Impingem – Causas, Sintomas e Tratamentos, conheça. Além disso, a impingem é uma micose incluída no grupo das “tíneas”. Provocadas por fungos as tíneas são geradas quando da multiplicação destes microrganismos na pele. A pele humana pode estar repleta de fungos, sendo a queratina um dos principais alimentos para eles, quando a nossa imunidade está baixa ou quando estes fungos encontram as condições ideais para multiplicação ficamos vulneráveis a estas condições.
A impingem é uma doença de pele contagiosa que passa facilmente de uma pessoa para outra através do contato pele a pele e também através do contato com objetos contaminados como toalhas, copos ou roupas, por exemplo.
Assim, quando um indivíduo da família é diagnosticado, as roupas e todos os objetos usados por ela devem ser higienizados após seu uso. Para higienizar os objetos, é preciso lavá-los com água corrente e sabão, passando por água fervente ao final da lavagem. O procedimento deve ser repetido sempre que o paciente utilize o objeto, até ocorrer a cura da doença.
Causas da Impingem: A impingem surge quando existe um desenvolvimento excessivo de fungos na pele e, isso, normalmente acontece em regiões quentes e úmidas. Assim, a impingem é mais frequente quando:
- Se fica com a pele molhada por muito tempo.
- Não se faz a higiene adequada.
- Não se seca bem a pele depois do banho, especialmente nas dobras de pele.
Além disso, também se pode pegar impingem ao entrar em contato diretamente com a pele de uma pessoa ou animal infectado.
Sintomas da Impingem: Os principais sintomas de impingem são:
- Coceira na pele.
- Manchas avermelhadas com bordas que aumentam.
- Pele com escamação.
- Pequenas bolhas na pele.
Quando surgem estes sintomas, é recomendado consultar um dermatologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Prevenir a Impingem: A Impigem pode ser prevenida evitando-se o contato com pessoas infectadas, isso inclui contato direto e indireto com essa pessoa. Algumas medidas preventivas devem ser adotadas:
- Não dividir toalhas, chapéus, escovas de cabelo e roupas com uma pessoa infectada;
- Levar animais de estimação ao veterinário se houver suspeita de que estejam infectados;
- A pessoa infectada deve manter uma boa higiene pessoal quando estiver com outras pessoas e evitar coçar as regiões afetadas da pele;
- Depois do banho, a pessoa deve secar muito bem a pele, especialmente entre os dedos e em lugares nos quais a pele toca a pele como na virilha e axilas.
Tratamento da Impigem: O tratamento da impingem consiste basicamente na aplicação de pomadas ou cremes antifúngicos na região afetada. Este deve ser realizado com disciplina e cautela por alguns dias e o fármaco a ser utilizado precisa ser indicado por um profissional. Não use medicamentos indicados por amigos ou conhecidos, pois somente um médico sabe a melhor alternativa para cada caso.
Em situações graves de infecção por fungos pode ser necessária a administração oral de fármacos por em média até 30 dias. Durante o período de tratamento é fundamental manter a boa higiene pessoal e não coçar as feridas, de forma a evitar que a condição espalhe para outras regiões do corpo. Normalmente, o tratamento costuma ser bastante efetivo.
Remédio Caseiro Para o Tratamento da Impigem: Esse remédio caseiro não costuma ser agressivo e podem sim, garantir bons resultados. Então confira, a receita de sal e vinagre para tratar a impigem
Ingredientes:
- Sal.
- Vinagre.
Modo de Fazer:
- Misture sal suficiente e vinagre para fazer uma pasta.
- Aplique na pele infectada e deixe atuar durante 5-10 minutos.
- Enxague com água.
Repita o processo diariamente durante pelo menos uma semana.