Icterícia Infantil – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Icterícia Infantil é uma descoloração amarela na pele e nos olhos de um recém-nascido. A Icterícia Infantil ocorre porque o sangue do bebê contém um excesso de bilirrubina (bil-ih-ROO-bin), um pigmento de cor amarela de glóbulos vermelhos.
A Icterícia Infantil é uma condição comum, particularmente em bebês nascidos antes de 38 semanas de gestação (bebês pré-termo) e alguns bebês amamentados. A Icterícia Infantil geralmente ocorre porque o fígado do bebê não é suficientemente maduro para se livrar da bilirrubina na corrente sanguínea. Em alguns casos, uma doença subjacente pode causar Icterícia Infantil.
O tratamento da Icterícia Infantil geralmente não é necessário e a maioria dos casos que precisam de tratamento responde bem à terapia não invasiva. Embora as complicações sejam raras, um alto nível de bilirrubina associado a Icterícia Infantil grave ou uma Icterícia Infantil inadequadamente tratada pode causar danos cerebrais.
Causa da Icterícia Infantil: A cor amarelada típica da Icterícia Infantil é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento.
A bilirrubina é formada principalmente a partir da morte de glóbulos vermelhos presentes no sangue. Este processo de destruição ocorre nas células do baço, fígado e medula óssea. Em condição habitual praticamente toda bilirrubina produzida é levada para ao fígado pela corrente sanguínea e sua eliminação se dá para o intestino através das vias biliares, após o seu armazenamento na vesícula biliar. No entanto, quando ocorre alguma anormalidade em qualquer etapa deste processo, pode ocorrer o acúmulo dessa substância no corpo, provocando Icterícia Infantil.
Muitas doenças podem Causar à Icterícia, a exemplo de:
- Malária
- Leptospirose
- Anemia falciforme
- Talassemia
- Esferocitose hereditária
- Hemoglobinúria paroxística noturna
- Síndrome de Gilbert
- Síndrome de Crigler-Najjar
- Hepatites virais
- Hepatite alcoólica
- Cirrose hepática
- Esteatose hepática aguda da gravidez
- Cirrose biliar
- Hepatite tóxico-medicamentosa
- Sepse
- Obstrução das vias biliares em decorrência da presença de cálculos
- Câncer.
Para verificar a Icterícia Infantil, pressione suavemente sobre a testa ou o nariz do bebê. Se a pele parece amarela onde você pressionou, é provável que seu bebê tenha Icterícia Infantil leve. Se o seu bebê não tiver Icterícia Infantil, a cor da pele deve parecer um pouco mais leve do que a sua cor normal por um momento.
Examine seu bebê em boas condições de iluminação, de preferência em luz natural.
Outras Causas: Um distúrbio subjacente pode causar Icterícia Infantil. Nesses casos, a Icterícia Infantil geralmente aparece muito mais cedo ou muito mais tarde do que a Icterícia Infantil fisiológica. Doenças ou condições que podem causar Icterícia Infantil incluem:
- Hemorragia interna (hemorragia)
- Uma infecção no sangue do seu bebê (sepse)
- Outras infecções virais ou bacterianas
- Uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e o sangue do bebê
- Um mau funcionamento do fígado
- Uma deficiência enzimática
- Uma anormalidade dos glóbulos vermelhos do seu bebê que os faz quebrarem
Fatores de Risco: Os principais fatores de risco para a Icterícia Infantil, especialmente a Icterícia Infantil grave que podem causar complicações, incluem:
Nascimento Prematuro: Um bebê nascido antes de 38 semanas pode não ser capaz de processar a bilirrubina tão rapidamente quanto os bebês a termo. Além disso, ele ou ela pode alimentar menos e ter menos movimentos intestinais, resultando em menos bilirrubina eliminada através das fezes.
Hematomas significativos durante o nascimento: Se o recém-nascido tiver hematomas na entrega, ele ou ela pode ter um nível mais alto de bilirrubina da quebra de mais glóbulos vermelhos.
Tipo sanguíneo: Se o tipo de sangue da mãe é diferente do bebê do bebê, o bebê pode ter recebido anticorpos através da placenta que faz com que suas células sanguíneas se quebram mais rapidamente.
Amamentação: Os bebês alimentados com amamentação, particularmente aqueles que têm dificuldade de enfermagem ou recebendo nutrição suficiente de amamentar, correm maior risco de Icterícia Infantil. A desidratação ou a baixa ingestão de calorias podem contribuir para o início da Icterícia Infantil. No entanto, devido aos benefícios da amamentação, os especialistas ainda o recomendam. É importante certificar-se de que seu bebê tenha o suficiente para comer e está adequadamente hidratado.
Sintomas da Icterícia Infantil: O primeiro sinal de Icterícia Infantil é um amarelecimento da pele e dos olhos de um bebê. O amarelecimento pode começar dentro de dois a quatro dias após o nascimento e pode começar no rosto antes de se espalhar pelo corpo. Os níveis de bilirrubina geralmente variam entre 3 a 7 dias após o nascimento.
Se um dedo pressionado levemente na pele de um bebê faz com que a área da pele torne-se amarela, provavelmente é um sinal de Icterícia Infantil.
Quando consultar para um médico
A maioria dos casos de Icterícia Infantil são bem normais, mas às vezes a Icterícia Infantil pode indicar uma condição médica subjacente. A Icterícia Infantil grave também aumenta o risco de a bilirrubina entrar no cérebro, o que pode causar danos cerebrais permanentes. Procure seu o médico se detectar os seguintes sintomas:
- A Icterícia Infantil se espalha ou se torna mais intensa
- Seu bebê desenvolve uma febre acima de 100 ° F (38 ° C)
- A coloração amarela do seu bebê se aprofunda
- Seu bebê se alimenta mal, aparece apático ou letárgico e faz gritos agudos
Tratamento Para Icterícia Infantil: O tratamento não é necessário na maioria das vezes.
Quando o tratamento é necessário, dependerá de:
O nível de bilirrubina do bebê
Se o bebê nasceu precocemente (os bebês nascidos no início são mais propensos a serem tratados com níveis mais baixos de bilirrubina)
Quantos anos o bebê está
Um bebê necessitará de tratamento se o nível de bilirrubina for muito alto ou esteja subindo rapidamente.
Um bebê com Icterícia Infantil precisa tomar muitos líquidos com leite materno ou fórmula:
Alimente o bebê frequentemente (até 12 vezes por dia) para encorajar movimentos intestinais freqüentes. Estes ajudam a remover a bilirrubina através das fezes. Pergunte ao seu fornecedor antes de dar a sua fórmula extra do recém-nascido.
- Em casos raros, um bebê pode receber fluidos extra por IV.
- Alguns recém-nascidos precisam ser tratados antes de sair do hospital. Outros podem precisar voltar para o hospital quando tiverem alguns dias de idade. O tratamento no hospital geralmente dura de 1 a 2 dias.
- Às vezes, luzes azuis especiais são usadas em lactentes cujos níveis são muito altos. Estas luzes funcionam ajudando a quebrar a bilirrubina na pele. Isso é chamado de fototerapia.
- A criança é colocada sob estas luzes em uma cama quente e fechada para manter uma temperatura constante.
- O bebê irá usar apenas uma fralda e tons oculares especiais para proteger os olhos.
- A amamentação deve ser continuada durante a fototerapia, se possível.
- Em casos raros, o bebê pode precisar de uma linha intravenosa (IV) para fornecer fluidos.
- Se o nível de bilirrubina não é muito alto ou não está aumentando rapidamente, você pode fazer fototerapia em casa com uma manta de fibra óptica, que tem pequenas luzes brilhantes nele. Você também pode usar uma cama que brilha no colchão.
- Você deve manter a terapia de luz na pele do seu filho e alimentar seu filho a cada 2 a 3 horas (10 a 12 vezes por dia).
- Uma enfermeira virá para sua casa para lhe ensinar a usar o cobertor ou a cama, e verificar seu filho.
- A enfermeira retornará diariamente para verificar o peso, a alimentação, a pele e o nível de bilirrubina do seu filho.
- Você será convidado a contar o número de fraldas molhadas e sujas.
Nos casos mais graves de Icterícia Infantil, é necessária uma transfusão de troca. Neste procedimento, o sangue do bebê é substituído por sangue fresco. A administração de imunoglobulina intravenosa a bebês com Icterícia Infantil grave também pode ser efetiva na redução dos níveis de bilirrubina.