicação para pressão arterial ou cardíaca, incluindo um diurético ou “pílula de água”;
  • Medicamento esteroide (como a prednisona).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.